O material didático pode ser definido como instrumento e produto pedagógico utilizado em sala de aula, especificamente como material instrucional que se elabora com finalidade didática.
Os professores têm hoje, à sua disposição, uma infinidade de materiais didáticos filiados a abordagens diferentes em um contínuo que insere, em um extremo, a abordagem estrutural e, em outro, acomunicativa, o que indica que dois conceitos de língua disputam a preferência dos professores – língua como um conjunto de estruturas e língua como comunicação
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Para facilitar o trabalho, é importante que o professor utilize um material didático apropriado a cada conteúdo e aos diferentes níveis de aprendizado.
O valor do material didático não está em si mesmo, mas nautilização que dele se faz. De nada vale um material didático rico e sofisticado se este não for empregado de forma adequada ou não corresponder à situação de aprendizagem e ao seu objetivo.
Todo material, quando bem utilizado, pode constituir recurso didático de grande valia: gravuras, cartazes, plantas, mapas, revistas para recortes, papéis para dobraduras, calendários, jornais, murais, vasos, mudas, sementes, alimentos, fotografias, entre outros.
Com esse material, o professor e os alunos organizam os chamados “cantinhos” que podem servir como pequenos laboratórios de experiência prática e de reprodução de situações encontradas na vida real.
Conforme Kramer (1998), neste tipo de trabalho, os professores observam permanentemente a movimentação das crianças, e ao mesmo tempo, dos diferentes grupos, a fim de oferecer novos materiais, desafios ou situações capazes de enriquecer as experiências e ampliar os conhecimentos em jogo.
Uma pequena biblioteca em classe também é importante para que os alunos possam sempre pesquisar e se informar sobre determinado conteúdo ou tema que tenha despertado interesse.
A confecção de objetos utilizando materiais simples ou sucata, como caixas de papelão e de calçados, tecidos, palitos, latas ou barbante, também deve ser estimulada. Os retalhos devem ter o mesmo tamanho e ser presos em uma extremidade. Com os outros tecidos, as crianças podem fazer colagem e inventar histórias. Além disso, pode utilizar técnicas de trabalho para enriquecimento das atividades.
Portanto, os materiais didáticos são de importância fundamental para uma aprendizagem significativa, desde que sejam utilizados como meios e não como fins em si mesmos, por professores que conheçam de fato a realidade na qual estão atuando, possibilitando ao aluno um estudo mais dinâmico, ampliando a capacidade de observação do mundo que o rodeia e a construção de sua autonomia.