FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 20 de maio de 2012

Fórum de Política Energética 2012




O Grupo de Economia de Energia do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GEE/UFRJ) e o Portal Ambiente Energia fecharam parceria para a promoção de eventos que vão colocar em primeiro plano as principais questões do setor energético. O objetivo é gerar um debate qualificado, aprofundando as temáticas abordadas, com as visões da academia e dos agentes do mercado.
Com isso, os eventos buscam contribuir para o entendimento da dinâmica dos mercados de energia e das tendências das políticas energéticas nacional e internacional. A parceria cria duas modalidades de eventos: o Fórum de Política Energética e o Energy Strategic Briefing.

Fórum de Política Energética
_
A indústria de gás natural vem passando por mudanças radicais no contexto nacional e internacional. No contexto mundial, a revolução do gás não convencional nos Estados Unidos vem delineando novas tendências de evolução do mercado de gás. A perspectiva da difusão das tecnologias de produção de gás não convencional descortina um possível cenário de descolamento do preço do gás natural do preço do petróleo.
Esta perspectiva, por sua vez, cria incertezas sobre as formas de precificação do gás natural no mercado internacional. No contexto nacional, as descobertas de grandes reservas de gás na área do Pré-sal mudaram o cenário de oferta de gás. Neste novo cenário, será necessário repensar as estratégias empresariais e as políticas de desenvolvimento da indústria de gás no Brasil.
O objetivo deste seminário é analisar o novo contexto nacional e internacional da indústria de gás natural buscando identificar as mudanças necessárias e prováveis nas estratégias empresariais e nas políticas setoriais. Neste sentido, o Fórum de Política Energética buscará promover uma discussão sobre as possíveis mudanças nas estratégias para a indústria de gás, levando em conta a visão dos diferentes atores da indústria.



Programação
    09: 00 – 09: 30 | Credenciamento
    09: 30 – 10: 00 | Espaço para Motivação e Provocação do Tema
    Apresentação: Edmar Luiz de Almeida | Grupo de Economia da Energia / UFRJ
    Moderador: Prof. Helder Queiroz | Diretor da ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
    10:00 – 12:00 | Mercado Nacional e Internacional e de Gás Natural: Conjuntura e Perspectivas
    Symone Christine de Santana Araújo | Diretora do Departamento Nacional de Gás Natural do
    Ministério de Minas e Energia (MME)

    Cesário Cecchi | Superintendente de Comercialização de Gás da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)
    Ricardo Pinto | Assessor de Diretoria em Energia Térmica da ABRACE – Associação Brasileira de Grandes Consumidores – Industriais de Energia e de Consumidores Livres
    Augusto Salomon | Diretor-Executivo da ABEGÁS – Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado
    12:00 – 12:30 | Debates e Conclusões

_
Energy Strategic Briefing
Mercado Nacional e Internacional e de Gás Natural: Conjunturas e Perspectivas
    _
    Tendo em vista o novo contexto internacional e nacional da indústria de gás natural, o Energy Strategic Briefing buscará aprofundar a temática abordada no Fórum de Política Energética identificando, analisando e debatendo as “questões-chave” determinantes da evolução da indústria de gás natural no Brasil e no Mundo. Espera-se que, a partir do melhor conhecimento sobre as possíveis evoluções dessas questões os participantes estejam mais capacitados a elaborar cenários sobre a evolução da indústria de gás natural. Dentre as questões-chave analisadas, podemos apontar:
    i) Sustentabilidade da produção do Shale-gas nos Estados Unidos e possibilidade de divisão desta tecnologia em outros países;

    ii) Sustentabilidade do descolamento dos preços do gás natural nos Estados Unidos do Preço do gás em outros mercados internacionais;

    iii) Papel da geração elétrica na evolução da demanda de gás natural;

    iv) Sustentabilidade da política de desenvolvimento de gás natural no Brasil diante do novo contexto de oferta.

    Programação
      Determinantes da Evolução dos Preços no Mercado Internacional e Determinantes da Demanda de Gás Natural no Brasil
      12:30 – 14:00 | Almoço (oferecido aos participantes do workshop)
      14: 00 – 14:30 | Credenciamento
      14: 30 – 17: 00 |
      Apresentação: Prof: Edmar Luiz de Almeida
      Workshop analítico sobre o tema em pauta



      Dinâmica do Workshop
      Neste espaço será criada uma dinâmica para permitir uma análise coletiva, a partir de uma forte interação entre os participantes. Serão estabelecidos grupos de discussão que se concentrarão nas questões apresentadas pelo professor Edmar Luiz de Almeida em sua apresentação da tarde. Com esta dinâmica, o workshop buscará também estabelecer um forte e produtivo ambiente de “networking” entre os participantes.




      O evento acontece no Hotel Windsor Excelsior, 30 de Maio, na Av. Atlântica, 1.800 – Copacabana.