Com o objetivo de aprofundar conhecimentos e habilidades técnicas em setores específicos do saber, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para cinco cursos lato sensu, entre especializações e qualificação profissional (atualização e aperfeiçoamento), atraindo estudantes brasileiros, latino-americanos e dos Países Africanos de Língua Portuguesa (Palops), e integrando o programa de formação baseado em competências. Este programa é percebido como fundamental para o aprimoramento do SUS e o fortalecimento das ações e serviços de saúde nas esferas local, nacional e, cada vez mais, global. Ao todo, são oferecidas mais de 100 vagas. Os cursos são presenciais e as inscrições devem ser feitas na Plataforma SigaLS da Fiocruz. Confira a lista de oportunidades, os prazos de inscrição e os objetivos de cada um deles.
* ESPECIALIZAÇÃO
O curso busca proporcionar o aprofundamento de bases teóricas e metodológico-instrumentais presentes no campo da Gestão da Atenção Básica em Saúde, fornecendo subsídios à elaboração crítica acerca da gestão em saúde, no diálogo entre as diferentes vertentes que circulam na produção de conhecimento da área e as práticas de gestão que se efetivam nas três esferas de governo.
É voltado para profissionais de saúde de nível superior: médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas, que sejam egressos do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP/Fiocruz.
Ao todo estão disponíveis seis vagas e as atividades práticas/formação em serviço representarão 80% da carga horária total (2304 horas). O curso será desenvolvido nas estruturas da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, nas da Secretaria de Estado de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e em estruturas da gestão da Atenção Básica do Ministério da Saúde.
O curso busca oferecer capacitação para o planejamento, a organização e a avaliação das ações na Área de Saúde do Trabalhador na perspectiva de integrar teoria e prática através da discussão, da reflexão e da pesquisa para o enfrentamento dos problemas de Saúde/Trabalho/Ambiente.
É voltado para profissionais de nível superior completo que atuem: na área da saúde do trabalhador; no Sistema Único de Saúde (SUS); nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, incluindo Programas de Saúde do Trabalhador (PST); nas vigilâncias em saúde; nas instâncias de controle social (Conselhos de Saúde) e Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (CIST), nos sindicatos ou organizações sociais representativas de trabalhadores; em grupos de pesquisas relacionados à saúde, trabalho e ambiente.
Ao todo estão disponíveis 20 vagas e a especialização tem carga horária total de 464 horas, distribuídas da seguinte forma: 384 horas de aulas presenciais e 80 horas para elaboração do TCC.
* QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
- ATUALIZAÇÃO
Este curso, voltado para profissionais do SUS, tem como objetivo contribuir com a compreensão e (re)construção de sentidos acerca das questões ligadas à dimensão (inter)subjetiva do trabalho em saúde e da produção do cuidado. Através do desenvolvimento de oficinas clínicas psicossociológicas, apoiadas em processos grupais e na utilização de casos como dispositivos de intervenção nos processos de trabalho em saúde, pretende-se favorecer a discussão das experiências do cotidiano assistencial, oportunizando o reconhecimento e elaboração dos diferentes elementos que envolvem a cena clínica e influenciam, de diversas maneiras, a relação com os pacientes e os colegas, bem como o resultado terapêutico.
O curso é destinado a profissionais de saúde de nível superior que estejam atuando em funções assistenciais no SUS. Do total de 25 vagas ofertadas, 20 (vinte) serão destinadas à demanda livre de profissionais de saúde de nível superior que estejam exercendo funções assistenciais nos diversos serviços do SUS (considerados, para efeito de seleção, do grupo I) e 05 (cinco), aos profissionais de saúde de nível superior da área assistencial do Instituto Nacional do Câncer - INCA (considerados do grupo II).
Estão abertas as inscrições para o IX Curso Multiplicador da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação da ENSP. A formação pretende capacitar os profissionais de saúde que atuam na atenção primária/SUS, para o desenvolvimento de ações promotoras do aleitamento materno.
Coordenado pela professora Íris Maria da Silva, o curso combinará aulas expositivas, atividades em pequenos grupos. A metodologia utilizada será a problematizadora, que permite ao participante construir o seu conhecimento a partir da reflexão e análise de sua prática assistencial em aleitamento materno. São oferecidas 25 vagas.
- APERFEIÇOAMENTO
Possibilitar o aprimoramento do profissional de saúde inserido na prática laboratorial para o planejamento e a operacionalização de técnicas diagnósticas visando o apoio à vigilância epidemiológica é o objetivo do curso de aperfeiçoamento Técnicas Laboratoriais para Apoio à Vigilância Epidemiológica. É destinado a profissionais de nível superior inseridos na prática laboratorial de instituições governamentais ou privadas que atuam ou queiram atuar no fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O curso visa apresentar os princípios técnico-operacionais das metodologias tradicionais e moleculares voltadas para o diagnóstico de doenças infecto-parasitárias, com vistas a subsidiar ações na vigilância epidemiológica e a proporcionar uma melhor compreensão do processo saúde-doença. É coordenado por Fernanda Nunes Santos, Shênia Patrícia Corrêa Novo e Adriana Hamond Regua Mangia.
Ao todo estão disponíveis 25 vagas ao todo. O aperfeiçoamento tem carga horária total de 240 horas e será ministrado em horário integral, na primeira semana corrida de cada mês.
Edital e inscrições, até 16/3/2016, aqui.