A Flora do Brasil 2020 – projeto que reunirá, até o fim desta década, o conhecimento científico sobre todas as espécies conhecidas de plantas, fungos e algas do país – publicou, na quinta-feira, 18 de fevereiro, seu sistema online. Por meio desse sistema, uma rede de aproximadamente 700 pesquisadores no Brasil e no exterior poderão incluir, verificar e validar informações sobre as espécies, e o público poderá fazer consultas sobre elas.
O projeto visa a atender a Meta 1 da Estratégia Global para a Conservação de Plantas (Global Plant Conservation Estrategy - GSPC/CDB) para 2020, que é a publicação online, pelos países, de toda a Flora conhecida, com a descrição de cada espécie, chaves de identificação e imagens. Antes disso, o Brasil cumpriu, no prazo, a meta estipulada para 2010, com a publicação da Lista de Espécies da Flora do Brasil. O sistema usado para a Lista serviu de base para o desenvolvimento do novo sistema da Flora, mais completo.
Entre os dados que o usuário também encontra no sistema da Flora do Brasil 2020 estão os nomes científicos atualizados, distribuição geográfica de cada espécie, substratos, formas de vida e tipos de vegetação. As buscas no sistema permitem acesso ao Index Herbariorum do New York Botanical Garden e a imagens do Herbário Virtual Reflora e do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos. Informações sobre as espécies ameaçadas estão disponíveis graças a uma parceria com o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora).
O projeto Flora do Brasil 2020 integra o Programa Reflora, que está reunindo, em um Herbário Virtual, as imagens digitalizadas e os dados de amostras de plantas brasileiras que estão em intituições no exterior e em diversos herbários brasileiros. Coordenado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o projeto conta com o apoio do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr).
Acesse a Flora do Brasil 2020 pelo endereço floradobrasil.jbrj.gov.br