Seminário “Brasil, brasis” de novembro debateu na ABL o tema “Jogos e educação: presente e futuro”
"Jogos e educação: presente e futuro" foi o tema do debate do Seminário Brasil, brasis daAcademia Brasileira de Letras. A coordenação foi do Acadêmico Domício Proença Filho, Primeiro-Secretário da ABL. Os participantes foram os professores Suely Druck e João Mattar. O evento aconteceu no dia 29 de novembro, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da ABL, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A
O Seminário Brasil, brasis, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL, tem patrocínio do Bradesco.
Saiba mais
Suely Druck é graduada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, doutora em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com pós-doutorado pela Université de Paris XI. Professora Visitante por diversas vezes na Université Paul Sabatier, Toulouse, França. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense por quatro anos.
Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática por dois mandatos, quando criou a Bienal da SBM, evento dedicado exclusivamente ao ensino da Matemática. Mentora das Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), implementou o projeto em todo país e foi sua Diretora Acadêmica por sete anos. Foi membro da Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, assim como do Scientific Planning Groups - International Council for Science –Latin America& Caribbean que elaborou proposta para o ensino da Matemática para América Latina e Caribe. Atualmente é Professora Associada 2 da Universidade Federal Fluminense. Condecorada com a Ordem Nacional do Mérito Científico em 2009 pelo Governo Brasileiro.
João Mattar é Bacharel em Filosofia (PUC-SP) e Letras – Português, Francês e Inglês (USP), com Especialização em Administração (FGV-SP), Mestrado em Tecnologia Educacional (Boise State University), Doutorado em Letras (USP) e Pós-Doutorado (Stanford University), onde foi visiting scholar (1998-1999). É autor de diversos livros, dentre os quais: Filosofia e Ética na Administração (Saraiva), Metodologia Científica na Era da Informática (Saraiva), ABC da EaD: a educação a distância hoje (Pearson), Filosofia da Computação e da Informação (LCTE), Games em Educação: como os nativos digitais aprendem (Pearson), Introdução à Filosofia (Pearson), Guia de Educação a Distância (Cengage Learning) e Tutoria e Interação em Educação a Distância(Cengage Learning). É professor da Universidade Anhembi Morumbi e pesquisador e orientador de Doutorado no TIDD – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP).