FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

BATE-PAPO NO MM GERDAU APRESENTA FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO E MUSEU DO AMANHÃ

Exibindo Fundação Iberê Camargo - por Elvira Tomazoni.jpg


Representantes das duas instituições museológicas, Eduardo Haesbaert e Luiz Alberto Oliveira são os convidados da atração ‘Língua Afiada’. Quinta-feira, 25 de setembro, às 19h30, com entrada franca

Para a programação cultural Toda Quinta e Muito Mais..., que em setembro aborda o tema “Museus Criativos”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a 8ª Primavera dos Museus, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, promove na quinta-feira, 25 de setembro de 2014, às 19h30, nova edição do Língua Afiada, que abordará duas instituições museológicas de destaque no Brasil: aFundação Iberê Camargo, em Porto Alegre (RS), representada por seu coordenador de acervo, Eduardo Haesbaert, e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), com a participação do curador Luiz Alberto Oliveira. A entrada é franca.
Localizada na capital do Rio Grande do Sul, a Fundação Iberê Camargo (www.iberecamargo.org.br) foi criada em 1995, um ano após a morte do artista, com o objetivo de preservar e divulgar sua obra. O acervo artístico da instituição contempla mais de 5 mil pinturas, desenhos, guaches e gravuras. Além de aproximar o público de um dos grandes nomes da arte brasileira no século XX, a instituição procura incentivar a reflexão sobre a produção contemporânea. Desde seu surgimento, visa preservar o acervo de obras do artista gaúcho e estimula a interação do público com a arte. A Fundação, que também recebe apoio da Gerdau, realiza exposições, seminários, encontros com artistas e curadores e cursos sobre o legado de Iberê Camargo, a fim de promover uma reflexão sobre o fazer artístico.
Coordenador do acervo e do Ateliê de Gravura da Fundação Iberê Camargo, o artista plástico gaúcho Eduardo Haesbaert foi assistente de Iberê Camargo, trabalhando como impressor de suas gravuras entre 1990 e 1994. Entre suas exposições individuais, destacam-se Última Cena (Porto Alegre, 2011), Próximo Plano (Novo Hamburgo, 2011) e Trabalhos Recentes (Porto Alegre, 2007). Participou de mostras coletivas e desde 1992 coleciona prêmios. Suas obras compõem o acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC RS).
Já o Museu do Amanhã (http://museudoamanha.org.br) inaugura uma nova geração de museus de ciências no mundo. Por meio de ambientes audiovisuais, instalações interativas e jogos, o visitante poderá examinar o passado, entender as tendências da atualidade e imaginar futuros possíveis para a humanidade. O prédio do museu, cujo projeto é assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, está em construção no Pier Mauá, região portuária do Rio de Janeiro, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2015. Serão cerca de 30 mil metros quadrados de área externa, com jardins e espelho d’água. A instituição será um espaço de ideias que convida a mergulhar em experiências onde ciência e arte, razão e emoção, linguagem e tecnologia, cultura e sociedade se encontram.
Curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira é físico, doutor em cosmologia, pesquisador do Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA-BR) e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), no Rio, onde também atua como professor de história e filosofia da ciência.
A programação cultural Toda Quinta e Muito Mais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Gerdau.

SERVIÇO

Língua Afiada – “Fundação Iberê Camargo e Museu do Amanhã”, com Eduardo Haesbaert e Luiz Alberto Oliveira
  • Data: 25 de setembro de 2014, quinta-feira
  • Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 19h30
  • Entrada franca


NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS SOBRE A PRIMAVERA É ATRAÇÃO DE DOMINGO NO MM GERDAU

Espetáculo “Palavra de primavera!”, com Beatriz Myrrha, músicos e a convidada especial
Juliana Anselmo, acontece no domingo, 28 de setembro, às 11h, com entrada franca


Para a programação cultural do Toda Quinta e Muito Mais..., que em setembro aborda o tema “Museus Criativos”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a 8ª Primavera dos Museus, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, promove no domingo, 28 de setembro de 2014, às 11h, o programa Era uma vez..., destinado ao público infantil. A contação de histórias “Palavra de primavera!”, com a participação da narradora Beatriz Myrrha e convidados, aborda a estação mais florida do ano, com contos autorais e de grandes nomes da literatura brasileira. A entrada é franca.

O espetáculo propõe revelar tudo aquilo que, assim como as flores, brota, nasce e é fruta da criação. O repertório de “Palavra de primavera!” contempla contos e poemas da própria Beatriz Myrrha e de autores como Sylvia Orthof, Eva Furnari, Adriana Falcão, Emmanuel Marinho, Ronaldo Simões Coelho e Elias José. Além disso, haverá música e brincadeiras para o público. Beatriz Myrrha dividirá o palco com músicos e a narradora de histórias Juliana Anselmo.

Beatriz Myrrha
Com passagem pelas escolas de música da UFMG e Uemg, a narradora de histórias Beatriz Myrrha tornou-se musicista e educadora musical. É atriz, formada pelo Centro de Formação Artística do Palácio das Artes (Cefar), vinculado à Fundação Clóvis Salgado. Hoje, Beatriz Myrrha também é escritora, atua na formação de educadores e narradores e está à frente de diversas ações de incentivo à leitura e à música.

A programação cultural Toda Quinta e Muito Mais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Gerdau.


SERVIÇO

Era uma vez...
Espetáculo “Palavra de primavera!”, com Beatriz Myrrha e convidados
  • Data: 28 de setembro de 2014, domingo
  • Local: Praça de Convivência – MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 11h
  • Entrada franca


MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
Entrada franca