Estão abertas as inscrições para o seminário “Ciência para o Amanhã - Caminhos da Ciência, Tecnologia e Inovação para a Juventude”, que será realizado dia 11 de abril no Museu do Amanhã. Com entrada gratuita, o encontro vai reunir experiências bem-sucedidas de estudantes, pesquisadores e educadores, em painéis e mesas-redondas, com o objetivo de debater a capacidade de inovação dos jovens que se dedicam a fazer ciência no Brasil; o empreendedorismo no meio científico e as soluções encontradas para o reconhecimento da pesquisa. As inscrições podem ser feitas em www.cienciaparaoamanha.org.br.
Entre os participantes, estão o diretor do Microsoft Advanced Technology Labs no Brasil, Luiz Sérgio Pires, e o cientista-chefe da Microsoft Henrique Malvar, primeiro vencedor do Prêmio Jovem Cientista, um dos mais antigos do Brasil. Vencedores de edições recentes do prêmio também estarão presentes, com projetos como um filtro feito de caroço de açaí, uma fita caseira que detecta substâncias tóxicas no leite e um estudo sobre o uso da castanha-do-Pará na prevenção ao Mal de Alzheimer.
Participam ainda educadores com trabalho reconhecido – como os professores Wemerson Nogueira, eleito no prêmio Educador Nota 10 e indicado ao Global Teacher Prize, o “Nobel” da Educação; e Cândido Oswaldo Moura, responsável pelo projeto do satélite UbatubaSat, lançado ao espaço por alunos de uma escola pública de Ubatuba. (Veja a programação completa abaixo)
O Seminário “Ciência para o Amanhã - Caminhos da Ciência, Tecnologia e Inovação para a Juventude” é uma realização da Fundação Roberto Marinho e do Museu do Amanhã, com patrocínio da Finep.
Serviço:
Seminário “Ciência para o Amanhã - Caminhos da Ciência, Tecnologia e Inovação para a Juventude”
Dia 11 de abril, das 9h às 17h
Museu do Amanhã. Praça Mauá 1, Centro
Grátis
Inscrições em www.cienciaparaoamanha.org.br
PROGRAMAÇÃO
9h – Boas vindas
9h30 às 10h – Painel Principal:
A importância do incentivo à ciência e à pesquisa no Brasil. A experiência do Microsoft ATL no Rio de Janeiro e a inovação de seus jovens pesquisadores.
Henrique Malvar (por videoconferência)
Primeiro vencedor do Prêmio Jovem Cientista (1981), é cientista-chefe da Microsoft. Ph.D. em engenharia elétrica e ciência da computação pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Luiz Sérgio Pires
Diretor do Microsoft Advanced Technology Labs - Rio de Janeiro.
Formado em Ciência da Computação pela Universidade de Wisconsin, com pós-graduação em Ciência da Computação e MBA pela Universidade de Minnesota.
10h às 12h45
A Ciência inspirando Jovens Cientistas brasileiros
No painel, jovens cientistas compartilham conhecimentos e experiências, a partir de iniciativas desenvolvidas por eles.
10h às 10h20 –Joana M. Pasquali (RS)
Vencedora do Prêmio Jovem Cientista na categoria Estudante do Ensino Médio (2015). Criou fita, feita com filtro de café, que detecta substâncias tóxicas no leite.
10h20 às 10h40 – Lorrayne Isidoro (RJ)
Aos 17 anos, foi a única representante brasileira na Olimpíada Internacional de Neurociência. Arrecadou dinheiro para viagem em campanha na internet.
10h40 às 11h00 – Edivan Nascimento (PA)
Primeiro colocado do Prêmio Jovem Cientista na categoria Ensino Médio em 2013, desenvolveu filtro de purificação de água com o uso de caroços de açaí.
11h às 11h20 – Cristian Westphal (SC)
Comanda o “Ciência e Astronomia”, canal com informações científicas na web. Atua também com escolas e o público em geral, disponibilizando telescópios para observações em praças.
11h20 às 11h40 – Bárbara Cardoso (SP)
Venceu o Prêmio Jovem Cientista 2015 na categoria Mestre e Doutor, com pesquisa sobre a relação entre o consumo de castanha-do-Brasil e a prevenção ao mal de Alzheimer.
11h40 às 12h – Raíssa Müller (NY)
Criou filtro para limpeza de rios e oceanos, um dos cinco projetos selecionados para a iniciativa Village to Raise a Child, da Universidade de Harvard. Hoje estuda na Universidade de Yale.
12h às 12h35 – Debate entre os sete painelistas.
12h45 às 14h – Intervalo
14h às 15h30
Educação para Ciências: Inovando no contexto brasileiro
Debate com educadores que inovaram e impactaram o interesse de seus alunos.
Moderação: Cecilia Leite Oliveira (Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT).
Clayton Meiji Ito (Professor de Matemática – Unidades de Internação de Adolescentes em Medidas Socioeducativas – Planaltina DF)
Transformou o ensino de matemática nas escolas das Unidades de Internação de Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Distrito Federal. Criou atividades que podem ser utilizadas em qualquer contexto, como o ensino através da encenação teatral do livro “O homem que calculava”, de Malba Tahan.
Cândido Oswaldo Moura (Professor de Matemática – E.M. Tancredo Neves / Ubatuba - SP)
Desenvolve o projeto de iniciação cientifica Ubatubasat com alunos do Ensino Fundamental. A escola lançou um satélite e foi incluída no programa de apoio aos satélites universitários da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Wemerson Nogueira (Professor de Ciências – E.M. / Boa Esperança – ES - Educador nota 10)
Promoveu o estudo da Tabela Periódica a partir da análise da contaminação do Rio Doce após o rompimento da barragem em Mariana. Os estudantes analisaram o impacto sócio-ambiental do desastre e desenvolveram um modelo de filtro que auxilia a limpeza da água.
15h30 às 17h
Inovação à brasileira: Estímulo ao empreendedorismo no contexto científico.
Os caminhos para inovação e empreendedorismo científico no Brasil, seja pelo fomento à inovação através de instituições como universidades, seja por iniciativas pessoais de financiadores. A experiência de realizadores de sucesso, com a moderação de uma experiente promotora do empreendedorismo social.
Moderação: Cindy Lessa (Consultora sênior do programa Empreendedor para Empreendedor da Ashoka Global, Presidente do Conselho do Instituto Rio)
Guy Perelmuter (GRIDS Capital).
Há 16 anos “caça” empresas inovadoras para investir com seus recursos pessoais. Tem mais de 20 empresas de inovação e tecnologia no portfólio. Um dos primeiros vencedores do Prêmio Jovem Cientista, debaterá a importância do investimento privado em inovação.
João Gabriel Hargreaves (Instituto Genesis/PUC-RIO)
Diretor do Instituto Genesis/ PUC- RIO, é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília – UnB. Falará sobre o apoio à inovação no modelo de incubadora de startups vinculado às universidades brasileiras, apresentando cases de sucesso do Instituto Genesis.
Beto Veríssimo (Centro de Empreendedorismo da Amazônia)
O Centro de Empreendedorismo da Amazônia é uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos que articula o ecossistema de negócios rurais sustentáveis na Amazônia. Beto apresentará como inovação e empreendedorismo dialogam com a criação de políticas públicas favoráveis à promoção dos negócios sustentáveis, com foco na área rural na Amazônia.
17h
Final
Encerramento com a gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho, Georgia Pessoa.