FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Comunidade dos Arturos é destaque no Museu das Minas e do Metal

Arturos - Bênção (divulgação).jpg

Palestra e documentário sobre os quilombolas compõem a programação gratuita do MMM
para a 7ª Primavera dos Museus, de 23 a 29 de setembro, cujo tema é a cultura afro-brasileira

A comunidade quilombola dos Arturos, de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é o foco das atividades do Museu das Minas e do Metal durante a 7ª Primavera dos Museus, de 23 a 29 de setembro de 2013. Na edição deste ano, o evento traz o tema “Museus, memória e cultura afro-brasileira”. Além de palestra e exibição do documentário sobre os Arturos, a programação contempla ainda oficina de mídias sociais e espetáculo infantil. A entrada é gratuita.
No dia 26, quinta-feira, às 19h30, haverá a palestra “Entre a intimidade e a difusão: suportes e sentidos da memória na Comunidade dos Arturos”, com a professora da Escola de Música da UFMG Glaura Lucas. Etnomusicóloga com mestrado em Musicologia pela USP, doutorado em Música pela UNIRIO e estágio na Open University do Reino Unido, ela abordará os cantos e a dança dos rituais de congado preservados pela comunidade, que é descendente do escravo alforriado Artur Silvério. Pesquisadora das tradições musicais afro-brasileiras, Glaura é autora do livro “Os sons do rosário: o congado mineiro dos Arturos e Jatobá” (Editora UFMG, 2002).
Após a palestra, às 20h30, será exibido o documentário “Os Arturos” (Brasil, 2003, 60’), de Thereza Jessouron. A película acompanha as festas da Libertação da Escravidão, de Nossa Senhora do Rosário e de João do Mato, mostrando rituais que ligam o humano ao divino, num rico painel visual e sonoro. Na dimensão do cotidiano, os Arturos falam de sua organização social, que tem na tradição uma forma de resistência da cultura negra em Minas Gerais.      
No dia 27 de setembro, sexta-feira, das 15h às 17h, haverá a oficina “Mídias sociais para museus”, com a especialista em comunicação digital Ana Paula Gaspar. A atividade abordará a história e atuais discussões sobre as mídias sociais, o uso delas no processo de comunicação com os visitantes de espaços culturais, ambientes de interação, promoção de visitas, planejamento estratégico e geração de recursos. Inscrições gratuitas pelo e-mail palestras@mmm.org.br.
No dia 29 de setembro, domingo, às 11h, a narradora de histórias Beatriz Myrrha apresenta o espetáculo infantil “Sob o céu de um baobá”, com música, dança, brincadeiras e histórias sobre a diversidade cultural africana, e recebe um convidado especial: o bailarino, ator e coreógrafo Evandro Passos. Por ser o último domingo do mês, a visitação ao acervo do MMM terá entrada gratuita.
Primavera dos Museus
Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no início da primavera, o evento traz, a cada ano, um tema diferente a ser explorado na programação de vários museus no Brasil. Em 2012, a 6ª Primavera dos Museus reuniu 800 instituições que desenvolveram 2,4 mil atividades.

SERVIÇO
7ª Primavera de Museus no MMM


  • 26 de setembro, quinta-feira, a partir das 19h30: palestra com Glaura Lucas e exibição do documentário “Os Arturos”, de Thereza Jessouron (Brasil, 2003, 60’)
  • 27 de setembro, sexta-feira, de 15h às 17h: oficina “Mídias sociais para museus”, com Ana Paula Gaspar. Inscrições gratuitas pelo e-mailpalestras@mmm.org.br
  • 29 de setembro, domingo, às 11h: espetáculo infantil “Sob o céu de um baobá”, com a narradora de histórias Beatriz Myrrha e o bailarino Evandro Passos
  • Local: Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade S/N - Prédio Rosa)
  • Entrada gratuita