A FGV e a Embaixada da Holanda promovem, na próxima quinta-feira, dia 10 de dezembro, das 13h30 às 15h30, um amplo espaço para o debate sobre governança da internet. “The public core of the internet: an international agenda for internet governance” contará com a palestra do professor Dennis Broeders, pesquisador sênior do Conselho Científico para Políticas Governamentais da Holanda.
O pesquisador convidado falará sobre seu recém-lançado relatório, no qual defende que a infraestrutura e protocolos básicos da internet devem ser considerados um bem público global, cuja proteção requer uma nova agenda internacional de governança, além de esforços para a criação de novas coalisões internacionais.
O evento é uma parceria do Núcleo de Prospecção e Inteligência Internacional (NPII) e do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV (Direito Rio) com a Embaixada da Holanda e conta com a colaboração do Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação da Escola de Direito de São Paulo (GEPI/Direito SP) e o apoio institucional do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). A proposta do encontro é discutir os desafios da governança do núcleo público da internet e potenciais efeitos de interesses políticos e econômicos no coletivo da rede.
O debate será moderado pelo professor Renato Flôres, diretor do NPII, e contará com a participação de Marília Maciel (CTS), Fernanda Crespo (NPII) e Alexandre Pacheco (GEPI), além de especialistas de outras áreas da FGV. O conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Flávio Rech Wagner, também estará presente.
“The public core of the internet: an international agenda for internet governance” será realizado no auditório da Direito SP. O evento é aberto ao público, que deverá realizar inscrição prévia aqui.