Considerando que mais de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas, que apresentam sérios gargalos no setor de transportes, a necessidade de encontrar maneiras de melhorar a mobilidade urbana é crescente.
O futuro dos transportes e a mobilidade urbana permeia diferentes temas tais como adequadas condições infraestruturais, a escolha de tecnologias, e a garantia de segurança e privacidade dos usuários das novas tecnologias.
Por causa da importância do tema para o desenvolvimento do país, o Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio realizará um evento no qual serão apresentados e discutidos os principais desafios a serem enfrentados no que se refere a políticas públicas e à regulação da mobilidade urbana.
O evento contará com a presença de diferentes especialistas no tema.
PROGRAMAÇÃO
08h30 - 09h00 Inscrição de participantes
09h00 - 09h30 Abertura do evento
- Joaquim Falcão (Diretor da FGV Direito Rio)
- Silvio Meira (Professor da FGV Direito Rio)
09h30 - 10h00 Palestrante de Honra #1 - Tempo de locomoção, densidade e aplicativos de mobilidade : uma nova análise
- Marta Gonzalez (Professora Especialista em Mobilidade Urbana - Massachusetts Institute of Technology - MIT)
10h00 - 10h30 Palestrante de Honra #2 - Novos ambientes urbanos, inteligentes e compartilhados :BICICLETAS Públicas, carros elétricos e estacionamentos Inteligentes
- Angelo Leite (Presidente - Serttel)
10h30 - 10h45 Intervalo
10h45 - 12h15 Mobilidade Urbana - status e novas tendências
Carros, bicicletas, trens, ônibus e outros meios de transporte também estão cada vez mais modernos, menos poluentes, mais eficientes, e apresentam novas possibilidades. Da mesma forma, há novas tecnologias usadas noMONITORAMENTO do tráfego de automoveis, de sinais luminosos, e vagas de estacionamento nas ruas. Este painel analisará (i) como estas novas tecnologias estão melhorando a as cidades, de que forma evoluirão, (ii) quais as barreiras para que sejam colocadas em uso e/ou democratizado o uso destas novas tecnologias e quais são os conflitos que existirão entre o “status quo” e o futuro da mobilidade urbana.
- Fred Arruda (Diretor de Operações e Negócios - EMC Brasil)
- Pablo Cerdeira (Chefe do Big Data: Pensa - Sala de Idéias - Prefeitura do Rio de Janeiro)
- Marcia Casseb (Coordenadora da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis no Brasil - Banco Inter-Americano de Desenvolvimento)
- Moderador: Walter de Simoni (Oficial de Projetos - Latin American Regional Climate Initiative)
12h15 - 14h00 Intervalo
14h00 - 15h30 Desafios infraestruturais: redes sem fio
O espectro eletromagnético é um recurso limitado e distribuído para diferentes tipos de serviços, tecnologias, e atores públicos e privados. Estes variados interesses, assim como do exponencial crescimento da demanda por dados tornam a gestão do espectro desafiante. Em relação à mobilidade urbana, a utilização do espectro se relaciona com variadas tecnologias, que permitirão um maior controle do tráfego, maior segurança para os transportes, facilidades em relação ao pagamento dos transportes, entre outros benefícios. Este painel abordará (i) a disponilidade de redes móveis, assim como de espectro não-licenciado para o uso em tecnologias que terão implicações para a mobilidade urbana; (ii) desafios em relação à disponibilidade de espectro licenciado e não-licenciado.
- Geraldo Neto (Gerente Sênior de Relações Governamentais - Qualcomm)
- Ciro Biderman (Diretor do Laboratório de Mobilidade Urbana - MobiLab - SP Trans/CET)
- Cristiano Saito (Diretor de Negócios - Alstom)
- Diego Vicentin (Pesquisador - Unicamp)
- Moderadora: Nathalia Foditsch (Pesquisadora - CTS/FGV Direito Rio)
15h30 - 15h45 Intervalo
15h45 - 17h15 Regulação e novas tecnologias - Automação, Privacidade e Segurança
Novas tecnologias trazem variados benefícios, mas também trazem consigo questionamentos em relação à segurança e à privacidade. A instalação obrigatória de equipamento que inclua a função de rastreamento e/ou localização é um exemplo disso. Tanto o excesso de regras como sua inexistência podem ser barreiras ao pleno desenvolvimento da mobilidade urbana. Este painel (i) discutirá casos recentes enfrentados perante o judiciário em relação à privacidade e à proteção de dados, e reflitirá acerca da legislação, políticas públicas e da regulação vigente; e (ii) reflitirá sobre mudanças necessárias para que direitos sejam protegidos ao mesmo tempo que inovações sejam incentivadas para um melhor ecossistema da mobilidade urbana.
- Daniel Mangabeira (Direito de políticas públicas - UBER)
- Danilo Doneda (Especialista em Privacidade e Professor da UERJ)
- Marco Carnut (Diretor de Tecnologia - Tempest Security Intelligence)
- Moderadora: Marília Maciel (Pesquisadora e Coordenadora - CTS-FGV)
17h15 - 18h45 Olhando para o futuro - Discussão acerca das principais áreas de pesquisa que impulsionarão o desenvolvimento dos transportes no Brasil.
- Silvio Meira (Professor da FGV Direito Rio)
- Alexandre Evsukoff (Professor - Coppe/UFRJ )
- Marta Gonzalez (Professora Especialista em Mobilidade Urbana - MIT)
- Lycia Lima (Pesquisadora da área de transporte inteligente no centro de politica e economia de setor publico da EAESP- FGV)
- Moderadora: Vanderleia Radaelli ( Especialista do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID)
Local:
Sede FGV - Praia de Botafogo, 190 - 8° andar (Hall)