FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 7 de novembro de 2015

Centro de Saúde promove oficinas incentivadoras da alimentação saudável


Capacitar moradores do território de Manguinhos para a preparação de alimentos, sob o referencial da alimentação saudável, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida e saúde como uma estratégia para promoção da segurança alimentar e nutricional é o principal objetivo do projeto Laboratório Culinário de Manguinhos, desenvolvido pela equipe de nutrição do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) em parceria com docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), profissionais da Clínica Victor Valla e das Equipes de Estratégia de Saúde da Família de Manguinhos, inseridas no programa Saúde na Escola.

A medida fortalece a intersetorialidade necessária à promoção da saúde, além da segurança alimentar e nutricional e proporciona a aproximação dos profissionais da Atenção Básica dos conceitos de alimentação saudável, contribuindo para que estas ações ocorram continuamente no território. Segundo a organização do projeto será realizada busca ativa de adolescentes com excesso de peso nas escolas para encaminhamento para atendimento na Estratégia de Saúde da Família. Assim, será feito contato com os responsáveis pelos adolescentes para explicação sobre a ação, além do questionamento quanto à permissão da participação do seu filho na ação. Os familiares também serão convidados para participarem da ação.

As oficinas são desenvolvida para os adolescentes e seus familiares, por meio de atividades teórico-práticas, realizadas por profissionais do Centro de Saúde em parceria com docentes e discentes dos cursos de Graduação em Gastronomia e Nutrição do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC/UFRJ).

As atividades acontecem na cozinha modelo industrial - laboratório culinário -, instalada no Centro de Referência da Juventude, localizado na Comunidade. Cada oficina será precedida de uma roda de conversa com as crianças e adolescentes e as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para discussão sobre dúvidas e curiosidades sobre alimentação. A partir das necessidades levantadas na conversa serão elaborados programas de atividades, para o atendimento à demanda identificada e às necessidades do público alvo.

Parceria para a promoção da saúde

A aproximação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialmente de professores e estudantes dos cursos de graduação em Gastronomia e Nutrição, com comunidades de elevada vulnerabilidade social, contribui com a democratização dos saberes e fazeres gastronômico e nutricional. O incentivo da prática da arte culinária vai de encontro ao referencial da humanização e do princípio da integralidade em saúde, bem como fortalece as diretrizes das Políticas no campo da Alimentação e Nutrição.