FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Orquestra de Ouro Preto realiza concerto no MM Gerdau


O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe no dia 15 de maio, às 11h, a apresentação da Orquestra Ouro Preto, com regência do Maestro Rodrigo Toffolo. Durante o concerto, a Orquestra Ouro Preto brindará o público com um repertório fortemente inspirado na efervescência cultural da América Latina, com obras que compreendem o universo sonoro da música brasileira e portenha. A entrada é gratuita.
A apresentação contará com a participação do bandoneonista e compositor argentino, radicado no Brasil, Rufo Herrera, que exibirá a paisagem sonora de Buenos Aires com os tangos “El Choclo”, “Libertango” e La Cumparsita. Flertando com outras paisagens sonoras, destaque ainda para “Suíte St. Paul”, de G. Holst (1874 – 1934), “Mini concerto para cordas” de Cláudio Santoro (1919 – 1989).
O concerto marca as comemorações dos 16 anos da Orquestra de Ouro Preto, que se consolidou como um berço de experimentação para jovens instrumentistas executarem o erudito com o traço do contemporâneo. Ao longo desses anos, várias conquistas marcaram a trajetória da orquestra que recebeu o Prêmio da Música Brasileira de Melhor Disco de MPB do ano 2014, pelo álbum Valencianas, feito em parceria com o músico Alceu Valença. Outros destaques são a indicação para o Grammy Latino do disco Orquestra Experimental UFOP/Ouro Preto – LATINIDADE, gravado em 2006 e lançado em 2007; o DVD “Compositores do passado e do presente”, gravado em 2005, como parte do documentário para a TV-5 francesa (exibido na Europa no ano do Brasil na França) e o CD Bandoneon, gravado e lançado em 2002, com direção de Rufo Herrera.

Um dos compromissos da Orquestra Ouro Preto é o comprometimento com a Música Brasileira. Esta prioridade se materializa, antes de tudo, face ao rico patrimônio imaterial brasileiro – a música da Escola Mineira de Compositores. Parte indissociável da história brasileira, a cidade de Ouro Preto, “Patrimônio Cultural da Humanidade”, tem sua história ligada ao esplendor do ouro no Século XVIII. A música feita nesta época é trabalho de pesquisa, restauração e execução, tarefa que a Orquestra Ouro Preto vem desenvolvendo desde sua formação.

Outra vertente da Orquestra diz respeito à execução dos clássicos estrangeiros. Obras de artistas clássicos como Albinoni, Bach, Haydn, Leroy Andersen, Tchaikovsky, entre outros, aparecem regularmente nos repertórios apresentados pelo grupo. Trabalhos com artistas populares nacionais e internacionais também é foco de interesse da Orquestra Ouro Preto. Além da parceria com o artista Alceu Valença, a Orquestra realizou parcerias com artistas importantes do cenário musical brasileiro, como Antônio Nóbrega e Fernanda Takai. Além disso, criou, no ano de 2012 e circula até hoje, com o Concerto Orquestra Ouro Preto - The Beatles, sucesso de público e crítica.

Maestro Rodrigo Toffolo
Doutorando em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Musicologia pelo Departamento de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rodrigo Toffolo é membro fundador e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto, assumindo, em 2007 a regência titular do grupo.  

Programa
Gustav Holst - Suíte St. Paul
- Jiga
- Intermezzo
- Finale
Claudio Santoro - Mini Concerto para Cordas
- Allegro Moderato
- Andante (Lento)
- Allegro (Finale)
Suíte Buenos Aires - Siglo XX
- El Choclo
- La Cumpartista
- Libertando
Bandoneon: Rufo Herrera