FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

EBAPE promove debate internacional sobre políticas públicas no setor de petróleo e gás

A Escola de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE) realiza, nos dias 3 e 4 de dezembro, a Conferência Internacional "Public Policy for Oil and Gas and its Impact on the Social and Economic Development of Brazil". O evento contará com a participação de professores, pesquisadores e especialistas em políticas públicas no setor de óleo e gás, entre eles, o professor Thomas J. Trebat, diretor do Columbia Global Centers, que será o palestrante principal da conferência.
O encontro é fruto de dois projetos conduzidos atualmente pela EBAPE: “A Economia Política do Setor de Petróleo no Brasil” e “Governança Industrial Descentralizada no setor de Petróleo e Gás Brasileiro”. Ambos os projetos contam com apoio da Faperj e têm como objetivo estudar as relações entre arranjos institucionais e organizacionais e o desenvolvimento da indústria de petróleo.  
Além da palestra magna com Thomas Trebat, o evento abrirá espaço para debater os desafios e estratégias sobre o desenvolvimento sustentável da indústria nacional. A professora Smita Srinivas, do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), e o professor Atul Wad, da Columbia University, serão os palestrantes.
A conferência também terá três painéis temáticos. Michael Piore, professor do Massachusetts Institute of Technology – MIT; Adília de Assis, gerente de Capacitação Profissional da Indústria da Petrobras - Prominp); e Anna Posthuma, especialista da International Labour Organization – ILO, irão falar sobre o perfil profissional do setor de petróleo e gás. O tema será moderado pela professora da EBAPE Mônica Pinhanez.
Já o painel “Current Challenges of the Oil and Gas Regulation in Brazil” vai contar com a participação de Antonio Cláudio de França Corrêa, representante da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), e Nelson Narciso Filho, ex-diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP). A mesa será moderada pela professora da EBAPE Alketa Peci.
O outro painel do evento debaterá o impacto da existência de petróleo em países como a Nigéria e a Noruega. O primeiro, que é conhecido pela história de guerras civis e o difícil desenvolvimento econômico, e o segundo, que conseguiu aproveitar a presença das riquezas naturais para virar um dos mais prósperos países do mundo. O tema será abordado por Wumi Iledare, professor da University of Ibadan, da Nigéria; por Olav Lundstol, consultor de energia da Embaixada da Noruega no Brasil; e por Carlos de Gadelha, secretário de desenvolvimento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Para mais informações, acesse o site do evento.