FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Projeto Ler é Viver premia alunos de escolas de Belo Horizonte e do interior

Projeto Ler é Viver premia alunos de escolas de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais
A iniciativa, apoiada pela Gerdau, é voltada para o incentivo à leitura e premiará os estudantes que mais se dedicaram aos livros no segundo semestre

Até o dia 17 de dezembro, os alunos de escolas públicas de Belo Horizonte, Itabirito, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Ouro Preto e Moeda serão premiados pelo Projeto Ler é Viver. A iniciativa, realizada pelo Instituto Gil Nogueira e apoiada pela Gerdau, estimula o hábito da leitura entre estudantes do ensino fundamental.
Como forma de incentivo e reconhecimento à dedicação dos participantes, ao final de cada semestre são homenageados os jovens que apresentaram melhor desempenho na leitura e interpretação dos livros, de acordo com avaliação pedagógica. A premiação é feita por categorias: ouro (40 a 50 livros), prata (25 a 39) e bronze (8 a 24). Aqueles que lerem e interpretarem os 50 livros recebem ainda a medalha de campeão da leitura.
A Presidente do Instituto, Patrícia Nogueira, explica que todo semestre são distribuídos kits com 50 obras literárias infantis para cada turma e, durante o período letivo, os alunos são estimulados pelos professores a desenvolver a prática de leitura e interpretação dos livros. “Ao final do semestre, nossa equipe avalia os alunos individualmente, de acordo com a ficha técnica da obra”, conta.
E o reconhecimento pelo bom desempenho não é apenas para os alunos. Os professores que alcançarem uma média igual ou superior a 15 livros lidos e interpretados por aluno, também são premiados. “Queremos contribuir para a transformação da realidade do analfabetismo funcional no país, que hoje aparece como um dos principais geradores de desigualdade social no Brasil”, afirma a presidente.
A premiação, que está sendo realizada em 30 escolas públicas do estado, marcam o encerramento das atividades do Projeto Ler é Viver em 2015. A iniciativa beneficia estudantes do ensino fundamental que integram o 1º ao 5º ano, que são orientados e estimulados pelos educadores. Semanalmente, é realizada também a oficina de contação de história, uma outra forma de incentivar o acesso aos livros.
Ações de educação como essa fazem parte do foco de atuação da Gerdau, que também apoia iniciativas voltadas para mobilização voluntária e qualidade em gestão.
Sobre a Gerdau

A Gerdau segue os princípios do desenvolvimento sustentável e acredita que o crescimento de uma empresa está diretamente ligado ao relacionamento ético e socialmente responsável com todos os públicos com os quais se relaciona. Com mais de 114 anos de história e presente em 14 países, por meio de operações que atuam nas várias etapas da indústria do aço, a Empresa tem trabalhado em iniciativas voltadas à educação, mobilização voluntária e qualidade em gestão. Em Minas Gerais, que possui riquezas históricas e culturais, a Gerdau também apoia projetos voltados à preservação do patrimônio.

A Companhia é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais nas Américas.