Mostra Inédita com Fotos do Francês Bruno Pellerin
A exposição “Os bastidores da moda” mostra desde as provas de roupas aos últimos retoques, passando pelos derradeiros preparativos, pelos costureiros, manequins, e artesãos da moda. Isso, no país que mais comumente é associado à atividade, ou seja, a França. O responsável pelos registros é quem, no entanto, faz dessa mostra fotográfica diferente de todas antes vistas: o fotógrafo francês Bruno Pellerin tem a credencial da intimidade de nomes como Yves St. Laurent, Dior, Chanel, Paco Rabane, Jean-Paul Gautier, Givenchy, Ted Lapidus, entre outros. E é esse universo da alta costura por trás das passarelas que ele traz na exposição “Os bastidores da moda” (“Coulisses de la mode”).
Com 39 imagens, todas em preto e branco e dimensões de 45x30 e 50x70, a mostra começou a ser desenhada em 2009, por conta do ano da França no Brasil. Um registro jornalístico transformado em arte por Bruno Pellerin, que foi compilado nessa exposição, por incentivo do curador Bruno Stefani. Sobre esse trabalho, Yann Lorvo, diretor da Aliança Francesa do Rio de Janeiro, destaca: “O olhar discreto, a cumplicidade e a empatia de Bruno Pellerin para com todos os atores deste grande espetáculo dão ao seu trabalho um aspecto documentário original e profundamente humano. Ele soube, com sensibilidade e pudor, ir além das aparências e chegar com simplicidade à essência desta arte, para o nosso maior prazer”.
Bruno Pellerin iniciou sua carreira em Paris, fotografando personalidades convidadas a participar de um programa de rádio sobre o mundo da moda. Paralelamente, conquistou o privilégio de retratar membros de famílias pertencentes à nobreza europeia e eventos do mundo do cinema, como o Festival de Cannes. Aos poucos, e ao longo de 28 anos de carreira, conquistou a cumplicidade de nomes como Sophie Marceau, Isabelle Adjani, Dennis Hopper e Alan Rickman.
Pellerin fez da oportunidade de ingresso nesse mundo uma produção única que, para além de revelar o background de um mundo sofisticado, permite recriar um panorama histórico do fim de uma década e início de outra, refletido na maneira de se vestir e de se portar. Para Bruno Stefani, “não há grandes jogos de luz e sombra, nem tão pouco grandes efeitos, seria ela um registro técnico, se nela não houvesse... uma sedução roubada, quase como se estivéssemos nós mesmos a observarmos, pelas frestas de uma janela, o cotidiano de um passado do qual gostaríamos de ter feito parte. E é essa sedução roubada que faz de ‘Coulisses de la mode’ um trabalho que merece ser partilhado”.
Serviço:
Exposição: “Os Bastidores da Moda”
Visitação: Até 6 de janeiro de 2013 – ter a dom, das 12 às 19h – GRÁTIS Classificação: Livre
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro) - 2253-1580
Realização: Aliança Francesa e Embaixada Francesa
Apoio cultural: Centro Cultural Correios
Exposição: “Os Bastidores da Moda”
Visitação: Até 6 de janeiro de 2013 – ter a dom, das 12 às 19h – GRÁTIS Classificação: Livre
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro) - 2253-1580
Realização: Aliança Francesa e Embaixada Francesa
Apoio cultural: Centro Cultural Correios