O etnomarketing na prática visa conhecer e compreender os consumidores, conquistar e mantê-los pelo próprio conhecimento. Este conhecimento está relacionado ao hábito de consumo inerente a um grupo de pessoas.
Utiliza ferramentas da antropologia, como a etnografia, para conhecer o motivo da escolha por um produto e como e quando o mesmo é utilizado pelo consumidor. Os estudos de mercado utiliza essa ferramenta constantemente em determinados segmentos.
A etnografia em marketing visa mitigar os problemas e incompatibilidades que um produto e serviços possua perante as necessidades e desejos de seu público-alvo. Permite um amplo conhecimento dos bloqueios ou acepções culturais que interajam de alguma forma com o produto no contexto social.
Estes estudos quando efetuados pelo departamento de marketing, exigem um longo tempo de pesquisa e análise dos dados obtidos, gerando dados mais precisos dos grupos de consumidores que uma empresa pretende conquistar.
O etnomarketing busca enxergar a força simbólica que há entre produto e consumidor, se a fórmula e embalagem se adequam ao estilo de uso de cada pessoa, possibilitando maximizar as melhorias do produto.
Fontes:
http://www.etnomarketing.com.br/intro.htm
http://monografiasalpha.wordpress.com/2008/02/20/o-etnomarketing-conceitos-tema-de-monografia-e-tcc-de-marketing/
http://www.etnomarketing.com.br/intro.htm