Um lugar do Jardim Botânico onde o público é convidado a um contato mais próximo com as plantas, o Jardim Sensorial reabriu à visitação na quinta-feira, 30 de julho. O espaço oferece um conjunto de plantas com diferentes texturas e aromas, colocadas ali especialmente para aguçarem os sentidos, principalmente o tato e o olfato.
O Jardim Sensorial ganhou uma equipe de oito monitores – dos quais três são cegos e um tem baixa visão – preparada para receber visitantes com ou sem necessidades especiais. Uma das principais atividades do projeto é a visita guiada com olhos vendados. Estão previstas também atividades específicas para grupos escolares.
O projeto é coordenado pelo Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e tem patrocínio do Instituto Masan. Os monitores foram selecionados em uma parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC).
Funcionamento do Jardim Sensorial - Segunda-feira, das 13h30 às 16h30; de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.
Agendamento de grupos (até 10 pessoas) e visita escolar: (21) 3204-2886
Acesso pela Rua Jardim Botânico, 1008.