FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Artigos: Brinquedoteca



Conhecidas no Brasil como brinquedotecas, estas instituições possuem diversas coleções de jogos e brinquedos. Todas são organizadas para serem utilizadas de forma gratuita por qualquer pessoa. A maioria dos visitantes costuma ser de crianças e adolescentes, mas muitos adultos também costumam frequentá-las para relembrarem os bons momentos da infância.

Muitas escolas mantém espaços com jogos e brinquedos educacionais. Desta forma retém os alunos e podem ensiná-los de maneira pedagógica e divertida. Os objetivos de professores e outros profissinais da educação ao utilizarem as brinquedotecas como um local de ensino são de proporcionar a interação entre os alunos, aprimorar a coordenação motora e ensinar de uma forma irreverente e menos maçante do que nas salas de aula tradicionais.

Entre os inúmeros brinquedos e jogos utilizados pelas brinquedotecas, os mais procurados pelas crianças são: Gamão, Xadrez, Damas, Ludo, Go, Dominó, Jogo de dados, Banco Imobiliário, Futebol de Botão, Barbie, Bola, Ursinho de pelúcia, Carrinho de madeira ou metal, Cata-ventos, Palavra cruzada e peças de montar.

As caractéristicas de uma brinquedoteca são geralmente as mesmas. Algumas são apenas um espaço com brinquedos e jogos, já outras são um verdadeiro espaço do “faz de conta”, com ambientes planejados para estimular a criatividade de crianças e adolescente, além de valorizarem um período em que todos necessitam de extremo cuidado e atenção: a infância.

Os principais objetivos dos educadores que organizam, planejam e mantém as brinquedotecas são: valorizar a infância com atividades lúdicas que criem laços e amizades, estimular a partilha dos brinquedos entre os usuários, desvincular a diversão do valor monetário existente nos brinquedos e dar oportunidade a crianças de todas as classes sociais.

Fora estes aspectos, as brinquedotecas ainda tem um papel importante para a sociedade. São uma forma ecológica para o reaproveitamento de materiais. As pessoas que não sabem o que fazer com brinquedos velhos, ao invés de jogá-los no lixo, podem doá-los a estas instituições. Desta forma, colaboram para a preservação do meio ambiente e também da educação.

Dentro de uma brinquedoteca, crianças e adolescentes utilizam estas doações para atividades lúdicas, que acabam por ajudá-las a representar seu mundo interior através dos brinquedos. Segundo alguns estudos realizados, a melhor forma para que uma criança desenvolva-se de forma saudável são as brincadeiras e atividades livres, o ato de criar, de flutuar no faz-de-conta representando seus desejos e a sua realidade.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brinquedoteca
http://www.fiamfaam.br/MOMENTO/?pg=leitura&id=2008&cat=0
http://www.brinquedoteca.org.br/si/site