NÚCLEO DE ECONOMIA CRIATIVA | INSTITUTO GÊNESIS DA PUC-RIO (de 5 a 9 de abril de 2016)
Local: Campus Gávea. Terça a sábado, total 20 horas.
Ter, qua, qui, das 19h às 22h; sexta e sábado inclui período diurno (sexta, no centro, 15h-19h, sáb, 11h-18h). Sexta os participantes irão ao Centro para visitas externas. No sábado haverá brunch com os participantes a partir do meio-dia.
Cidades Criativas PUC-Rio: Seminário & Laboratório
incrições: http://www.cce.puc-rio.br/sitecce/web...
O Seminário Cidades Criativas tem como objetivo oferecer um panorama de cidades como protagonistas de transformações e apresentar iniciativas, instituições e agentes locais que atuam na transformação da cidade, gerando oportunidade de negócios culturais. O programa terá cinco encontros durante uma semana no Rio de Janeiro (incluindo um sábado), com aulas teóricas, visitas externas, estudos de caso e dinâmicas de integração entre os participantes.
Os palestrantes convidados apresentarão modelos e soluções ligadas à criatividade, conceitos de economia criativa e colaborativa, smart cities, city branding e gestão de museus e equipamentos culturais. Serão apresentados casos de novos negócios e dinâmicas econômicas locais, com ênfase em empreendedorismo. Os encontros apresentarão exemplos de ações de empreendedores privados e do Poder Público que são indutoras de transformações, reunindo agentes de mudança e novas formas de gestão do patrimônio cultural nas cidades. Entre os temas abordados, estão:
• Territórios/distritos criativos;
• Patrimônio cultural
• Gestão cultural e financiamento
• Apresentação de cases;
• Incubadoras;
• O universo das startups, aceleradoras, parques e espaços de coworking;
• Circuitos culturais no Rio
• Turismo de experiência como perspectiva de negócio;
• Eventos como agentes de transformação territorial e novas economias;
• Editais;
• Novas plataformas de negócios e de informações: crowdfunding, redes sociais e a criação de novos mercados.
Coordenação de conteúdo: Aline Romeu Xavier e Paula de Oliveira Camargo
Coordenação-executiva: Leo Feijó
Aline Romeu Xavier é arquiteta e urbanista formada pela FAU/UFRJ (1998) e mestre em Urbanismo pelo PROURB/FAU/UFRJ. Possui, também, especializações em políticas públicas na École Nationale d'Administration (Paris-França), Columbia University (NY-EUA) e COPPEAD-UFRJ; e pós graduação em Políticas Territoriais do Estado do Rio de Janeiro pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO/UERJ.
É autora e co-autora de projetos urbanos em cidades como Rio de Janeiro, Niterói, Rio das Ostras e São Luiz do Maranhão.
Desde 2009 vem atuando em projetos de requalificação urbana com foco no viés cultural. Atualmente é Coordenadora de Projetos Especiais do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, desenvolvendo projetos de regeneração urbana de áreas históricas, incluindo intervenção urbana, políticas setoriais de design, e gestão das áreas declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Destacando projetos como: Lapa Legal, Criação dos Parques Culturais Urbanos, CRio – Fórum Mundial de Criatividade, Criação da Praça do Trem no cluster Olímpico do Engenho de Dentro, Edital de Ocupação Criativa, entre outros.
Paula de Oliveira Camargo é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), tem mestrado em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV (2011), e especializações em políticas públicas na École Nationale d'Administration (Paris-França), Columbia University (NY-EUA) e COPPEAD-UFRJ.
Autora do livro As Cidades, a Cidade: Política e Arquitetura no Rio de Janeiro (Livraria e Edições Folha Seca, 2012).
Desde 2009 trabalha como Gerente de Design na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro / Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, incluindo a administração e programação das atividades do Centro Carioca de Design.
Leo Feijó é empreendedor cultural, pesquisador, jornalista e gerente de projetos. Criou o projeto Territórios Criativos do Rio e fundou o primeiro polo de cultura da cidade, em 2003, em Botafogo. Em 2013 e 2014 realizou os projetos Território Criativo Grande Méier e Festival Literário Lapalê (Lapa, Literatura, Entusiasmo). É pesquisador associado ao Instituto Gênesis da PUC-Rio e integra o Núcleo de Economia Criativa. É diretor do Prêmio Noite Rio e diretor do SindRio - Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes. É autor de “Rio cultura da noite”, livro publicado pela Casa da Palavra em 2014. Integrou delegações brasileiras em missões culturais ao exterior a convite do British Council e do Instituto Cultural da Dinamarca.