FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 6 de outubro de 2015

UrbanTec Brasil 2015 discute inovações tecnológicas e sociais para as cidades do futuro

Autoridades e especialistas brasileiros e internacionais se reuniram, nos dias 1º e 2 de outubro, no Centro Cultural da FGV, no Rio de Janeiro, para a conferência UrbanTec Brasil 2015. Com o tema “Soluções inteligentes para cidades melhores", o evento foi realizado pela FGV em parceria com a Koelnmesse, e organizado e planejado pela FGV Projetos.
Cerca de 800 pessoas participaram das discussões sobre como inovações tecnológicas e sociais podem ser usadas para projetar as grandes cidades modernas do futuro. A conferência tratou, sobretudo, de produtos e abordagens que visam resolver os desafios da urbanização, o que envolve, por exemplo, eficiência energética, mobilidade e gerenciamento de resíduos. Segundo o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, “o Brasil está no momento ideal para pensar em suas cidades, já que atingiu o nível de urbanismo dos países mais desenvolvidos do mundo e tem muito a se beneficiar com soluções tecnológicas”. Durante a conferência, o presidente da FGV recebeu, do prefeito de Colônia, Jürgen Roters, o título de embaixador econômico da cidade.
Gerald Bose, presidente e diretor executivo da  Koelmesse GmbH, expressou sua satisfação de estar presente no encontro. “A ideia de oferecer aos formuladores de políticas públicas uma plataforma customizada às suas necessidades especiais, com a UrbanTec Brasil, foi um sucesso total. O evento contribuiu de maneira decisiva para intensificar relações de comércio e conhecimento entre Brasil e Alemanha”, afirmou.
A conferência contou com o apoio de diversas organizações, como: o Banco Europeu de Investimentos (EIB); o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); o Grupo KfW, formado pelo Banco de Desenvolvimento KfW, DEG e pelo Banco KfW IPEX; o Itaú Unibanco Banco Múltiplo S.A.; a AVG Abfallentsorgungs- und Verwertungsgesellschaft mbH; a TÜV Rheinland AG / TÜV Rheinland do Brasil Holding Ltda.; a Doppelmayr Brasil Sistemas de Transporte Ltda.; e a Prefeitura da Cidade de Colônia.
Soluções concretas
Além de fórum de discussão, a UrbanTec Brasil 2015 foi idealizada para ser uma plataforma de desenvolvimento de projetos concretos, que resultassem em efetiva transformação de espaços urbanos e, consequentemente, da vida dos brasileiros. Levando em consideração os principais temas relacionados aos desafios urbanos, a UrbanTec Brasil 2015 trouxe aos participantes  a possibilidade de tratar e debater questões importantes que envolvem soluções tecnológicas para os setores da construção civil, de mobilidade & logística e de informação & comunicação.
Diversas atividades paralelas de difusão de conhecimento foram realizadas, como Master Classes, em parceria com a Escola Politécnica da UFRJ, e o Matchmaking – encontros entre patrocinadores e gestores públicos para estabelecer parcerias para o desenvolvimento de projetos.
Governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão dividiu a sessão de abertura com os presidentes da FGV e da Koelnmesse, ao lado do presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), Werner Hoyer. Também estiveram presentes na mesa o prefeito da cidade de Colônia, Jürgen Roters; o vice-governador do Estado do Rio de Janeiro e vice-presidente da FGV, Francisco Dornelles; o coordenador de relações internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, Laudemar Aguiar; e o diretor da FGV Projetos, Cesar Cunha Campos, que entregou aos participantes a última edição da publicação “Cadernos FGV Projetos: Cidades inteligentes e mobilidade urbana”.
Após a sessão, Hoyer e Pezão se reuniram para discutir estratégias de planejamento, gestão e investimento para o Estado do Rio de Janeiro, sobretudo nas áreas de saneamento – programa de despoluição da Baía de Guanabara – e mobilidade – linhas 2 e 3 do metrô.
Além disso, na sequência da abertura do segundo dia de conferência, as prefeituras do Rio de Janeiro e de Colônia, cidades-irmãs desde 2012, por meio dos presidentes da Comlurb e da AVG, assinaram um acordo de intercâmbio de conhecimento e tecnologia para tratamento e aproveitamento de resíduos sólidos no Rio de Janeiro.
O evento também contou com a participação efetiva de diretores e especialistas de diversas unidades da FGV, como mediadores e palestrantes. Os vídeos da UrbanTec Brasil 2015 podem ser acessados no canal do YouTubeda FGV.