FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dia Internacional da Luta dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher



6 de dezembro - Dia internacional da luta dos homens pelo fim da violência contra a mulher: o papel da Universidade, Ministério Público, Organizações Não-Governamentais.

A tradicional lógica adversarial imposta pelos tribunais nem sempre é a melhor solução. A mediação e conciliação podem ser uma alternativa possível e eficiente nos casos de violência doméstica contra a mulher, sobretudo quando traz consigo a reabilitação dos agressores e a reestruturação da família afetada, representando uma nova chance, um novo começo. Essa luta é PELAS mulheres, mas não somente DAS mulheres; a participação dos homens para que a iniciativa realmente funcione é tão imprescindível quanto a coragem de enfrentar a questão de frente. É uma luta pela família, pela paz.
Por isso, o Projeto UFF Mulher, da Coordenação de Difusão e Fomento à Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense, e o Laboratório Fluminense de Estudos Processuais da Faculdade de Direito da UFF – LAFEP/UFF – realizarão em 6 de dezembro de 2012, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFF, a mesa-redonda  6 de dezembro - Dia Internacional da luta dos homens pelo fim da violência contra a mulher: o papel da Universidade, Ministério Público, Organizações Não-Governamentais.
A atividade tem como objetivo levar ao público o relevante papel do homem  pelo fim da violência de gênero e como esta não pode ser justificada de nenhum modo, sob qualquer circunstância ou pretexto. Além disso, deverá apontar como o trabalho de diferentes instituições contribui para que seja interrompida.
O Projeto UFF Mulher, criado em 2010, alia a necessidade de refletir sobre questões do universo feminino focando desde a qualidade de vida à situação dentro do mercado de trabalho e contexto social. Tendo como marco das atividades o 8 de março - Dia Internacional da Mulher - o Projeto compreende que há uma grande necessidade de atender diferentes públicos, bem como estender este trabalho como uma ação contínua de conscientização e valorização da mulher.
 O LAFEP-UFF, Laboratório Fluminense de Estudos Processuais, atua no campo de pesquisa das mais diversas áreas do Direito e vêm desde sua criação somando esforços no sentido de expandir o alcance do conhecimento, indo além do aprendizado de sala de aula, buscando, por conseguinte, a formação interdisciplinar do acadêmico de Direito/UFF.


A atividade será gratuita e para se inscrever basta enviar email para uffmulher@proex.uff.br
Programação:
 - Horário: 18h às 21h
Abertura: Vídeo “Não é fácil, não” – Instituto NOOS

Palestrantes:
- Prof. Alfredo Dolcino - Prof de Direito Penal da UFF;
- Aline Silva da Costa - Assistente Social do Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Niterói;
- Paula Campello – Promotora Titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Niteroi.;
- Alan Bronz – Psicólogo do Instituto NOOS;
- Mediador: Prof. Delton Meirelles - Coordenador da Graduação em Direito da Universidade Federal Fluminense.
Local: Auditório 2  (1º andar do prédio principal) da Faculdade de Direito
Rua Presidente Pedreira, nº 62, Ingá.
Informações:
Pró-Reitoria de Extensão
Coordenação de Difusão e Fomento à Extensão
Projeto UFF Mulher
21 2629-5192/5193