FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 12 de junho de 2012

ABSTRAI Ensemble



Na sexta-feira do dia 15 de junho, às 19h, a arborescência do Parque Lage vai ganhar paisagens sonoras curiosas, misturando a música de concerto contemporânea com elementos eletrônicos. Será a vez do ABSTRAI ensemble mostrar um pouco dessa fusão que vem despertando curiosos e admiradores.
O concerto, com entrada gratuita, faz parte da temporada 2012 patrocinada pela Secretaria de Estado e Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SEC-RJ). Neste recital, a formação será reduzida – são onze integrantes na formação completa -, desta vez em quarteto, com Pedro Bittencourt (sax), Paulo Dantas (eletrônica), Doriana Mendes (voz) e Pauxy Gentil-Nunes (flauta), interpretando obras de Phillipe Leroux (Un lieu verdoyant – hommage à Gerard Grisey -1999), Luigi Nono (La Fabrica Illuminata-1964). Dentre as autorais, a peça de Paulo Dantas ( in Host, fragmentos-2011), além das estréias de Marcos Campello (Música para Conjunto Indeterminado-2012) e Pauxy Gentil Nunes (No jornalário -2012) – este, compositor residente do ABSTRAI ensemble em 2012.
Conhecido por interpretar obras produzidas nos séculos XX e XXI conjugando instrumentos tradicionais a novas tecnologias, o grupo aposta na renovação da música de concerto contemporânea através também da informação. Durante a apresentação, obras são comentadas pelo grupo, buscando fornecer ao público material informativo sobre o processo criativo, composição e curiosidades. No final de cada concerto, reserva-se um espaço para perguntas do público aos membros do grupo. Para a sua temporada de 2012, o ABSTRAI ensemble irá contar com dois novos instrumentos: clarineta e violoncelo.
Os próximos concertos serão na Academia Brasileira de Letras (05/07), e o encerramento, em agosto, na Escola de Música da UFRJ (03/08). Além do patrocínio da SEC-RJ, o ABSTRAI Ensemble conta ainda com o apoio da Escola de Música da UFRJ, do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ, da UNIRIO e do Parque Lage.

ABSTRAI Ensemble – 15 de junho – sexta-feira – 19h
Salão Nobre – Escola de Artes Visuais (EAV) – Parque Lage Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Informações: 21-3257-1800
Entrada gratuita
Programa: Phillipe Leroux – Un lieu verdoyant – hommage à Gerard Grisey (1999) mezzo-soprano e sax soprano Paulo Dantas – in Host, fragmentos – (2011) sax tenor e eletrônica Luigi Nono – La Fabrica Illuminata (1964) voz feminina e tape Marcos Campello – Música para Conjunto Indeterminado(2012) – estréia formação indeterminada Pauxy Gentil Nunes – No jornalário (2012) – estréia soprano, flauta, sax, eletrônica.