FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Festejo do Tambor Mineiro 2012




Irmandade “Os Carolinos”, tradicional guarda da cidade, realiza seus festejos nos dias 20 e 21 de outubro. Festejo do Tambor Mineiro leva ao local a oficina-espetáculo de Geovane Sassá voltada para o público infantil

Data de 1917 o primeiro registro em cartório que se tem da guarda de congado Irmandade Os Carolinos, localizada no bairro Aparecida, região noroeste de Belo Horizonte. Uma das mais tradicionais guardas da cidade, fundada por Francisco Carolino – daí a origem do nome – realiza seus festejos nos dias 20 e 21 de outubro, com extensa programação. “Foi na Irmandade Os Carolinos que me criei aprendiz eterno e eterno devoto do rosário. Dessa guarda, ainda criança, fui bandeira guia, depois capitão mirim e capitão”, conta o cantor e compositor Maurício Tizumba, idealizador do projeto Festejo do Tambor Mineiro, voltado para a valorização e difusão do congado.

Neste ano, o Festejo apoiará a festa com infraestrutura, alimentos e divulgação, além de promover a oficina-espetáculo do percussionista e palhaço Geovane Sassá, voltada para o público infantil, no sábado, dia 20, às 10h. “As festas de congado existem o ano inteiro na periferia de Belo Horizonte, mas sob elas está um manto de invisibilidade. É a nossa cultura, nossos ritos fundantes, o que existe de mais tradicional em Minas Gerais. Por isso, o Festejo tem a preocupação em apoiar e divulgar essas manifestações”, explica Tizumba.

Todas as atividades da festa da Irmandade Os Carolinos ocorrem na rua e são abertas e gratuitas. No domingo, dia 21, outras guardas da cidade se unem aos festejos. Veja a programação completa:

20/10 – Sábado
10h – Oficina-espetáculo com Geovane Sassá para crianças
18h – Recolhimento da coroa
20h – Término da novena e levantamento das bandeiras festeiras

21/10 – Domingo (grande festa, das 5h às 22h)
5h – Alvorada com queima de fogos
8h – Recebimento das guardas visitantes
9h – Café da manhã
13h – Almoço
15h – Missa Conga
16h30 – Procissão
22h – Encerramento