FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Feira da Cidadania 2012


AÇÃO DA CIDADANIA ENCERRA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO
E PROMOVE FEIRA DE CIDADANIA
 
 
A Ação da Cidadania promove neste sábado (15), de 10h às 17h, a FEIRA DE CIDADANIA, que acontece no Centro de Cultura e Cidadania, na Zona Portuária do Rio. Neste dia, os comitês da instituição irão apresentar os projetos sociais que estão sendo desenvolvidos em comunidades de 20 municípios do estado, pelos voluntários, para combater a miséria. O evento pretende gerar oportunidades de negócios sociais, estimulando parcerias entre líderes comunitários, órgãos públicos, instituições privadas e profissionais liberais. 
 
Durante a feira, cada comitê terá um espaço para expor suas produções e fornecer informações sobre suas atividades, áreas de atuação, principais carências, parcerias, etc. Creches, espaços de incentivo à leitura, oficinas de cultura popular brasileira, espaços de artesanato e reciclagem, grupos de defesa dos direitos humanos e políticas públicas são algumas das atividades de combate à miséria e promoção da vida promovidas nos bolsões de pobreza e que precisam de parcerias. As demandas vão desde o voluntariado, auxílio à manutenção de creches, bibliotecas e oficinas culturais, consultorias (jurídica, pedagógica, psicológica, assistência social) até a aquisição de mobiliário e construção de espaços físicos.
 
- Dar visibilidade aos comitês e angariar parcerias para o seu trabalho será nossa “campanha” de final do ano, já que não haverá mais a campanha NATAL SEM FOME DOS SONHOS, encerrando assim as atividades de recolhimento de alimentos, brinquedos ou outro produto. As doações são bem-vindas e serão encaminhadas imediatamente aos comitês, mas não faremos campanhas de arrecadação – lembrou Oduvaldo Braga, coordenador executivo da Ação da Cidadania.
 
A partir deste ano, a instituição irá investir na capacitação profissional de adultos e jovens e na formação de crianças e jovens na área artístico-cultural. Já foram iniciadas no Centro de Cultura e Cidadania as oficinas de teatro, circo, capoeira e dança-afro, entre outras, dirigidas a jovens moradores de comunidades da Zona Portuária. A ideia é promover em 2013 uma oficina na área da gastronomia (cozinheiro, ajudante de cozinha, garçom, etc), aproveitando a cozinha industrial construída e deixada como legado pela Rio+20.
 
Além da exposição dos projetos, a feira oferece uma programação cultural que inclui a apresentação de danças populares com o grupo “Tradicionais Mariocas”, que mostrará o “tambor de crioula”, dança típica do Maranhão. Jovens alunos das oficinas culturais oferecidas pela Ação da Cidadania também apresentarão o resultado de seu aprendizado. Haverá ainda uma oficina de brinquedos produzidos com tampinhas plásticas de garrafas, coordenada por Valter Zanazi, voluntário que se dedica ao trabalho de conscientização da preservação do meio ambiente, de uma forma lúdica e educativa, através da utilização de materiais recicláveis.
 
A advogada Gisele Santos irá dirimir dúvidas do público sobre questões judiciais nas diversas áreas do Direito. Gisele foi aluna do Espaço de Construção da Cultura, projeto criado e mantido pela Ação da Cidadania até 2007, em Santa Teresa, que oferecia oficinas culturais gratuitas a crianças e jovens de comunidades pobres do bairro.