FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 16 de julho de 2015

ITS & Expomobilidade 2015



A partir da próxima edição o ITS traz a 1ª Expomobilidade da Cidade do Rio de Janeiro - 28 e 29 de outubro de 2015.
Mobilidade continua sendo o grande desafio das cidades contemporâneas em todo o mundo. A opção pelo automóvel – resposta eficiente do século 20 à necessidade de circulação – trouxe modernidade, mas ao mesmo tempo diversos problemas, que levaram à paralisia do trânsito, com desperdício de tempo e combustível, além de problemas ambientais e de ocupação do espaço público.
Segundo estudos da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o tempo perdido no trânsito do Rio custa R$ 29 bilhões por ano. Entre 1995 e julho de 2013, a frota de veículos do Rio cresceu 63%, e a população apenas 10%. Nesse período, não houve nenhum grande investimento em “infraestrutura de mobilidade”. O cálculo se baseia no trânsito do Rio, mas o problema é nacional. Em São Paulo – a maior cidade do país, segundo as contas da Fundação Getúlio Vargas, cada motorista desperdiça, em média, R$ 1 mil por ano em combustível só nos congestionamentos.
Muitas soluções e propostas têm sido apresentadas, mas de forma sistêmica o SINIAV (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos) se mostra o conjunto de soluções mais eficiente para atacar o problema, com a vantagem de já estar totalmente regulamentado e pronto para imediata implantação por todo o País.
Nota-se, contudo, um grande desconhecimento em nível dos próprios gestores públicos de trânsito e transportes no Brasil com relação ao projeto do Governo Federal, que precisa ser resolvido através da comunicação direta e dos meios de comunicação e de ações de Marketing dirigido.