FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 28 de setembro de 2013

Lançamento do livro Memória e Arte do Queijo do Serro


A professora Maria Coeli Simões Pires desenvolveu um estudo aprofundado sobre o Queijo do Serro, um dos alimentos mais tradicionais de Minas Gerais, hoje considerado patrimônio nacional. A autora, nascida no município em questão, partiu da origem do produto – um dos mais antigos do mundo –, passou pela história e desenvolvimento de seu mercado, além de abordar os aspectos tradicionais e sua importância no imaginário popular. O resultado está no livro Memória e Arte do Queijo do Serro – O saber sobre a mesa, que tem lançamento marcado para o dia 28 de setembro, sábado, às 19h no Museu de Artes e Ofícios.


Maria Coeli Simões Pires
A autora de Memória e Arte do Queijo do Serro é formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, possui Mestrado e Doutorado nessa área pela Universidade Federal de Minas Gerais, instituição na qual, hoje, é Professora Adjunta.

Ela destaca na introdução do livro que, com sua formação, poderia ter sido atraída pela pesquisa de vários outros objetos. E registra o motivo de sua escolha: “É, contudo, esse figurante do palco de tradições mineiras – o queijo, ícone de identidade – a isca que me joga na ratoeira do tempo, das lembranças, dos saberes e dos fazeres do mundo rural”.

Maria Coeli é também Secretária de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais de Minas Gerais, membro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais e vice-presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo.


28 de setembro
sábado, às 19h
Local: Museu de Artes e Ofícios – Praça da Estação
Entrada franca