FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Espaço do Conhecimento UFMG recebe intervenções interativas na programação do Eletronika


Festival que acontece entre 7 e 13 de outubro terá foco em arte, música e tecnologia

Entre 7 e 13 de Outubro, a cena cultural de Belo Horizonte será movimentada  pelo Festival Eletronika. A programação, realizada pela Malab Produções, é gratuita e vai ocupar alguns dos espaços do Circuito Cultural Praça da Liberdade, tendo como foco a experimentação da cultura contemporânea em suas diferentes formas. O Espaço do Conhecimento UFMG receberá nos dias 9, 10 e 11 de outubro atrações audiovisuais que convidam o público a interagir em tempo real com a fachada do museu, através do uso de smartphones.
Saiba mais sobre as atrações:
‘SOCKET SCREEN’ - Rafael Marchetti E Rachel Rosalen
9/10 (Sexta) a partir das 19h
Nessa instalação audiovisual interativa, os passantes da Praça da Liberdade poderão digitar palavras em seus smartphones e um aplicativo online buscará imagens na internet que estejam ligadas às palavras escolhidas. As imagens encontradas serão projetadas na Fachada do museu em tempo real. 
Longe do Teclado’ - Caio Fazolin
10 e 11/10 (Sábado e Domingo), das 20h às 21h30
Uma instalação audiovisual interativa e generativa, onde o público poderá, por meio de seus smartphones, criar e interferir nas imagens e no som. A instalação capta fotos e textos das redes sociais associadas a hashtags específicas e transforma em som e imagem, tudo em tempo real. A interação do público é essencial para o funcionamento da obra , de simples espectador, o público se torna agente ativo da criação artística. Longe do teclado é uma referência à sigla da língua inglesa AFK (away from keyboard) muito utilizada nos chats online para dizer que o usuário não se encontra conectado no momento, mas sim desfrutando o "mundo real".
Sobre o Festival
Com curadoria de Lucas Bambozzi, Natacha Rena, Chico Dub e Marcos Boffa, o Eletronika irá se desdobrar em diferentes espaços do Circuito Cultural Praça da Liberdade, com os eventos Festival Eletronika, Cidade Eletronika, Fórum Eletronika e o Festa das Luzes. Cada um dos eventos que compõem o Eletronika aborda uma temática diferenciada, tendo como elo as novas abordagens que passam pela tecnologia. No evento “Cidade Eletronika”, a ocupação dos espaços públicos e a tecnopolítica são temas de palestras, oficinas e performances, com destaque para nomes como o do pesquisador Antonio Lafuente e o ativista espanhol Javier Toret; já, no “Fórum Eletronika”, os debates, painéis e workshop terão tom descontraído, englobando a reflexão sobre o universo eletrônico-digital e exposições; o “Festival Eletronika” mantém sua pegada tradicional, com foco na música experimental e intercâmbio artístico, indo da cena Paraíba à Colombiana; e ainda a “Festas das Luzes” que será uma atração para toda a cidade através de projeções audiovisuais – vídeo mapping - em locais não usuais, com direção artística de Henrique Roscoe.

Programação
O evento, que já passou por diversos locais da cidade, geralmente utilizando espaços indoor, agora se volta para a ocupação da cidade em um espaço público, a Praça da Liberdade, e contará também com programação outdoor. Outra novidade da edição é o Eletronika Kids, que terá atrações infantis no dia 12 de outubro. Saiba mais sobre a programação completa do Festival em:  http://www.eletronika.com.br/

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e da DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.