Com inscrições abertas para as mostras competitivas até o dia 1º de junho, oFestival de Cinema de Gramado, que será realizado na cidade gaúcha entre 10 e 18 de agosto, completa 40 anos em 2012. Após as contas da antiga proponente do evento terem sido bloqueadas no ano passado por denúncias de irregularidades, nesta edição, o Festival passa a ser organizado pela Prefeitura de Gramado e deve, segundo a Rosa Helena Volk, secretária de Turismo da cidade e responsável pela coordenação do evento, tornar-se mais democrático. “Queremos que essa edição seja comemorativa, não somente pelo prestígio, mas por renovar o espaço para o cinema”, disse Volk.
“O Festival está sendo organizado juntamente com as entidades do cinema; a proposta de tornar o evento mais democrático vai ao encontro das reivindicações históricas das entidades”, afirma Volk. Entre as antigas reivindicações que se tornaram as novidades da 40ª edição do Festival estão um espaço para a mostra dos curtas gaúchos noPalácio dos Festivais; ingressos mais baratos para as exibições dos longas-metragens em competição; e a premiação em dinheiro para diferentes categorias.
Parte do processo de renovação, não há mais a figura de um presidente na organização do festival; as contas e os contratos serão fiscalizados pelo Conselho Gestor de Eventos de Gramado; e o planejamento ficará a cargo da produtora UM Cultural. Os recursos serão captados por meio da Lei Rouanet – a partir da aprovação do projeto pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – e pela Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul. “Queremos que a classe cultural e a comunidade gramadense se apropriem do evento, consolidando a transparência em todo o processo”, afirma Rosa Helena Volk. “Estamos construindo um novo modelo de realização cultural para Gramado”, completa.
“As entidades estão sendo ouvidas pela organização, com participação efetiva na escolha das atrações. A possibilidade de diálogo é um símbolo desta edição comemorativa dos 40 anos”, destaca Luiz Alberto Cassol, diretor do Instituto Estadual de Cinema – Iecine. O Iecine é uma das entidades que participam da estruturação do festival, grupo do qual também fazem parte a Fundacine, aAssociação Profissional de Técnicos Cinematográficos – APTC, a Associação dos Críticos de Cinema do RS, o Sindicato da Indústria Audiovisual do RS e aCinemateca Paulo Amorim.
A secretária Rosa Helena Volk conta que, buscando democratizar o acesso aoFestival de Cinema de Gramado, foi definido que os preços dos ingressos, entre os dias 10 e 17, serão de R$ 20, com meia entrada para estudantes. “A questão do acesso também inclui a acessibilidade e, por isso, a sala de exibição é adaptada para receber cadeirantes”, disse a secretária. Outra iniciativa é a promoção do projetoEduca Vídeo, mostra de filmes produzidos por alunos das escolas municipais e sessões especiais para a rede de ensino.
Politização e tapete vermelho.
O Festival de Cinema de Gramado passou por muitas mudanças ao longo de seus 40 anos, sobrevivendo a crises econômicas e diferentes momentos do cinema nacional. Para o documentarista Silvio Tendler, que teve filmes como Jango e Os Anos JK premiados em Gramado, o festival de cinema de hoje teve seu caráter político esvaziado, tornando-se um festival de “tapete vermelho”. “Na década de 1980, o festival era absolutamente independente e politizado. Coincidiu com a campanha das Diretas Já e tinha passeata em Gramado. Era um grande festival da resistência política, que foi se esvaziando nos anos 90, com o final da Embrafilmes. Como estratégia de sobrevivência, passou a buscar ser um festival latino-americano”, conta o documentarista.
O jornalista e professor Marcos Santuario recorda que foram 40 anos ininterruptos de realização do Festival de Cinema de Gramado. “Anos de acolhimento da produção nacional e, em certo momento, da produção latino-americana. Isso, por si só já marca um valor importante e é grande motivo de celebração. Além disso, os grandes debates, encontros e processos reflexivos da produção cinematográfica, vivenciados nestas quatro décadas, também construíram sua importância. Atualmente, a nova produção do cinema brasileiro tem em Gramado um cenário respeitado e em crescimento”, avalia o jornalista.
Inscrições abertas para mostras competitivas
Estão confirmadas quatro mostras competitivas: longa-metragem brasileiro, longa-metragem estrangeiro, curta-metragem brasileiros e curta-metragem gaúchos. Podem participar das mostras competitivas longas-metragens concluídos a partir de 1º de fevereiro de 2011 e curtas-metragens concluídos a partir de 1º de agosto de 2011.
O regulamento completo e as fichas de inscrição estão disponíveis emhttp://festivaldegramado.net/site/
O regulamento completo e as fichas de inscrição estão disponíveis emhttp://festivaldegramado.net/site/
José Wilker, Rubens Ewald Filho e Marcos Santuario compõem o trio de curadores responsável por selecionar os filmes que integrarão as mostras competitivas – longas brasileiros, longas estrangeiros e curtas brasileiros. “Já há muitos inscritos, brasileiros e latinos. Hoje, não se pode dizer que há uma definição rígida quanto a estilos, apelos e linguagens. Esperamos ter no Festival filmes que dialoguem com o cinema, com o público e com seus criadores”, conta Santuario.
Durante o festival ocorre, ainda, a Mostra Especial de Cinema Gaúcho, com filmes de longa-metragem produzidos no Rio Grande do Sul; e a Mostra Panorâmica, com produções de longa-metragem brasileiras e estrangeiras que não participam da competição.
Os longas selecionados para a competição de filmes brasileiros receberão prêmio especial no valor de R$ 5 mil por sua exibição. Já os filmes selecionados para aMostra Panorâmica receberão R$ 1 mil cada. Longas estrangeiros recebem R$ 3 mil. Para os curtas brasileiros que participam da mostra competitiva, o prêmio especial será de R$ 1 mil. A lista dos selecionados para mostras competitivas e para o programa de filmes exibidos na mostra não competitiva serão divulgados até o dia 14 de julho de 2012.
Além dos prêmios especiais por exibição, prêmios em dinheiro também serão oferecidos aos vencedores de 21 categorias das mostras competitivas. Ao todo, serão R$ 350 mil em prêmios, sendo R$ 100 mil para o melhor longa-metragem nacional, R$ 100 mil para o melhor longa estrangeiro e R$ 15 mil para o melhor curta brasileiro.