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sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Workshop - Prospectiva Estratégica - O futuro em ação 2015

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REINVENÇÃO REFLEXÃO CONEXÃO AÇÃO
Conheça as mais inovadoras ferramentas e conceitos de planejamento e inovação através dos fundamentos e das técnicas da Prospectiva Estratégica!
Reinvente o seu planejamento e fortaleça o seu tônus inovador com a futurista Rosa Alegria!
A QUEM ESSE WORKSHOP SE DESTINA
CEO’s, profissionais que trabalham com desenvolvimento organizacional, planejamento, gerentes de produto, pesquisadores e analistas de mercado, profissionais de marketing, comunicadores, agentes sociais, técnicos de criatividade e inovação, entre outras atividades que requerem o “pensar além” serão exercitados em metodologias de vanguarda.
O que é Prospectiva Estratégica?
Vem do inglês “strategic foresight” – uma disciplina relativamente nova, que teve base científica nos EUA (na década de 60) e na Europa (França e Inglaterra) nos anos 70 e hoje representa a vanguarda do planejamento estratégico aplicado a empresas, organizações estatais e até indivíduos que hoje estejam planejando seu próprio futuro pessoal.
É uma prática que possibilita ampliar o olhar sobre a realidade em três direções:
Longitudinal (com maior profundidade através de processos analíticos)
Latitudinal (com maior amplitude de várias dimensões: econômica, tecnológica, ecológica, demográfica, cultural, social, tecnológica e política)
Temporal (com maior extensão do tempo – além do tradicional curto e médio prazo, se estende até o longo prazo).
Essa amplitude do olhar sobre a realidade em que se encontra a organização traz um repertório imenso de ideias e possibilidades para inovar e mudar na direção mais adequada; além de responder aos desafios atuais, o grande benefício de se aplicar a Prospectiva Estratégica é o de se capacitar a antecipar-se aos desafios e às próprias mudanças.
Trazendo aqui uma metáfora: no planejamento tradicional, olha-se muito pelo retrovisor, percorre-se o passado, o histórico da empresa, o comportamento das vendas, entre outras questões. No planejamento prospectivo, também se utiliza o farol de milha, aquele que possibilita enxergar de antemão os perigos da estrada (as adversidades do mercado) e também os caminhos ensolarados e floridos (as oportunidades de crescimento e inovação) que iremos encontrar adiante.
Incluídos na inscrição:
  • apostila impressa e em pen-drive com vídeos
  • exercícios e os conteúdos dos 2 dias
  • lanche da manhã e lanche da tarde

Oi e Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ firmam parceria para o lançamento de jogo de negócios

A Oi e a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ firmam parceria para o lançamento do Empreendedores – o Jogo de Negócios. A iniciativa educacional é uma simulação de situações de análise e gerenciamento do universo corporativo. O jogo acontece num ambiente virtual e com uma grande variedade de situações de negócio, cabendo ao participante analisar as opções disponíveis e tomar decisões para obter os melhores resultados de sua empresa fictícia. Os participantes têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades para atuar no mercado de trabalho e concorrer a uma viagem internacional para ampliar sua capacitação e ainda tem a chance de trabalhar na Oi.
O jogo foi desenvolvido pela Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ e, em parceria com a Oi, será aplicado pelo núcleo de jogos da Incubadora. O núcleo de competições da Incubadora é focado no desenvolvimento de jogos de negócios com características que simulam situações empresariais reais para promover a aprendizagem através da experiência. Os jogos desenvolvidos pelo núcleo permitem que futuros empreendedores vivenciem as decisões enfrentadas pela equipe gestora de uma pequena ou média empresa, sentindo as emoções e incertezas de um disputado mercado.
A participação é aberta para todos os interessados, que podem competir em grupo - jovens universitários, empreendedores, futuros empreendedores, colaboradores de empresas, empresários, etc – que tenham interesse em ampliar e avaliar o seu conhecimento sobre o mundo dos negócios. “A Oi mantém em sua estratégia o desenvolvimento de projetos inovadores de disseminação do conhecimento. O Empreendedores reforça o DNA de inovação da companhia. A parceria com a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ não só contribui com a expertise dessa renomada instituição, como também chancela o projeto”, afirma Abel Camargo, diretor de Inovação e Novos Negócios da Oi.
“O tema empreendedorismo interessa, cada vez mais, ao jovem brasileiro de todas as formações acadêmicas. No entanto, a grande maioria deles não teve oportunidade de viver essa experiência. Nosso objetivo, com esta ferramenta, é justamente incentivar esta cultura empreendedora e auxiliar estes jovens que visam transformar em carreira a condução de uma empresa”, diz Mauricio Guedes, coordenador da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ e diretor do Parque Tecnológico da UFRJ.
Como Funciona
O grupo cria uma empresa fictícia no ambiente do jogo de acordo com as opções disponíveis. Em seguida, toma decisões de gerenciamento, pensando nas estratégias de marketing, finanças, gestão de pessoas, produção e inovação, analisando os concorrentes e o mercado em determinadas condições econômicas. A cada rodada é preciso tomar uma nova decisão. Cada resultado leva a situações que exigem novas resoluções, exatamente como acontece no mundo real.
A Capacitação
O jogo é uma plataforma de capacitação, que incentiva a prática de conhecimentos. O participante processa informações, habilidades e atitudes, articulando as dimensões cognitivas, afetivas e comportamentais enquanto encara as simulações empresariais do jogo. Para auxiliar no processo de capacitação, o jogo disponibiliza ferramentas e conteúdos sobre os diversos aspectos envolvidos na gestão de negócios.
Como Participar
Os interessados devem se cadastrar pelo site www.oiempreendedores.com.br e pagar uma taxa de R$ 30,00 para receber a chave de ativação de sua inscrição, até o dia 19 de março. Clientes do plano de telefonia móvel Oi Galera pagam valor promocional de R$ 10,00. A partir daí, o participante recebe seu acesso ao jogo na área restrita do site, onde também pode tirar suas dúvidas, visualizar os próximos passos do cronograma e os avisos importantes. A inscrição pode ser feita em equipes de dois até cinco participantes. Ao começar a competição, o jogador recebe um aviso por e-mail para iniciar a competição e deve respeitar o cronograma estabelecido. O jogo é dividido em fases e será iniciado em abril de 2015. Cada uma tem um critério de classificação próprio.
Os Benefícios
Os participantes aprendem a usar ferramentas de apoio à decisão, tanto quantitativas como analíticas; conhecem o processo de gestão em várias áreas de uma empresa e as relações entre elas no processo de tomada de decisão; obtêm experiência em avaliação de resultados e desempenho e em situações de negócios que podem se repetir no mundo real; ganham habilidade de planejar estratégias de negócio; adquirem visão de longo prazo na gestão de uma empresa.
Prêmio
Além de se preparar para o futuro e desenvolver suas habilidades empreendedoras, os participantes concorrem a uma viagem internacional para estender sua capacitação, com visitas técnicas a centros de referência em empreendedorismo e atividades de desenvolvimento como workshops e palestras focadas em inovação.
Sobre a Oi
A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura e a maior rede wi-fi do Brasil. A Oi está presente em todo o território nacional e é a empresa que tem a maior capilaridade de rede do Brasil, chegando às áreas remotas do país e promovendo a inclusão digital da população.
Em setembro de 2014, a empresa possuía, no Brasil, 75 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs), dos quais cerca de 49 milhões estavam no segmento Móvel Pessoal, 18 milhões no segmento Residencial, 8 milhões no segmento Corporativo. Atualmente, a Oi conta com mais de 1 milhão de hotspots da rede Oi WiFi em todo o Brasil.
A companhia integra pelo quinto ano consecutivo, a carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&F Bovespa e, desde 2013, faz parte da carteira do índice Dow Jones Sustainability Indices, na categoria Mercados Emergentes.
A Oi, por meio de seu instituto de responsabilidade social, o Oi Futuro, apoia projetos nas áreas de educação, sustentabilidade, esporte e cultura, através de leis de incentivo, com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. A Oi é uma das maiores patrocinadoras da cultura no país e busca gerar oportunidades para projetos de todas as regiões do Brasil.
Sobre a Incubadora de Empresas da Coppe UFRJ
Fundada em 1994, a Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ é um ambiente especialmente projetado para estimular a criação de novas empresas baseadas no conhecimento tecnológico gerado em grupos de pesquisas localizados na UFRJ. Atualmente, 26 empresas estão instaladas na Incubadora, que já formou outras 51 companhias que hoje estão no mercado. A atuação da Incubadora da COPPE UFRJ está focada principalmente nas áreas de Petróleo e Gás, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia da Informação. Os empreendedores recebem orientação empresarial especializada nas áreas de marketing, finanças, jurídica, contábil, comunicação e desenvolvimento pessoal. Esse acompanhamento permite que os empresários gerenciem melhor seus negócios e direcionem o foco no mercado em que atuam.
Para mais informações, acesse www.oi.com.brwww.oi.com.br/ri e www.oifuturo.org.br.

2ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira

A 2ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que acontecerá de 09 a 15 de março de 2015, é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e divulgar as ações educacionais que serão realizadas nesta edição do evento.
Reunindo iniciativas gratuitas sobre temas como planejamento e orçamento familiar, investimentos, previdência,seguros, entre outros, a ação conta com o envolvimento da CNseg na organização, além de outros representantes da sociedade civil e do setor público, como: Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Superintendência de Seguros Privados, Ministério da Justiça, Ministério da Previdência Social, Ministério da Educação e Ministério da Fazenda, ANBIMA, BMF&Bovespa e FEBRABAN.
Este ano, o foco da Semana é a a “educação financeira nas escolas”, mas serão aceitas iniciativas com temáticas diversas para serem incluídas na programação oficial da Semana ENEF, no sitewww.semanaenef.gov.br/agenda-oficial.
As seguradoras interessadas em participar da agenda oficial da Semana ENEF devem preencher o formulário apropriado (baixe aqui) e encaminhar para o email pedrohpinheiro@cnseg.org.br entre os dias 02 e 13 de fevereiro de 2015, com a descrição das ações que pretendem realizar durante a Semana ENEF.
Os eventos em questão devem observar alguns critérios, além das diretrizes já previstas no Decreto que institui a ENEF.
São os critérios:
  • A ação deverá ser realizado na semana de 09 a 15 de março de 2015, admitindo tanto o lançamento de nova iniciativa quanto a realização de evento de ação já existente.
  • A ação deverá ser inclusiva e permitir, tanto quanto possível, a participação da comunidade, admitindo-se eventos para públicos específicos.
  • A ação poderá ser realizada à distância ou presencialmente, abrangendo, por exemplo, aulas, palestras, seminários, conferências, visitas, exposições, feiras, concursos, competições e campanhas, além de eventos de lançamento, premiação e divulgação.
  • A ação deverá ser gratuita, vedada a cobrança de valores, a qualquer título, mesmo como “ressarcimento” do custo de materiais que façam parte dos conteúdos da iniciativa ou a cobrança de eventual certificado de participação, antes, durante ou após a Semana ENEF.
  • A ação poderá ser de informação, de formação ou de orientação. Neste último caso, situações que envolvam assessoramento ou opinião poderão abranger atividades profissionais que exijam autorização governamental ou certificação, mas desde que oferecidas por pessoas registradas ou certificadas, observada a gratuidade e vedada a recomendação de fornecedores de produtos e serviços de qualquer natureza.
  • A ação não poderá ter objetivo de promoção comercial de produtos ou serviços de qualquer espécie.
  • A ação deverá promover a Semana ENEF, inclusive pela utilização da marca oficial da Semana.
Da inclusão do evento na programação oficial:
Os eventos realizados pelas seguradoras serão incluídos na programação oficial da Semana ENEF por meio da CNseg, a qual, por sua vez, deverá prestar informações e esclarecimentos necessários aos membros do CONEF.
Poderão ser cadastradas quantas ações o parceiro desejar, desde que observadas as diretrizes da ENEF, descritas neste documento.
O parceiro realizador deverá:
  • Concordar com a divulgação do evento na página na Internet da Semana ENEF e em publicações que se referirem a essa iniciativa, inclusive de fotos eventualmente encaminhadas à organização.
  • Oferecer à CNseg, após a execução do evento e no prazo indicado, as informações requeridas que permitam a avaliação do alcance, dos resultados com a iniciativa específica e da própria Semana, sob pena de não inclusão no relatório da Semana.
  • Aderir aos critérios e regras de participação, observando-os durante a Semana, sob pena de exclusão da presente e das próximas edições.
Os dados e informações fornecidas pelos participantes poderão ser utilizados pelos organizadores dentro das finalidades da Estratégia Nacional de Educação Financeira e observadas as diretrizes da ENEF.
A aceitação do convite para participar da Semana implica na concordância com os termos e condições da Semana e sua inobservância poderá resultar na exclusão de futuros eventos da ENEF.
Da utilização da marca do evento:
Para a utilização da marca do evento durante as ações realizadas é necessário seguir as diretrizes de utilização anexadas a este documento e as orientações descritas abaixo, quanto à divulgação e ao uso da marca:
  • A marca da Semana ENEF, deve ser utilizada pelos parceiros em todos os materiais relativos à ação cadastrada no site oficial. No entanto, não é obrigatório, nem necessário reimprimir ou reproduzir material já utilizado nas ações, mas recomenda-se utilizá-la sempre que possível ao divulgar suas ações;
  • Para os templates das apresentações, em caso de palestras ou cursos, recomenda-se aplicar a marca da Semana, da maneira que mais se adequar a sua própria identidade visual, sendo importante sua utilização;
  • Com relação à divulgação: site próprio, redes sociais, outros veículos de comunicação, recomenda-se direcionar o público ao site oficial da Semana [ www.semanaenef.gov.br] e, se possível, inserir banners nos demais sites direcionando ao site da Semana ou à própria página do evento no site da Semana. Para as redes sociais, o parceiro terá total liberdade em utilizá-las para fomentar a divulgação de suas ações, bem como a criação de campanhas ou mídias direcionadas para este evento, no entanto, recomenda-se que seja feita alguma intervenção, haja vista que um dos objetivos é falar com o maior número de pessoas e atingir o máximo de público possível para dar força ao evento e ao tema em si. Nestes casos, é necessário atribuir a marca da semana às peças de divulgação;
  • Serão enviadas algumas peças para utilização no Facebook, bem como o cronograma de postagens oficial, para que os parceiros possam programar suas postagens a fim de encaixar o compartilhamento dessas informações em suas páginas oficiais;
  • Será enviado um press-release padrão para as assessorias de imprensa que desejarem fazer alguma divulgação;
  • Solicita-se que sejam enviados, ao final do evento, relatórios extraídos de suas ações para que sejam apresentados aos membros do CONEF, a fim de avaliar a repercussão e a participação do público.

Projeto Do Leme ao Pontal

A Associação de Pescadores do Recreio dos Bandeirantes – Apreban, no dia 8 de março de 2015, dia Internacional da Mulher, - celebrará a mãe Terra com mais uma ação do projeto do Leme ao Pontal, de conscientização para limpeza e conservação das praias e conta conosco, de todo jeito, para que mais uma vez a iniciativa cumpra seu objetivo, engajar mais e mais pessoas no cuidado e no trato pelo meio ambiente marinho.
Idealizado e posto em prática pela primeira vez em 2004, pelos pescadores Luiz Cláudio Gonzaga e Carlos Saraiva, o projeto inicialmente chamou-se Limpando o Pontal e destinou-se a agir localmente trabalhando pela conscientização para a preservação do ambiente marinho. Após alguns anos, conectados, perceberam que a falta de consciência no trato com o ambiente marinho era recorrente em todo o nosso litoral, decidiram então realizar um evento pela costa carioca, que fosse literalmente “Do Leme ao Pontal”, aproveitando para homenagear o cantor Tim Maia, que foi morador do Recreio e amante do litoral.
E o quê os motivou?
Como relembra Luiz Cláudio Gonzaga, mas conhecido como caixote, pescador artesanal, que há
época era parceiro de Carlos Saraiva, eles passaram a observar e a se preocupar com a grande quantidade de lixo encontrada durante as pescarias de rede e mergulho. Puxaram para si a responsabilidade de elaborar uma campanha de conscientização, com o objetivo de proteger os recursos pesqueiros locais, alertando sobre a morte de tartarugas, raspagem indiscriminada da pedra para subtração de mariscos, sobre o hasteio de fogo na vegetação do costão, arremesso de pilhas na água do mar e o desaparecimento de espécies como: tatuí, baratinha da pedra, siri e maria farinha, entre outros; assim como a diminuição da população de polvos, que já vinham sendo divulgada desde o ano 2000 pela imprensa formal.
O projeto, localmente, atraiu muitos olhares, consolidando parcerias com instituições públicas e
privadas. Fortalecido, nos anos seguintes, acabou realizando-se duas vezes ao ano, em datas especiais. Mas foi em 2012, nos meses de janeiro e fevereiro, com o apoio do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e da SMEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer), que o projeto bombou. Durante sete semanas todas as praias da orla, do Leme ao Pontal, receberam educação ambiental por meio de oficinas de artesanato feito com material reciclado, roda de capoeira, aulas de mergulho, oficinas de alimentação saudável, música, mutirão de replantio de vegetação, exposição de artes plásticas e engajamento social, com trabalho de corpo a corpo na areia para conscientização dos banhistas, acontecendo também em 2013 e em 2014.
E para o dia 8 de março de 2015, o projeto do Leme ao Pontal, que tem a partir dessa edição a parceria com a Associação Brasileira do Lixo Marinho, com o selo do Movimento Praia Viva, segundo o produtor Eduardo Duwal, o plano é, por meio das inúmeras atividades que serão oferecidas, conquistar ampla participação popular, para promover o exercício da cidadania através da conscientização para o respeito ao patrimônio cultural e ambiental da região e reduzir a quantidade de lixo nas praias, em especial na orla do Recreio dos Bandeirantes, criando núcleos de proteção e educação ambiental, a fim de efetivamente preservar a atividade tradicional da pesca artesanal marítima e a qualidade de vida da população em geral. Complementa Eduardo, educador: através da mobilização para o cuidado com o meio ambiente e ações criativas, estimularemos o comportamento consciente em relação ao lixo produzido durante um dia de lazer.
O que está previsto:
As atividades no dia 8 de março serão realizadas na praça Tim Maia iniciando às 8h. Haverá yoga, tai chi chuan e alongamento; gincanas de limpeza na Pedra do Recreio com os grupos Marisco, Farinha e Polvo e Areia e Mar, respectivamente com distribuição de sacolas informativas; roda de capoeira com o grupo Capoeira Brasil ( Mestre Tamanduá); exibição do espetáculo “Contos, Cantos e Encantos” da Cia Horizontal de Arte pública; um show musical (à definir), encerrando as atividades às 18h.
E o quê ainda se precisa para fazer a coisa acontecer?
O trabalho precisa do apoio de todos, inclusive dos empresários da região, a fim de que se custeie as despesas com locação de vans, aluguel de tendas, aluguel de dois equipamentos de som, cinco mil sacolas com informativo e logos do projeto para distribuição nas areias da praia para coleta de lixo pessoal; kits para gincanas (diversos); águas; lanches; oxigênio e gasolina para as ações de limpeza na água com barcos e material de mergulho e remuneração do cachê social dos artistas.
Quem se habilita a apoiar essa ação tão bacana? Vamos da botar para girar esse post e dar publicidade a mais essa campanha que tem como motivo principal, proteger nossos mares e oceanos.

Gestão de Resíduos da Construção e Demolição será tema de debate no Rio

Evento discute a necessidade de novas regras e incentivos fiscais e tributários para estimular o desenvolvimento da reciclagem dos RCD
A Casa Viva Eventos Ambientais e a Associação dos Aterros de Resíduos da Construção do Estado do Rio de Janeiro (ASSAERJ), realizam nos próximos dias 04 e 05 de março de 2015, no Rio de Janeiro, com apoio da Planeja & Informa Comunicação e Marketing, o “5º Encontro de Gestão Integrada de Resíduos da Construção e Demolição – da Geração ao Descarte”.
O objetivo é trazer a discussão, especificamente, todo desenvolvimento da cadeia logística do segmento de RCC, desde a sua geração até seu descarte, observando os impactos causados pela legislação pertinente vigente, os entraves operacionais encontrados pelo segmento, suas dificuldades, a excessiva carga tributária, incentivos, formas de financiamentos, bem como apresentar ao segmento o que há de mais moderno em tecnologia e gestão.Os RCD como negócio
O mercado brasileiro de Resíduos da Construção e Demolição (RCD) tem um enorme potencial para crescer, mas ainda é insipiente no Brasil, principalmente pela falta de incentivos fiscais e tributários.
A cadeia produtiva da construção civil consome entre 14 e 50% dos recursos naturais extraídos do planeta; No Brasil, os RCD representam de 51 a 70% da massa dos resíduos sólidos urbanos. Quando mal gerenciada, degrada a qualidade da vida urbana, sobrecarrega os serviços municipais de limpeza pública e reforça no país a desigualdade social, drenando recursos públicos continuamente para pagar a conta da coleta, transporte e disposição de resíduos depositados irregularmente em áreas públicas, quando esta conta é, na realidade, de responsabilidade dos geradores.
Extremamente vantajoso, o uso dos materiais reciclados chega a gerar uma economia de até 30% em relação a similares com matéria-prima não reciclada, dependendo dos gastos indiretos e da tecnologia empregada nas instalações de reciclagem. Grandes pedaços de concreto podem ser empregados para conter processos erosivos na orla marítima, enquanto o entulho triturado e preparado pode ser utilizado em pavimentação, operações tapa-buraco, construção civil, entre outros.
Resíduos como cerâmica, blocos, concretos, pisos e azulejos podem ser transformados em agregados reciclados como areia, pedrisco, brita e bica corrida. Esses agregados são utilizados como base e sub-base de pavimentação, concreto para ser usado em guias, sarjetas, mourões, blocos de vedação e em outras aplicações menores, como no paisagismo.
Na visão da ASSAERJ, além de um bom negócio para empreendedores, a gestão de RCD é uma ferramenta indispensável para as “construtoras do futuro”, permitindo a minimização de resíduos de construção civil através da prática de reaproveitamento, envolvendo toda a equipe em praticamente todos os níveis hierárquicos, como mestres de obra, engenheiros e demais funcionários. A prática de tal medida facilita o entendimento na empresa, trazendo melhorias econômicas, sociais, bem como ambientais, já que reciclando e/ou reutilizando seus resíduos, em diferentes etapas do processo de construção civil, preservam direta e indiretamente o meio ambiente.
Intercambio técnico
Além de uma excelente oportunidade para a discussão em torno de modelos, soluções ecaseseficientes na gestão de RCD, o 5º Encontro de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos traz uma oportunidade ímpar para a troca de informações e experiências pelas empresas que atuam no setor de gestão de resíduos. O encontro permitirá também a discussão de novas tecnologias e fontes de recursos públicos e privados.
Empresas de gestão, coleta e reciclagem de resíduos, construtoras, projetos e tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços, empresas de engenharia e de gestão de resíduos da construção que estejam interessadas em apresentar soluções e tecnologias para o setor por meio de palestras ou estandes ou divulgar sua marca e seus produtos como patrocinadora podem entrar em contato com a área comercial da Planeja & Informa Comunicação e Marketing, pelo telefone (21) 2262-9401 / 2244-6211.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email inscricao.planeja@gmail.com , além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245. Mais informações no Bloghttps://planejabrasil.wordpress.com/
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR (PALESTRANTES CONVIDADOS)
1º DIA – 04 de março
*palestrantes e empresas em processo de confirmação.
8:00 as 9:00 CREDENCIAMENTO
9:00 as 10:45 Cerimônia de ABERTURA
Convidados:
André Corrêa – Secretário de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro*
Carlos Roberto Vieira da Silva Filho – Diretor Presidente da ABRELPE*
Roberto Kauffmann – Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro – SINDUSCON*
Helcio Maia – Presidente da ASSAERJ
Carlos Vinícius de Sá Roriz – Presidente da COMLURB*
João Eustaquio – Presidente da Associação de Órgãos Municipais de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (ANAMMA RJ)*
Eduardo Eugenio Gouveia Vieira – Presidente da FIRJAN*
Carlos Alberto Muniz – Secretário Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro*
Deputado Átila Nunes – Presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente daALERJ*

10:45 as 11:00 INTERVALO PARA O CAFÉ
11:00 as 12:30 MESA: A GESTÃO DOS RCDs À LUZ DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Mediador: Victor Zveibil
Palestra 1  Walter Plácido – Consultor Ambiental*
Palestra 2 –Ney Maranhão – Secretário de Recursos Hídricos em Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente
Palestra 3 – Marco Aurélio Porto – Presidente do INEA

12:30 as 14:00 INTERVALO PARA O ALMOÇO
14:10 as 16:00 PAINEL 1| MODELOS TECNOLÓGICOS E DE GESTÃO DOS RCDs
Superintendente de Política de Saneamento da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro
2º DIA – 05 de março
9:00 as 10:40 Painel 2| LICENCIAMENTO, MONITORAMENTO E CONTROLE AMBIENTAL DOS RCD
José Maria Mesquita – Diretor de Licenciamento Ambiental do INEA
José Henrique Penido – Assessor da Diretoria Técnica Industrial da COMLURB
Airton Melgaço Lima – Coordenador de Licenciamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio
Ambiente do Rio de Janeiro

Fernando Cappella – Coordenador de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Rio de Janeiro

10:40 as 11:00 – INTERVALO PARA O CAFÉ
11:00 as 12:00 Palestra
12:00 as 14:00 – INTERVALO PARA O ALMOÇO
14:00 as 16:00 Painel 3| A RESOLUÇÃO CONAMA 307/02, A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS GERADORES E OS
PLANOS MUNICIPAIS DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO – PGRCD

Isaura Frega – Subsecretária Executiva e de Economia Verde da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA/RJ)
Cláudia Fróes – Coordenadora de Residuos Sólidos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da
Cidade do Rio de Janeiro

Marcus Cavalcante Pereira Leal – Coordenador de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do
Rio de Janeiro (MPE)

João Eustáquio Nacif Xavier – Presidente da Associação de Órgãos Municipais de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (ANAMMA RJ)
16:00 as 18:30 Painel 4| FINANCIAMENTO E INCENTIVOS FISCAIS PARA A GESTÃO DE RCD’s