A constituição da Federação Internacional de Medicina Tropical (IFTM) realizou-se em 1988, com o apoio da Fundação Rockefeller e os representantes dos 10 principais Sociedades Nacionais de Medicina Tropical, durante o 12 º Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária (ICTMM) realizada em Amsterdã, Holanda.
Na plenária das Sociedades federados nacionais, realizadas durante o XVII ICTMM em outubro de 2008, em Jeju - Coreia do Sul, o conselho IFTM sancionou a nomeação da Cidade do Rio de Janeiro para a casa do XVIII Congresso, em 2012, ano em que o brasileiro Sociedade de Medicina Tropical vai celebrar o seu 50 º aniversário e vai realizar sua XLVIII Congresso Anual.
O tema do Congresso: "Doenças Tropicais Negligenciadas" é adequada para um país que mantém como bioma variada e a maior floresta tropical do mundo.A Amazônia abrange 40% da América do Sul e 5% da superfície do mundo, com 61% de seu território dentro do Brasil. Ele tem a maior rede hidrográfica da Terra, cobrindo 20% das reservas mundiais de água doce e que abriga o maior número de formas de vida na Terra. Como conseqüência de ter a maior biodiversidade do planeta, várias doenças tropicais ameaçam a população e são objeto de preocupações e pesquisas.
Além disso, o Rio é um importante destino internacional de congressos e de sua combinação perfeita de beleza natural e ano excelente clima ao redor, infra-estrutura de qualidade, a população gentil e amável, gastronomia, entretenimento e vida noturna fabuloso tem mantido a cidade no seu melhor. A "Cidade Maravilhosa" vai participar em 2014 da Copa do Mundo e da casa em 2016 os Jogos Olímpicos, dois eventos internacionais que vão trazer para o Brasil e, principalmente, para o Rio, uma estrutura ainda mais sofisticada e eficiente urbana. Portanto, o Congresso em 2012 vai beneficiar de projectos Prefeitura diversas nos segmentos de transporte, ambiente e segurança
Vale destacar, também, o perfil do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), a instituição que vai abrigar o ICTMM XVIII e que se liga seus organizadores, publica o "Memórias do Instituto Oswaldo Cruz" - uma revista indexada da medicina tropical e parasitologia com o maior impacto na América Latina., o COI tem 112 anos de história e tradição de pesquisa de alta qualidade e experiência de ensino em Medicina Tropical e Parasitologia. Instituto pertence à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a pesquisa de saúde pública, educação e Serviços Instituição que detém ª e mais importante Biblioteca Biomédica da América Latina.