FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

HISTÓRIA DOS ESTADOS, REINOS E IMPÉRIOS DE ÁFRICA OESTE

CURSO DE FÉRIAS: HISTÓRIA DOS ESTADOS, REINOS E IMPÉRIOS DE ÁFRICA OESTE
MODULO 1: SISTEMAS CULTURAIS AFRICANOS E OS ESTADOS MATRIARCAIS E MATRILINEARES: SENEGÂMBIA E OUANQARAN (Séc. IV a XX)
2ª, 4ª e 6ª feiras, das 18h00s às 21h00s.
De 09 a 20 de Janeiro
IFCS / UFRJ
Aos Sábados, das 09h30s às 12h30s.
De 07 a 28 de Janeiro
Faculdade de Letras / UFRJ
EMENTA:
O curso tem como objetivo a divulgação do processo de formação de Estados com Conselhos de Anciãs e Reinos matriarcais e matrilineares africanos da África Oeste que se fundaram com as identidades Sonianke, Mandinke, Kaabunke, Waalo e Akan no território de Senegâmbia e Ouanqaran, em diferentes períodos antes e durante a ocupação islamo-árabe no Ghana e Europeia na Alta e Baixa costa da Guiné. Através de apresentações que abordam questões referentes à formação de Elites políticos, relações sociais e representações dos sistemas culturais, políticas e econômicas no território Oeste Africano com destaque nos periodos entre séculos IV a XIX.

PROGRAMACÃO:
– África Tropical antes do Islão – Séc. II a VI
– Estado Matrilinear e espiritual kassey de Ghana e o poder Sonianke dos Kaya Maghan Sisse – Séc. IV a X
– Estados de Clãs e Famílias matrilineares e patrilineares Akan: Ada, Osudoku, Shai, La, Ningo, Kpone, Gbugbla e Krobo de Adansi e Amanse (Atual Costa do Marfim) – Séc. XVI a XVIII
– Reino Mandinka de Kaabu e a organização política matrilinear Nyantio dos farin Sangoli de Estados: Kokoli (Tyapy), Kassanga (Bainuk orientais), Brassu de Oyo, e gambianos Niumi, Bati (Badibu), Niani e Wuli – Sec. XV a XIX

– Reino matrilinear Beafada e os sistemas culturais matriarcais e matrilineares Bijagós, Nalus, e Brames de Mandjacos, Mancanhe e Papeis – Séc. XIV a XIX
– Reino  Jolof dos Linger  e  o sistema matrilinear Tejek, joos e loggar do Waalo, Kayor, baol, Sine e Saloum – Séc. XIV a XIX
– Reino de Zaria (Kaduna) e a Rainha Aminatu Lawal entre os Estados Haussa – séc. XVI- XVII
– Reino de Dahomé e o Regimento Militar Fon das guerreiras Ahosi Mino – Séc. XVII a XIX
MODULO 2: IDENTIDADES ISLÂMICAS E OS REINOS AFRICANOS: SENEGÂMBIA E OUANQARAN (Séc. X a XX)
2ª, 4ª e 6ª feiras, das 18h00s às 21h00s.
De 06 a 17 de Fevereiro
IFCS / UFRJ
Aos Sábados, das 09h30s às 12h30s.
De 04 a 25 de Fevereiro
Faculdade de Letras / UFRJ

EMENTA:
O curso tem como objetivo a divulgação do processo de formação de Estados africanos da África Ocidental, contribuição de islã na construção das identidades Malinké, Kaabunké, Jalof e Tukrur no território de Sene Gâmbia, em diferentes períodos antes, durante a ocupação islamo- árabe da Norte de África. Através de apresentações que abordam questões referentes à formação de Elites políticos, relações sociais e suas representações culturais, políticas e econômicas no território Ocidental Africano com destaque na história dos Rios da Alta e Baixa Guiné durante séculos IV ao XIX.

PROGRAMACÃO:
– Expansão Muçulmana na África do Norte, séc. VII-X
– Almorávidas e Apogeu do Ghana Muçulmana, séc. X-XIII (Saara Ocidental)
– Império do Mali e a formação política Mansaya, Oron e Nyamankala dos Malinké, séc. XIII-XIV
– Jalof e a formação política Waalo, Kayor, baol, Sine e Saloum, séc. XIV-XVI (Sene Gâmbia)
– Reino de Kaabu e o sistema tributário patrilinear dos Mandinke e Susso, séc. XIV-XIX (Reino de Kaabu)
– Islão na Ouanqaran, séc. XVII-XIX (Golfo de Benin)
– A representação islâmica no território Norte dos reinos Ashanti, Oyo e Daomé, séc. XVII-XIX
– As dentidades matrilineares Haussa e a patrilinearização Islâmica dos Mandinke e Fulbe- séc. XVII-XVIII
– Os Estados Teocráticos Fulbé (Peul, Fulani, Wadabé) e os fundamentos Islam-Arabe na Futa Djalon, Macina, Fouta Turo e Sokoto, séc. XVIII-XIX
– Formação dos Estados modernos na África Oeste e a hegemonia islamica na Senegâmbia, séc. XIX-XX
MUDULO 3: O PODER DOS REGULOS DI TCHON (AFRICANOS) ENTRE AS MISSÕES CATÓLICAS E A CRISTANDADE DOS CRIOULOS, TANGOMÃOS E ASSIMILADOS: SENEGÂMBIA E OUANQARAN (Séc. X a XX)
2ª,4ª e 6ª feiras, das 18h00s às 21h00s.
De 13 a 24 de Março
IFCS / UFRJ
Aos Sábados, das 09h30s às 12h30s.
De 04 a 25 de Março
Faculdade de Letras / UFRJ
EMENTA:
O curso tem como objetivo a divulgação do sistema da evangelização de diferentes missões católicas nos séculos XVI a XIX através do processo civilizatório, catequese e comércio nas diferentes feitorias agrícolas e presídios de homens em condição de escravo e capitanias de embarcação. Será destacada a interação entre os Lançados / Tangomãos, os Cristãos Novos, os Judeus foragidos da justiça, os Árabes, os Wolofos do Reino de Waalo e os Kaabunke do Reino de Kaabu que resultara na construção das Identidades Afro-Portuguesa de Costa da Guiné e Kaabuverdiana das Ilhas de Kaabu Verdi que deu herança aos grupos que no termo português foram referidos como crioulos, grumetes, civilizados e gentios em diferentes localidades onde as ações católicas foram mais presentes.

As apresentações devem abordar questões referentes à relação de parentesco das famílias elites católicas (brancas, Pretas e Mestiças) e suas relações socioculturais, políticas e econômicas nas terras de cristandade de Cacheu, Bissau, Ziguinzhor, Geba, Farim e Bolama em diferentes períodos de comércio e conflito entre representantes de Coroa Português e afirmação dos soberanos africanos nas margens dos Rios da Guiné.
PROGRAMACÃO:
1.Primeiras Evangelizações na Ilha de Santiago e a contradição dos Feitores da Coroa Portuguesa com os Chefes Papeis, Beafadas, Brames e Bijagós nas margens dos Rios São Domingos, Cacheu e Geba – séc. XV-XVI.
  1. Os missionários Católicos entre os comerciantes Mouros, Lançados e os africanos de Sene Gâmbia, séc. XVI-XVII
  1. A Missão Jesuíta e os Tangumãos em contradição com a Coroa Portuguesa e os Mansas e chefes Jalof de Sene Gâmbia e Ouanqaran – séc. XVI
  1. Primeira Missão Franciscana nos rios de Sene Gâmbia e os Régulos de Terra, sec. XVII-XVIII
  1. Religião Católica das Feitorias e Presídios de Gorea, Cacheu e Dahomé em contradição com os autóctones islamizados na Senegâmbia, séc. XVI a XIX
  1. A Cristandade de Cacheu, Bissau, Bolama, Geba e Santiago e as Identidades Afro-portuguesa e Cabo-Verdiana na Costa da Guiné e Ilhas de Cabo Verde, sec. XVI a XIX
  1. Estados Independentistas africanas e a herança do sistema Islam-Arabe e colonial Europeia na Senegâmbia, Ouanqaran e Ilhas de Kaabu Verdi, sec. XIX a XX

Inscrição ON-LINE:

Modulo I: até 06 de Janeiro de 2017.
Modulo II: até 03 de Fevereiro de 2017.
Modulo III: até 04 de Março de 2017.
Os participantes receberão materiais de apoio e aqueles com até 75% de participação nas aulas serão beneficiados com certificado.
Ministrantes:
Maurício Wilson Camilo da Silva
Bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian. Pesquisador da história de África Oeste – Séculos IV a XX, Sócio do Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro e associado ao Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa em Guiné Bissau e Arquivo Histórico Ultramarino em Portugal.
Sena Annick Laetitia Abiou
Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos Religiosos (NER) cujos temas relacionados à religião e sociedade, antropologia das emoções, identidade étnica e cultura religiosa de matriz africana com especial atenção a conexão Brasil – Africa.
Ydriss Lamin
Doutor em Antropologia Cultural pela Universidade de Paris e coordenador do Departamento de Pesquisa em História de África na Universidade Cheikh Anta Diop (DPHA/ UAD)