NOW - Seminário Internacional de Cultura e Juventude reunirá jovens de periferias de diversos países
Os encontros, que acontecerão de 2 a 4/10, pretendem reforçar a internacionalização da cultura carioca
| |
Juventude e cultura. Dois pilares fundamentais para pensar em ideias que se desdobrem em ações positivas para as cidades. Com o objetivo de fomentar e incentivar essa prática, o Seminário Internacional de Cultura e Juventude- NOW - convida jovens agentes transformadores de diversos países para debater o assunto. Os encontros acontecerão de 2 a 4 de outubro e a entrada é gratuita, mediante inscrição pelo telefone 2224-5102. O evento, realizado pela Agência de Redes para Juventude, visa a estimular as futuras gerações a pensar em projetos em prol de seus territórios. A Agência se utiliza desses princípios desde 2011 e atua nas comunidades, periferias e subúrbios o Rio. A metodologia usada por centenas de jovens já rendeu mais de 60 projetos e está atravessando continentes. Hoje, a Agência tem uma sede em Londres e parcerias nas cidades de Manchester e Vitória (ES) e com as faculdades Stanford e Queen Mary University of London. Para Marcus Faustini, idealizador da Agência de Redes para Juventude, o objetivo do Seminário é dar clareza sobre os conceitos que permeiam as práticas internacionais de juventude e cultura, assim como trocar práticas e ideias. "Práticas de juventude e cultura são um fenômeno no mundo todo. Impossível ignorar um dos melhores aspectos da arte contemporânea", acrescenta Faustini. Na sexta-feira (2), às 18h, a abertura do evento será na Lapa. Os convidados serão Eduardo Paes (prefeito do Rio), Marcelo Calero (Secretário Municipal de Cultura), Suzie Henderson (Contact Theatre- Manchester), Liz Moreton (Battersea Arts Centre), Morag Elizabeth Shiach (Diretora de Creative works Londres), Paul Heritage (People Palace Projet), Marcus Faustini (idealizador da Agência), Veruska Delfino e Ana Paula Lisboa (coordenadoras da Agência). Na ocasião, será lançado o novo ciclo de intercâmbio Brasil/Inglaterra da Agência de Redes para Juventude e as novas ações e impactos de 15 projetos da Agência serão apresentados. No sábado, a Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, receberá diversas mesas de debates a partir das 9h30 até as 15h. A abertura terá o tema "450 Rios, 450 jovens - juventude popular e cultura no centro dos direitos e desenvolvimento do futuro da cidade". Os temas tempo livre x tempo ocupado, renda x emprego, linguagens e formas de se organizar também serão debatidos na parte da manhã. Às 13h o Grupo Antiéticos fará um show. Após a apresentação a mesa seguirá com o tema "Rio Global-intercâmbios de cultura e juventude". No domingo (4), no Espaço Central, uma banca irá definir os projetos que farão parte do novo ciclo da Agência. Às 17h, haverá o encerramento e a premiação de 75 mil reais para os projetos vencedores. PROGRAMAÇÃO COMPLETA: 2 de outubro - Sexta-feira 18h - Lançamento do novo ciclo de intercâmbio Brasil/Inglaterra da Agência de Redes para Juventude. Convidados: Eduardo Paes (prefeito do Rio), Marcelo Calero (Secretário Municipal de Cultura), Suzie Henderson (Contact Theatre- Manchester), Liz Moreton (Battersea Arts Centre), Morag Elizabeth Shiach (Diretora de Creative works Londres) Paul Heritage (People Palace Projet), Marcus Faustini (idealizador da Agência), Veruska Delfino e Ana Paula Lisboa (coordenadoras da Agência). 19h-Apresentação das novas ações e impactos de 15 projetos criados por jovens de favelas apoiados pela Agência de Redes para Juventude. 3 de outubro - Sábado 9h30- Mesa de debate "450 rios, 450 jovens - juventude popular e cultura no centro dos direitos e desenvolvimento do futuro da cidade" 10h30- Mesas de trabalho: Jovens e cultura-tempo livre ou tempo ocupado? Jovens e cultura- renda ou emprego? Jovens e cultura- linguagens e formas de se organizar 12h- almoço 13h- show do Grupo Antiéticos 14h- Mesa "Rio Global- intercâmbios de cultura e juventude" 15h- Mesas de trabalho: Intercâmbio e redes para desenvolvimento pessoal Intercâmbio e redes para mudar o mundo Intercâmbio e redes para o lugar de ação 4 de outubro - Domingo 9h30- "Adolescentes populares com potência jovem" 11h- Banca de avaliação de projetos que receberão novos apoios da Agência de Redes para Juventude 17h- Encerramento e premiação SOBRE OS CONVIDADOS: Morag Elizabeth Shiach Morag Shiach é Professora de História Cultural na Escola de Inglês e Drama, Vice- Diretora e membro da comissão executiva da Queen Mary com responsabilidade pelas oito escolas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, e também Diretora de Creative works Londres. Creative works Londres trabalha para reunir pesquisadores em artes e humanidades com as indústrias culturais e criativas. Shiach estudou Drama e Filosofia na Universidade de Glasgow, em seguida, foi para a Universidade McGill, em Montreal para fazer um mestrado em Comunicações. Finalmente, ela fez um Ph.D. na Universidade de Cambridge ter Raymond Williams como orientador de doutorado, e sua pesquisa analisou algumas questões históricas e teóricas associadas ao conceito de "cultura popular". Suzie Henderson Chefe de Desenvolvimento Criativo do Contact Theatre. Desde 2007 Suzie coordena a equipe de Desenvolvimento Criativo que trabalha o programa artístico de formaparticipativa. Suzie também liderao projeto em desenvolvimento com a Agência de Redes para Juventude, em parceria com Battersea Arts Centre, Peoples Palace Projects e o artista brasileiro e líder cultural Marcus Faustini. Benjamin Fogarty Benjamin Fogarty é doutorando em Antropologia pela Universidade de Princeton, em parceria com o Museu Nacional/UFRJ. Sua pesquisa trata das formas através das quais as drogas contribuem para a identidade da chamada "nova classe C." Tendo em vista o ditado popular "mente vazia, oficina do diabo," a pesquisa foca em pedagogias de prevenção. Liz Moreton Liz Moreton é produtora do Battersea Arts Centre, em Londres, um dos teatros mais influentes do Reino Unido. Liz tem uma vasta experiência que combina a produção de teatros premiados e desenvolvimento inovador que utiliza as artes como forma de catalisar mudanças sociais positivas. Essa visão estratégia tem um enorme impacto no Reino Unido e tem inspirado outras instituições culturais em todo o mundo. Liz fundou vários programas e iniciativas que desenvolvem a liderança dos jovens e a Agência de Redes para Juventude é uma parceira nesse desenvolvimento. SOBRE A AGÊNCIA DE REDES PARA JUVENTUDE: Idealizada por Marcus Vinícius Faustini, a Agência foi criada em 2011 e já teve mais de 60 projetos desenvolvidos e coordenados por jovens a partir da sua metodologia. Em 2012, a parceria da Agência foi premiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, em Londres. O histórico de ativismo e a experiência da Agência renderam a Faustini o Prêmio Faz Diferença 2012, do jornal O Globo. A Agência de Redes para Juventude, uma metodologia que estimula jovens de comunidades, periferias e subúrbios do Rio de Janeiro a criar projetos em prol de seus territórios, apresenta mais uma oportunidade para alavancar os projetos criados na área de cultura, esporte, sustentabilidade, saúde, entre outras áreas, a partir de sua metodologia. Com patrocínio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura, o programa proporciona ao jovem de periferia conexões e ferramentas para que possam atuar como agente transformador de seu território. Durante o processo, o participante mapeia territórios, busca parceiros e organiza as ferramentas disponíveis para que possa concretizar sua ideia pensando arte, cultura digital e a cidade no contexto do seu território e de sua vida. Ao fim de cada ciclo alguns projetos são selecionados e contemplados com uma verba de R$10 mil para desenvolvimento e implementação. Serviço: NOW- Seminário Internacional de Cultura e Juventude Datas: 2, 3 e 4 de outubro (sexta a domingo) Inscrições pelo telefone 3518-4243. Entrada gratuita Locais: Sexta, às 18h, na Lapa (Rua Teotônio Regadas, 26, sala 101) Sábado, a partir das 9h30, na Arena Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio, s/nº, Pavuna) Domingo, a partir das 9h30, no Espaço Central (Rua Benedito Hipólito, nº1) |
FOTOGRAFIAS
AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1
UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).