A Sociologia das histórias em quadrinhos assume hoje um papel mais significativo no campo das Ciências Sociais, pois esta manifestação cultural é alvo de consumo de um grupo cada vez maior de leitores. Assim, como todo evento de alcance social, elas se tornaram um instrumento de investigações sociológicas e de outras esferas científicas.
Os quadrinhos compõem um objeto de pesquisas das sociologias especiais, as quais se valem de escopos teóricos e metodologias típicas da Sociologia Geral para enfocarem temas sociais de caráter mais exclusivo, como a religião, a educação, as artes, entre outros campos. Embora esta disciplina específica seja uma das menos estruturadas entre as demais, ela já tem a seu dispor recursos advindos de outras áreas e interpretações, o que possibilita o crescimento das produções nesta esfera da sociologia.
Nos tempos modernos as histórias em quadrinhos evoluíram das tiras publicadas nos jornais impressos para uma produção mais requintada que atinge não somente o espectro infanto-juvenil da sociedade, mas também o leitor adulto. Portanto, pode-se afirmar que elas tomaram conta de uma coletividade mais ampla e se diversificaram, tornando-se inclusive mais complexas.
Um dos primeiros autores a ganhar importância nestes estudos foi o francês Jacques Marny ao lançar sua obra Sociologia das Histórias aos Quadradinhos. No território brasileiro destaca-se o sociólogo Nildo Viana com seu livro Heróis e Super-heróis no mundo dos quadrinhos, no qual investiga o que ele chama de gênero da ‘superaventura’, procurando pinçar nas HQ seus valores preponderantes.
Ele desenvolve a concepção de axiologia, vertente filosófica que se dedica à compreensão dos valores, e ao mesmo tempo confere um novo significado ao conceito junguiano de inconsciente coletivo. Vários estudos monográficos e teses sobre personagens específicos também contribuem para amplificar as pesquisas brasileiras.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Axiologia
http://sociologiacienciaevida.uol.com.br/ESSO/Edicoes/18/artigo98209-1.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia_especial
http://pt.wikipedia.org/wiki/Axiologia
http://sociologiacienciaevida.uol.com.br/ESSO/Edicoes/18/artigo98209-1.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia_especial