PLATAFORMA ‘EMBAÚBA PLAY’ ESTREIA COM MOSTRAS GRATUITAS DE FILMES NACIONAIS ENTRE 14/05 E 12/06 |
A 1a MOSTRA EMBAÚBA PLAY trará mais de 80 produções entre longas, médias e curtas, sendo algumas totalmente inéditas |
Programa da mostra e lista de filmes - clique aqui |
Para comemorar seu lançamento, a EMBAÚBA PLAY trará, entre 14 de maio e 12 de junho, a 1a MOSTRA EMBAÚBA PLAY com 80 produções contado com longas, médias e curtas. Na abertura e encerramento do festival será exibido o curta sem título#1: Dance of Leitfossil, de Carlos Adriano, que ficará disponível durante os três primeiros e os três últimos dias da mostra. O filme faz parte série “Apontamentos para uma AutoCineBiografia (em Regresso)”. A mostra é composta por seis programas – todos com curadorias e temáticas específicas. O primeiro deles são as PRÉ-ESTREIAS E LANÇAMENTOS DA EMBAÚBA FILMES, que apresentará 10 longas do catálogo da distribuidora, todos ainda não exibidos em circuito comercial, sendo 2 deles totalmente inéditos: Aqui jaz teu esquema, de Gabraz Sanna, e o documentário Brizolão, de Jéferson, que tem como tema a educação pública no Brasil, a partir da experiência dos CIEPs, projeto de Brizola e Darcy Ribeiro. O programa conta ainda com: Eu, empresa, de Leon Sampaio e Marcus Curvelo Kevin, de Joana Oliveira Espero que esta te encontre e que estejas bem, de Natara Ney Pajéu, de Pedro Diógenes Entre nós talvez estejam multidões, de Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito É Rocha e Rio, Negro Leo, de Paula Gaitán Rua Guaicurus, de João Borges Fé e fúria, de Marcos Pimentel O programa 10+15 – PULSÕES DE UM CINEMA BRASILEIRO conta com curadoria de Daniel Queiroz, da Embaúba Filmes, e apresenta produções nacionais, sendo 10 longas e 15 curtas, todos produzidos entre 2010 e 2019. São filmes bastante autorais, cujo conjunto exacerba a força do cinema brasileiro recente. Vários deles foram premiados em festivais no Brasil e exterior. Os filmes selecionados são: 10 Longas: A cidade é uma só?, de Adirley Queirós Girimunho, de Clarissa Campolina, Helvécio Marins Jr. O que se move, de Caetano Gotardo Os dias com ele, de Maria Clara Escobar Ela volta na quinta, de André Novais Oliveira A vizinhança do Tigre, de Affonso Uchôa Retratos de identificação, de Anita Leandro Martírio, de Vincent Carelli O clube dos canibais, de Guto Parente Fakir, de Helena Ignez 15 Curtas: As aventuras de Paulo Bruscky, de Gabriel Mascaro O duplo, de Juliana Rojas Retrato n.1 povo acordado e suas mil bandeiras, de Edy Yatri Ioschpe O porto, de Clarissa Campolina, Luiz Pretti, Ricardo Pretti, Julina de Simone Casa forte, de Rodrigo Almeida Nada é, de Yuri Firmeza Nova Dubai, de Gustavo Vinagre Mains Propres, de Louise Botkay Na missão, com Kadu, de Aiano Bemfinca, Kadu Dantas, Pedro Maia de Brito A maldição tropical, de Luisa Marques, Darks Miranda Confidente, de Karen Akerman, Miguel Seabra Lopes Vando vulgo Vedita, de Leonardo Mouramateus Mamata, de Mascus Curvelo El meraya, de Melissa Dullius, Gustavo Jahn Travessia, de Safira Moreira Duas curadoras e dois curadores foram convidados pela Embaúba Play para fazer uma seleção de filmes em formatos variados, ligados por uma temática em comum O programa TAMBÉM SOMOS RASCUNHOS, assinado por Ewerton Belico, apresenta: Cidade desterro, de Gláucia Soares Santos Dumont Pré-Cineasta?, de Carlos Adriano La llamada, de Gustavao Vinagre O clube, de Allan Ribeiro Mundo incrível remix, de Gabriel Martins Pontes sobre abismos, de Aline Motta Vida, sobre Maria Gladys, de Paula Gaitán Éramos 7 hoje 6, de Francisco Valença Pereira Elegia de um crime, de Cristiano Burlan Uma noite sem lua, de Castiel Vitorino Brasileiro Tatiana Carvalho Costa é responsável pela curadoria de TESTEMUNHAR, FABULAR, EXISTIR – MODULAÇÕES DE UM QUILOMBOCINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO, com os filmes: (Outros) Fundamentos, de Aline Motta Um ensaio sobre a ausência, de David Aylan Relatos tecnopobres, de João Batista Silva Obatala, de Sebastian Wiedemann Tudo o que é apertado rasga, de Fábio Rodrigues Filho Pattaki, de Everlane Moraes Looping, de Maick Hannder Estado de neblina, de Bruno Ramos A felicidade delas, de Carol Rodrigues Brooklin, de Coletivo CineLeblon Perifericu, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira Victor Guimarães fez a curadoria do programa ORGIA OU O CINEMA QUE DEU CRIA, que conta com longas e curtas: Ossos, de Helena Ignez Batguano, de Tavinho Teixeira Aluguel: o filme, de Lincoln Péricles Bom dia Carlos, de Gurcius Gewdner Remixcracho, de Léo Pyrata Antes da encanteria, de Paula Soares, Elena Meirelles, Gabriela Pessoa, Jorge Polo e Lívia de Paiva Os anos 3000 eram feitos de lixo ou (quando a dignidade da raça humana se afogou no chorume estático da arte da hipocrisia), de Cleyton Xavier, Clara Chroma e Ana All Waleska Molotov, de Amanda Seraphico RODSON ou (Onde o sol não tem dó), de Cleyton Xavier Canto dos ossos, de Petrus de Bairros e Jorge Polo Júnia Torres assina a seleção de A FLUIDEZ DA FORMA NO CINEMA INDÍGENA, programa que apresenta: Wai'a Rini, de Divino Tserewahú Urihi Haromatipë – Curadores da terra-floresta, de Morzaniel Ɨramari Yanomami Nhema'en Tenondere - Além do olhar, de Alberto Alvares Ava Yvy Vera – Terra do Povo do Raio, de Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Johnaton Gomes, Joilson Brites, Johnn Nara Gomes, Sarah Brites, Dulcídio Gomes, Edna Ximenes Tekowe Nhepyrun - A origem da alma, de Alberta Alvares ATL: acampamento Terra Livre, de Edgar Kanaykõ Xakriabá Bimi, Shu Ikaya, de Isaka Huni Kuin, Siã Huni Kuin e Zezinho Yube Teko Haxy - Ser imperfeita, de Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro O verbo se fez carne, de Ziel Karapotó Yãmiyhex, as mulheres-espírito, de Sueli Maxakali e Isael Maxakali Yvy Pyte - Coração da Terra (Guaiviry), de Genito Gomes, Johnn Nara Gomes Topawa, de Kamikia Kisedje e Simone Giovine ZAWXIPERKWER KA’A – Guardiões da Floresta, de Jocy Guajajara e Milson Guajajara A estreia da plataforma também contará com uma exibição especial, em protesto contra o descaso com a Cinemateca Brasileira. O média A GRÁVIDA DA CINEMATECA, de Christian Saghaard, acompanha Isabel, funcionária e pesquisadora da instituição, que se descobre grávida ao mesmo tempo em que é informada de que Cinemateca Brasileira irá fechar, e todos serão demitidos. Indignada, ela resolve agir. A 1ª Mostra Embaúba Play foi viabilizada por meio da Lei Aldir Blanc/ Estado de Minas Gerais. |