FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 14 de julho de 2015

Galeria do Ateliê apresenta a nova exposição: DESORDEM de Fernanda Chemale

Galeria do Ateliê e FotoRio 2015
Inauguram
DESORDEM
Exposição de vinte fotografias de Fernanda Chemale e poesias de Gisela Rodriguez
01c_Desordem_Ophelia_GiselaRodriguez_FotoFernandaChemal_20x30 copiarbx (2)
Lançamento do livro homônimo, projeção e recital
Dia 24 de julho, 19h – Entrada Franca

(Trecho do Poema “Inspiro Expiro”)
de Gisela Rodriguez
Confesso, me sinto inadaptada
Nesta contemplação do descuido,
Onde cada amor não retribuído
Solene, beija a porta da razão,
Como o amante não desejado…

(Trecho do Poema “Inspiro Expiro”)
de Gisela Rodriguez
A Galeria do Ateliê e Fotorio 2015 inauguram no dia 24 de julho, às 19h, DESORDEM, mostra fotográfica da premiada artista gaúcha Fernanda Chemale e poemas de Gisela Rodriguez. DESORDEM propõe uma narrativa simbólica do homem contemporâneo dentro de uma atmosfera atemporal de solidão e desordem. O resultado são relações entre passado, presente e futuro que enfatizam um plano suspenso, quimérico e fabuloso, oferecendo um retrato do cenário urbano de uma sociedade permeada por relações interpessoais falidas e interligadas por medos, imaginações, emoções e modos de vida.
Concebidas originalmente para o livro do mesmo nome, a exposição DESORDEM apresenta vinte cenas icônicas de Fernanda Chemale que serão narradas na mesma noite por Gisela Rodriguez com as leituras dos poemas que conversam com as imagens da exposição.
Nas 144 páginas do livro DESORDEM os poemas de Gisela Rodriguez desafiam a ordem da existência humana e pessoal, assim como política e social, insinuando um protagonista oculto, um anti-herói em busca da liberdade que acredita ainda ser possível observando a sociedade ao redor e a desordem de sentimentos. Já as imagens de Chemale são formadas por personagens arquetípicos que representam um inconsciente coletivo histórico que estão em vertigem evocando um universo dramático em contraponto ao discurso cotidiano e fragmentado da cidade.
Sobre DESORDEM, o curador e pesquisador Titus Riedl afirma: “a fotografia de Fernanda dialoga com a poesia de Gisela, aberta em seus desfechos, livre em suas associações, numa atitude lúdica e cheia de imaginação. Para deleite do leitor e do espectador, seus olhares sempre são acompanhados por um leve ar libertador, um elemento emblemático de seu trabalho e que parece ser uma compreensão do momento atual: dedicar-se ao seu mundo com paixão e ironia”.
A encenação das vinte cenas icônicas concebidas originalmente para as fotografias do livro contou com Daniel Lion (figurinos), Marco Fronckowiak (cenografia e assistência de direção), Juliane Senna (maquiagem), Carol de Góes (fotos de making of e versão para o inglês) e André Varela (assistente de produção). Nas cenas temos a participação de Sandra Dani, Luiz Paulo Vasconcellos, Wander Wildner, Lauro Ramalho, Elison Couto, Ena Lautert, Beatriz Borges, Clarice Nejar, Elisa Volpatto, Heinz Limaverde, Kátia Suman, Deborah Finocchiaro, Eduardo Bueno, Pascal Berten, Zé da Terreira, Otto Guerra, Castanha, Dommenique Luxor, Rochele Zandavalli, Gica Beatnik e Edu K. Como imagem seminal, a poeta Gisela Rodriguez protagoniza “Ophelia”.
Sobre as artistas
Fernanda Chemale é fotógrafa e artista visual. Suas obras estão nas coleções Pirelli/MASP do Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea RS, Museu do Homem do Nordeste e Museu dos Descobrimentos em Portugal. Graduada em Comunicação Social pela FAMECOS, PUC, é autora dos livros “Tempo de Rock e Luz”, “ElefanteCidadeSerpente” e “Desordem”. Faz exposições regularmente nas principais capitais do Brasil e no exterior. Participou dos Festivais de Fotografia como FotoRio, FestFotoPOA, Canela Foto Workshops, Paraty em Foco, Tiradentes, Fotoseptiembre USA-Safoto, Fotograma, Transatlântica PhotoEspaña.
Gisela Rodriguez é formada em Teatro pela CAL(RJ); Extensão em Cinema na PUC(RS); Expressão Corporal “Physical Approach” na City Lit (Londres); Curso de Roteiro para Cinema e Televisão AlCtv – Academia Internacional de Cinema e TV(RJ). Criou o grupo Grupo Nômade, onde dirigiu, roterizou e atuou (O Círculo Sagrado, Celtas, Bodas – tragédia em um ato, A Cadeira Vazia – vida e obra de Vincent Van Gogh, Possessão). Participou como atriz em filmes e seriados para a televisão e no teatro. Foi vocalista da banda Projeto Uivo. Seu primeiro romance Entre a Neve e o Deserto, foi lançado na sétima FestiPoa Literária, em maio de 2014.
Sobre o livro Desordem
Fernanda Chemale e Gisela Rodriguez
R$ 60,00
ISBN 978-85-904319-3-0
Brochura | Impressão Colorida - Papel couchê fosco e pólen bold
Formato 20x22cm | 144pg. | Ano 2015
Texto de apresentação: Titus Riedl e Paulo Scott
Design gráfico: Flávio Wild 
Mais informações: http://projetodesordem.com/
https://vimeo.com/122071153