Nos dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2016, o grupo de pesquisa “Linguagens, Trabalho e Atividade de Formação”, especificamente como parte do projeto “Indexicalicades e Performances Discursivas de Raça, Gênero e Sexualidade em Contexto on/off-line”, sediará a primeira edição de um colóquio sobre raça.
Se quisermos compreender as práticas sociais e linguageiras em sua complexidade, tornar-se imprescindível compreender as questões raciais perpassadas e entrecortadas por gênero, religiosidade, sexualidade, classe social e juventude. Por esta razão, a temática que norteará este primeiro colóquio é Raça e Interseccionalidades.
Compreendemos ser relevante também mencionar que quando abordamos o termo raça, ele pode indicar para discursos, crenças, ideologias da seara biologizante; contudo, este não é o foco aqui. Interessa-nos, bem de perto, a construção social, cultural, histórica discursiva e/ou performativa de raça. Nesse debate sobre/de raça e suas interseccionalidades, os efeitos dos discursos raciais nas práticas sociais e nos corpos é onde centramos a lente de nossa máquina fotográfica.
Considerando Mbembe (2014, p.70), “raça é uma das matérias-primas com as quais fabricamos a diferença e o excedente” . Por meio dela, marcarmos as pessoas, fixando-as, como nos lembra o autor, em limites de circulação, existência, de espaços e outros. Para aprofundarmos nessa discussão, o I Colóquio Raça e Interseccionalidades é composto por duas palestras, três mesas-redondas, dois minicursos e arte. Em dois dias de evento, nos espaços da Unirio, pretendemos, assim, expandir o espaço de diálogo, compartilhando, aprimorando e construindo saberes sobre essa temática entre estudantes, docentes e comunidade em geral.