Foi realizada na noite de ontem (23), no Teatro Renault, região central da capital paulista, a cerimônia de abertura da 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. A solenidade marcou a abertura oficial do principal evento de turismo do Hemisfério Sul, que será iniciado hoje (24) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
O encontro reuniu autoridades que representam o setor em seus mais variados segmentos e contou com a participação de Vinicius Lages, ministro do Turismo. O presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, aproveitou a oportunidade para reiterar o potencial das agências de viagens no que concerne à venda personalizada de produtos e serviços turísticos e para reforçar a importância da conquista da regulamentação da atividade das agências, consolidada sob a Lei 12.974/2014 ainda no primeiro semestre deste ano. “Esta conquista será plena quando conseguirmos equacionar tudo aquilo que concerne à responsabilidade solidária”, afirmou, referindo-se aos vetos da presidente Dilma Rousseff, relacionados, sobretudo, ao Código de Defesa do Consumidor.
Em seu discurso de abertura, o presidente da ABAV Nacional ressaltou, ainda, a decisão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em suspender a compra de passagens aéreas a partir do intermédio de uma agência de viagens e reforçou que a associação, em conjunto com a ABAV-DF, continua empenhada em contornar esta medida.
Autoridades presentes
Ao longo da cerimônia de abertura, o ministro Vinicius Lages parabenizou o trabalho desempenhado pela ABAV ao longo destes 60 anos e posicionou a ABAV Expo “não apenas como um evento de negócios, mas de relacionamento e reconhecimento”. Ao declarar que estará presente nos cinco dias de feira, Lages reiterou a importância de “estar perto desses que são os principais atores do mercado turístico brasileiro não somente para compreender, mas para definir estratégias conjuntas para o futuro”.
A participação do Ministério do Turismo no evento está diretamente relacionada à importância de se conhecer melhor o turista e os destinos turísticos e à iminente necessidade de promover o Brasil, incentivando, de maneira mais eficiente, o turismo doméstico, potencializado a partir da melhoria do perfil de renda da população nos últimos 12 anos. Neste sentido, ganha força a campanha #partiuBrasil, cujo objetivo é reforçar os atrativos turísticos do país de modo a favorecer a circulação de passageiros em território nacional.
A campanha foi bem recebido por Marcio Favilla, representante da OMT. O executivo enfatizou a necessidade de estímulo ao turismo doméstico, definindo-o como “base para o crescimento do turismo internacional”. Para Favilla, “os negócios que serão realizados na ABAV Expo certamente contribuirão muito com o turismo brasileiro”.
Sob o ponto de vista de Claudio Magnavita, Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, destino patrono da ABAV Expo, as inovações que acompanham a 42ª ABAV Expo – comercialização de pacotes turísticos com descontos promocionais no final de semana (dias 27 e 28 de setembro) e consolidação como palco para a realização de negócios a partir da presença de espaços como a Ilha Corporativa Abracorp e o 42º Encontro Comercial Braztoa – a posicionam como um evento decisivo na história do turismo nacional. “O Evento ABAV é fundamental para o crescimento e para a história do Brasil”, disse.
O objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do setor como um todo é compartilhado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com o presidente do Conselho de Turismo da entidade, Alexandre Sampaio, a realização da ABAV Expo é bem-vinda, uma vez que “o turismo tende a ocupar seu devido lugar na economia nacional por meio da sua transversalidade”. Segundo Sampaio, a CNC está investindo em um processo de inserção de profissionais no setor– no total, já foram realizados mais de 14 milhões de atendimentos na área social.