FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Exposição Multimídia O Que Queremos para o Mundo? bate recorde de público



Mais de duas mil pessoas já visitaram a Exposição Multimídia “O Que Queremos para o Mundo?”, que está em cartaz até o dia 8 de maio no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. A instalação, dedicada ao público infantil, proporciona uma experiência artística e sensorial para as crianças e suas famílias. Em cubos mágicos gigantes, as crianças podem experimentar, brincar e criar universos próprios com muita arte e tecnologia. Um convite especial à inspiração e às invenções infantis.

Ao longo do período, diversas atividades extras integram a programação da Exposição como oficinas que envolvem o audiovisual e fotografia, além do Mini Fórum sobre a relação da infância com a cidade. O material produzido nas oficinas será compartilhado no portal do projeto. A exposição é gratuita e está aberta de terça a domingo, das 12h às 18h, e às quintas, das 12h às 22h.

A Exposição Multimídia O Que Queremos para o Mundo? é patrocinada pela Gerdau via Lei de Incentivo a Cultura do Estado.

Sobre o Projeto O Que Queremos para o Mundo?
O Que Queremos para o Mundo? é um projeto de transmídia com conteúdos audiovisuais infantis para um mundo melhor, que inclui Cinema, Educativo, TV e Web. As primeiras ações do projeto foram realizadas em plataformas multimídia como a internet e dispositivos móveis, onde pessoas enviavam suas ideias para uma chamada criativa na rede (Itsnoon) e para um blog, que eram compartilhadas pelas redes sociais. Além das ações, o projeto possui uma parte educativa, por meio de oficinas em escolas e festivais ambientais e culturais. Em um segundo momento, surgiu o programa televisivo realizado para o canal infantil Gloob, da Globosat, que estreou em setembro de 2012 como inter-programação ao longo dos intervalos, exibindo em pílulas de 1 minuto e 30 segundos a história de crianças de 5 a 12 anos de todo o Brasil, que deram seus depoimentos sobre o que queriam para o mundo. A partir dessa experiência, se desenvolveu a produção do longa-metragem O Que Queremos para o Mundo - Filme, que conta a história de quatro amigas que após um trabalho de escola - com título homônimo, precisam pensar uma solução para problemas do mundo. Uma relação intrínseca está presente nesta obra: o audiovisual como instrumento para conscientização e reflexão social, que pode ser visto como um meio importante para deslocar preocupações contemporâneas, como a reinvenção da relação do humano com o meio ambiente e consigo mesmo. Esta exposição é parte do processo criativo, que segue toda a linha do projeto como um convite.

Sobre a Gerdau
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau. O MM Gerdau integra o Circuito Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.