O quinto Simpósio Econômico Global (GES) começou com uma cerimônia de abertura e recepção no Real Astoria Hotel, Rio de Janeiro, Brasil, na noite de segunda-feira. Durante os dois dias, mais de 600 empresários alta classificação, políticos, acadêmicos e representantes da sociedade civil de cinco continentes e muitos países que se inscreveram para participar do GES 2012 no Hotel Windsor Atlantica em Rio procurará encontrar soluções para global urgente problemas.
O Simpósio Econômico Global 2012 pretendeu oferecer novas ideias para lidar com desafios globais e de elaborar propostas concretas para reforçar os mecanismos de controle globais econômicas e de negócios, cooperação internacional, e iniciativas sociais. O tema principal do GES 2012 foi "Crescimento através da Educação e Inovação".
Na cerimônia de abertura, Carlos Ivan Simonsen Leal, Ph.D., Presidente da Fundação FGV, saudou os participantes destacando que "a cidade do Rio de Janeiro parece ser o cenário ideal para os 2,012 GES discussões. Tradicionalmente considerada como uma vitrine para as qualidades do país, a cidade vive um momento de otimismo e tem sido alvo de grandes investimentos para a hospedagem de grandes eventos nacionais entre ¬ como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O Rio recente 20 mostrou a comunidade internacional a sua habilidade no planejamento e execução de eventos de grande porte. "
Dennis Snower, presidente do Instituto Kiel para a Economia Mundial (IfW), salientou: "Na tentativa de resolver os problemas globais, os participantes GES deste ano no Rio deve ouvir não só a voz da razão, mas também a voz de cuidados e compaixão. Os GES sempre procurou soluções globais baseadas em evidências e análise ponderada: este ano, cuidado e compaixão são adicionados à mistura. Desafios do mundo essenciais ¬ mente ferve-se em dois: o problema dos bens coletivos e ação coletiva, e o problema da pobreza no meio da abundância. A solução desses problemas exige pessoas de todas as partes da sociedade se preparar para cometer ao serviço público em sentido amplo: dispostos a contribuir mais do que eles próprios vão ganhar a partir de uma ação ".
"Quando os problemas vão global, a resolução de problemas deve ir global, também. Essa é uma idéia em poucas palavras, o dos GES ", disse Aart de Geus, presidente e CEO da Bertelsmann Stiftung. "Tem como objetivo ser uma oportunidade para os decisores, empresários e pesquisadores de todo o mundo para aprender uns com os outros, conecte o seu conhecimento, e transferi-lo para políticas eficazes. A Bertelsmann Stiftung está orgulhoso de seu papel como co-anfitrião desta importante iniciativa do Instituto Kiel para a Economia Mundial ".
Dr. Klaus Tochtermann, Diretor do ZBW - Biblioteca Nacional Alemão de Economia - Leibniz Centro de Informação de Economia, enfatizou: "O Simpósio Econômico Global 2012 reúne uma comunidade única de pensadores interessados, os tomadores de decisão importante, os pesquisadores ilustres, e , pela primeira vez, também as comunidades virtuais na Web Social para chegar a mente aberta soluções para os desafios existentes em relação a este ano abrangente tema "Crescimento através da Educação e Inovação".
Dr. Alessio JG Brown, Diretor Executivo do GES, acrescentou: "Veja os GES como uma oportunidade para pensar fora da caixa, removido sabedorias convencionais, grupos de interesse e as restrições cotidianas da política e da sociedade para imaginar algo novo."