O Brasil conta com mais de sete milhões de hectares de florestas plantadas, principalmente de eucalipto e pinus, correspondendo a menos de 1% do território nacional, e mesmo assim representa a sexta maior área reflorestada do mundo, para atendimento ao setor industrial, dentre os quais destaca-se a indústria de celulose e papel que detém em torno de 34% deste total de florestas plantadas, consumindo madeira de eucalipto e pinus.
O restante (66%) é destinado principalmente a siderurgia a carvão vegetal, a indústria de painéis laminados e reconstituído, pisos laminados e construção civil. Os plantios de árvores de eucalipto representaram 72,0% desse total e as árvores de pinus, 20,7%. Acácia, teca, seringueira e paricá estão entre as outras espécies plantadas no Brasil. O manejo da sanidade de plantas visa entender e suplantar os fatores bióticos e abióticos que limitam as plantas de expressarem o máximo do seu potencial genético atingível.
A sanidade florestal é, portanto, uma necessidade à sustentabilidade e ao desenvolvimento do setor florestal brasileiro.
- Auditório do CREA/MG
- Av. Álvares Cabral, 1.600, Santo Agostinho.