O 3° Congresso Internacional RESAG representa um marco na história recente da Rede de Saneamento e Abastecimento de Água - Resag, no campo do conhecimento científico, tecnológico e industrial. A sua estrutura é modular e composta por três workshops, com temas sequenciais, conectados da seguinte forma:
No primeiro dia (Workshop 1) serão tratados temas referentes ao planejamento e execução de políticas públicas relacionados com diversos aspectos de Recursos Hídricos como gestão integrada, lei das Águas, bacias hidrográficas, planos de recursos hídricos, saneamento, fornecimento e uso da água e meio ambiente, enfrentamento da crise hídrica, propiciando um panorama rico à troca de conhecimento e de experiências, em nível global.
O segundo dia estará centrado em Tecnologia (Workshop 2), quando serão debatidos programas e ações de governo nas áreas da saúde, meio ambiente, indústria e comércio, agricultura e outras, com a participação de vários ministérios, órgãos governamentais e empresariais, de forma articulada com a academia e institutos de tecnologia de diversas regiões do País, em conjunto com instituições internacionais de destaque mundial, em busca de soluções aos desafios evidenciados no dia anterior, além de outros.
Serão também apresentadas as estratégias de interação das Redes Sibratec, formadas por um grande número de laboratórios, com as MPMEs sob perspectivas da inovação, extensionismo e serviços tecnológicos. Em conjunto com o Sebrae, Finep, CNPq serão abordadas as linhas do programa internacional do Manufacturing ExtensionPartnership do NationalInstituteof Standards and Technology/EUA, que atua como suporte tecnológico às MPMEs.
Dada a importância do suporte laboratorial às tomadas de decisões relacionadas com o monitoramento e preservação de recursos hídricos, potabilidade da água, qualidade da água para uso em diferentes finalidades como agricultura, indústria farmacêutica, alimentícia e outros, no terceiro dia (Workshop 3), o tema central estará direcionado à Qualidade, compreendendo as diferentes funções da metrologia, acreditação, normalização, com ênfase em atividades e recursos que possam respaldar a obtenção de resultados de medição com a qualidade necessária.
A busca da metrologia como diferenciador tecnológico e comercial às empresas é, na verdade, uma questão de sobrevivência que não abre espaço para medições sem qualidade assegurada. Com esse enfoque, especialistas de renome nacional e internacional atualizarão e discutirão atividades relacionadas com metrologia, limites técnicos regulatórios, padrões, rastreabilidade e confiabilidade de resultados de medições laboratoriais exatas e confiáveis.
As contribuições de diferentes atores que fazem parte da condução das temáticas destacadas nesses três dias do evento, deverão resultar em orientações e recomendações relevantes a todos os envolvidos, na proposição de ações que resolvam totalmente ou minimizem situações existentes, apoiem o seu monitoramento para a preservação de recursos naturais, meio ambiente e qualidade de vida, para um posicionamento competitivo e sustentável ao País.
Os trabalhos científicos serão apresentados na forma oral e de pôster, sendo que os melhores trabalhos serão premiados. A publicação dos anais na forma de um livro impresso, ou de forma eletrônica, também está prevista. Com um viés educacional serão realizados nove minicursos, para capacitação de laboratórios e de gestores.
Data do Congresso
11 a 15 de setembro de 2017
Congresso: 13 a 15 de setembro de 2017
Cursos: 11 e 12 de setembro de 2017
Sessão de pôsteres: 13 a 15 de setembro de 2017
Exposição: estandes de expositores e patrocinadores: 13 a 15 de setembro de 2017
Local
Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDTN
Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627
Campus da UFMG - Pampulha - CEP 31270-901 - Belo Horizonte - MG