A Galeria Gustavo Schnnor e o Salão 1 do Centro Cultural da UERJ receberão a exposição artística de temática indígena Reflexos da Ancestralidade, promovida pelo Departamento Cultural da Universidade. A abertura da mostra ocorre no dia 2 de abril, segunda-feira, às 18h30, e a visitação se estende até o dia 30 deste mesmo mês.
A exposição contemplará obras dos artistas plásticos Jaider Esbell, natural de Roraima, e Uziel Guainê, da Amazônia. O primeiro, indígena das etnias Macuxi e Wapixana, nasceu no município de Normandia e atualmente reside na cidade de Boa Vista. Busca ilustrar em suas obras a essência do viver nativo, tendo reconhecimento também por sua atuação na literatura.
Já o segundo faz parte do povo indígena Maraguá. Nasceu em Nova Olinda e atua como ilustrador, paisagista, escultor em argila e palestrante, além de trabalhar na área da saúde de sua comunidade.
A vida e a cultura indígena estão presentes nos Reflexos da Ancestralidade, como formas de expressão do legado transmitido por seus antepassados. Misturando sentidos e a própria história, Jaider e Uziel se propuseram a transportar para telas de pintura a óleo o olhar ancestral transfigurado e atualizado da tradição indígena, advindo do tempo imemorial com seus reflexos ancestrais.
Exposição Reflexos da Ancestralidade
Local: Galeria Gustavo Schnoor e Salão I – Centro Cultural da UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
Tel.: (21) 2334-0728 / 0114
Abertura: 2 de abril, segunda-feira, às 18h30
Visitação: 2 de abril a 30 de abril de 2012
De: segunda a sexta, das 9h às 20h
ENTRADA FRANCA