Na sexta-feira, dia 26 de fevereiro, o Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC) promoverá a mesa redonda “A BNCC e a história social do trabalho”.
A proposta do Ministério da Educação (MEC) de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os ensinos fundamental e médio tem provocado importantes discussões sobre os rumos do ensino no país. Em particular, na área de história, a ideia tem gerado um intenso debate nas escolas, universidades e na sociedade em geral. Um dos efeitos positivos desse processo tem sido o envolvimento da comunidade de historiadores acadêmicos nas discussões sobre o papel da disciplina na educação brasileira. Nesse contexto, a mesa redonda visa colaborar com o debate, ao analisar, em especial, o lugar e o papel da história social do trabalho na BNCC.
O evento contará com a presença dos professores Norberto Ferreras, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Ynaê Lopes dos Santos, do CPDOC. Coordenador do LEMT, o professor Paulo Fontes será o mediador do evento.
A mesa redonda será realizada às 15h, no prédio sede da FGV no Rio de Janeiro, localizado na Praia de Botafogo, 190, auditório 308. O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia.