FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Simpósio SAE Brasil de Veículos Elétricos e Híbridos 2015

Após mais de um século de investimentos, o mundo conta hoje com um parque industrial para a produção de veículos e de seus componentes que representa uma grande parcela do PIB mundial. Uma matriz quase que totalmente voltada, obviamente, aos veículos de propulsão convencional, equipados com motores de combustão interna. 
Neste contexto, observa-se que modelos de veículos de alto volume sustentam novos investimentos em novos modelos também de alto volume, e também de propulsão convencional, criando um ciclo de demanda, investimento e produção que favorece o perpetuamento da atual matriz. 
Por outro lado, vivemos um momento de grandes mudanças sociais, onde a busca por energias alternativas e pela substituição dos combustíveis fósseis por fonte renováveis se tornou essencial para garantir o futuro da sociedade de forma sustentável. 
Faz-se, portanto, extremamente necessários investimentos no desenvolvimento e produção de veículos propelidos de forma alternativa, como por exemplo, os veículos elétricos, o que demanda o início da adequação tecnológica do atual parque industrial mundial, pelo menos em sua parcela dedicada aos sistemas de Powertrain. 
Entretanto, investimentos devem ser justificados com a expectativa concreta de retorno por meio da comercialização dos novos produtos, o que só se garante com uma demanda consistente. Uma demanda que só se torna possível quando o consumidor se sente suficientemente confortável com a nova tecnologia a ponto de mudar seu padrão de consumo. Um conforto que, no caso de veículos elétricos, depende de diversos fatores como preço, custo de propriedade, conveniência na recarga e serviços de pós-vendas, entre outros. 
Qual a solução ideal? Transformar plataformas e arquiteturas já sedimentadas em configurações elétricas, ou investir em arquiteturas totalmente novas, já idealizadas para veículos elétricos? 
Qual o impacto dessas opções no atual parque industrial? E nos sistemistas, fornecedores, redes de distribuição e de prestação de serviços, entre outros? 
Nesta quarta edição do Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos reuniremos profissionais dos setores privado e governamental, envolvidos na definição, planejamento, desenvolvimento e implementação das soluções de mobilidade do país, com o objetivo de encontrar a solução para esta difícil equação, além das já tradicionais e consagradas palestras técnicas que ocorrerão em blocos específicos.