FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 1 de setembro de 2013

Sempre Um Papo recebe Xico Sá

 

O projeto “Minas-Pernambuco” recebe, dentro da programação do Sempre Um Papo, um dos mais importantes cronistas brasileiros contemporâneos, Xico Sá, para o debate e o lançamento do livro “Big Jato” (Ed. Companhia das Letras). O evento ocorre no dia 02 de setembro, segunda-feira, às 19h30, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium.
No prefácio de “Big Jato”, Xico Sá confessa a relação íntima da narrativa com suas memórias ao mesmo tempo em que provoca uma dúvida no leitor: aquilo ali é sim fruto das suas experiências, mas organizadas (ou desorganizadas) para fins literários.
No livro, sua estreia como romancista, estão as suas lembranças e distorções do Cariri dos anos 1970, pano de fundo da história picaresca de Big Jato. O personagem principal da obra, o pai do narrador, chamado apenas de “o velho”, é um homem que vive com orgulho dos que os outros desprezam: os excrementos. Empreendedor, limpa com seu caminhão velho as fossas das cidades próximas.
Dividido em capítulos curtos, o romance funciona a partir de tensão entre a influência dos dois personagens no menino, alter ego de Xico Sá. Aqui, o escritor se mostra um prosador habilidoso, mantendo no romance as tiradas tão famosas nas suas crônicas: diz, por exemplo, que a “primeira mulher é aquela que te humilha”.
Xico Sá começou a carreira de jornalista no Recife, e atuou muitos anos como repórter investigativo. É colunista da Folha de S.Paulo e comentarista dos programas “Saia Justa” (GNT) e “TV Folha” (Cultura). Autor de vários livros de contos e crônicas, faz parte de Essa história está diferente, ficções sobre músicas de Chico Buarque. Blog: xicosa.blogfolha.uol.com.br Twitter: @xicosa
Minas-Pernambuco
O projeto Minas-Pernambuco teve início em setembro de 2012. O objetivo é proporcionar um intercâmbio entre expoentes da cultura mineira e pernambucana para discutirem com o público, sempre com entrada franca.


02 de setembro de 2013
segunda-feira, às 19h30
Local: Teatro de Bolso do Sesc Palladium
 Av. Augusto de Lima, 420 – Centro / BH
Informações: 31 3261.1501