FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 13 de maio de 2016

MM Gerdau tem programação especial durante a 14ª Semana Nacional de Museus

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal promove até o dia 31 de maio uma programação especial e gratuita em comemoração a 14ª Semana Nacional de Museus. Com o tema Museus e Paisagens, a proposta apresentada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) visa celebrar o Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18 de maio, no qual os museus brasileiros participantes desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.

A proposta dessa temática é pensar os contextos urbanos ou até localidades específicas de cidades cosmopolitas como paisagens culturais. Esses espaços urbanos abrigam pessoas com diferentes heranças culturais e que trazem influências múltiplas em termos de arquitetura, culinária, costumes, vestimentas, falares, artes, entre outros.
Dentro dessa proposta, o Educativo do MM Gerdau preparou uma série de atividades gratuitas, como dinâmicas, contação de histórias, visitas mediadas, oficinas, travessias urbanas e palestras. Para participar, os interessados devem se inscrever na recepção do Museu antes das atividades. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3516-7200 ou pelo sitewww.mmgerdau.org.br 

Programação

Visita Mediada – Museu, Praça e Circuito Liberdade
Às Terças, Quarta e Sexta, das 12h30 às 17h
Às Quinta, das 18h às 21h

A visita aborda o Circuito Liberdade enquanto paisagem cultural. O roteiro de visitação compreenderá o Museu, a Praça da Liberdade e as edificações em seu entorno.
Oficina – Uma Selfie no Museu
Dias 17, 18 e 20/05, das 12h30 às 17h

Já que a moda é ‘fazer uma selfie’, por que não fazê-la no Museu? Técnicas e dicas básicas para fotografar com celular ou tablet serão apresentadas. Dialogando com o tema proposto pelo IBRAM, os visitantes serão estimulados a olhar “pela janela”, observar o entorno do museu e desenvolver o “olhar” fotográfico para o registro de paisagens e ambientes externos. 
Observação: os participantes deverão trazer seus próprios aparelhos móveis dotados com câmera fotográfica e cabos para descarregar as fotos.
Travessia Urbana: caminhada – Da Liberdade à Boemia
Dia 18/05, às 16h

Essa atividade também traz em seu escopo a proposta de explorar a relação do Museu com a paisagem cultural onde ele está inserido. Ao (re)visitar a Rua da Bahia, pretende-se evocar memórias e estimular a vivência no espaço urbano, compreendendo a rua não só enquanto mero caminho aberto para se chegar a algum lugar, mas sendo ela, o próprio lugar onde a cidade deve ser vivenciada e experimentada. O transecto  compreendido ao longo da Rua da Bahia, entre a Praça da Liberdade e a Rua dos Guaicurus, revela signos, histórias, afetividades, permanências e desconstruções elementares da paisagem de Belo Horizonte.
O título faz referência ao documentário “Da Boemia à Liberdade”, produzido pela Rede Minas e exibido no MM Gerdau em fevereiro de 2013.
Contação de Histórias – Fantasmagorias da Metrópole
Dia 19/05, às 17h
Dia 21/05, às 16h

“Eu sou a moça fantasma; que espera na Rua do Chumbo o carro da madrugada” (Carlos Drummond de Andrade).Fantasmagorias da Metrópole busca resgatar a história de Belo Horizonte por meio de seus fantasmas, trazendo personagens históricos, como Aarão Reis, a Velha Papuda, assombrações, espíritos e aparições. Essa contação apresenta a história da construção da capital mineira, no final do século XIX, e o fim do antigo arraial do Curral del Rey.

Dinâmica – Observatório da Cidade
Dias 17, 18 e 20/05, das 12h30 às 17h

Com o uso de binóculos e lunetas, os visitantes serão estimulados a observar – das janelas, TerrAço, sacadas, escadas e elevadores panorâmicos - os contextos nos quais o MM Gerdau está inserido e, com isso, provocar reflexões sobre os elementos e as contradições que compõem tais paisagens.
Dinâmica – Andando nas Nuvens
Dias 17, 18 e 20/05, das 12h30 às 17h

Os participantes serão estimulados a caminhar pelo TerrAço do Museu, tendo como referência o céu, ao invés do chão. A partir de experiências táteis e visuais, pretende-se estimular abstrações e sensações em relação ao que os nossos olhos podem ver, mas os pés não podem alcançar.
Travessia Urbana: bicicletada – Acaba o Rio: Acaba Mundo
Dia 22/05, às 15h

Os participantes poderão participar de uma bicicletada, cujo itinerário contemplará as ruas construídas sobre leitos de antigos rios da cidade. A proposta se assemelha à Travessia Urbana ao longo da Rua da Bahia. Porém, nesse caso, tal travessia será realizada com o uso de bicicletas e ao longo de trechos do Córrego Acaba Mundo. Pretende-se, ao longo desse trajeto, discutir as transformações promovidas nas paisagens naturais pelos processos de construção da cidade, evocando uma das paisagens suprimidas por esse processo. Quais elementos paisagísticos podem nos indicar que por baixo de uma rua corre um rio?
Visita Bilíngue
De Terça a Domingo, no horário de funcionamento do Museu.

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau. O MM Gerdau integra o Circuito Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.