FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

1º Encontro do Setor de Seguros com a Diversidade e Inclusão

CNseg realiza o 1º Encontro do Setor de Seguros
com a Diversidade e Inclusão

Tema ganha Grupo de Trabalho específico e passa a fazer parte da
agenda de boas práticas do mercado segurador

Representantes do mercado segurador reuniram-se nesta terça-feira (15) em São Paulo para o 1º Encontro do Setor de Seguros com a Diversidade e Inclusão. O evento, promovido pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), marcou o lançamento do Grupo de Trabalho de Diversidade e Inclusão do Setor de Seguros, o qual integra a Comissão de Sustentabilidade da entidade.
O objetivo do GT é discutir ações e compartilhar experiências em diversidade e inclusão, além de estimular as boas práticas nesse mercado. “O tema está merecendo a atenção das empresas, e é importante prestigiar essa discussão e essa prática no mercado de seguros”, comentou a vice-presidente da CNseg e presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Solange Beatriz Palheiro Mendes.
A presidente do GT de Diversidade e Inclusão, Ana Paula Almeida Santos, traçou um panorama desse assunto no mercado de seguros. De acordo com a executiva, o último Relatório de Sustentabilidade da CNseg mostra que, apesar de o setor não dispor de programas para a diversidade, as seguradoras estão preocupadas com o tema. “Há uma sensibilidade, as seguradoras querem entender esse universo, e a criação do GT olha para isso. Quando anunciamos a criação do grupo, houve um grande número de pessoas interessadas em participar e contribuir. O que faltava era o ambiente.” Ela ressaltou ainda que programas de diversidade mudam de seguradora para seguradora e que cada ambiente corporativo apresenta uma realidade. “O importante é esse intercâmbio, poder trocar ideias”, finalizou Ana Paula. Ela convidou todos os presentes ao engajamento nas redes sociais, usando as hashtags #SomosTodosDiferentes, #SomosTodosIguais, #GTDiversidade e #CNseg.
Outro tema debatido foi a evolução da mulher no setor segurador, que, embora ainda seja lenta, envolve iniciativas de várias empresas em promover o progresso profissional feminino. A diretora da Escola Nacional de Seguros, Maria Helena Monteiro, apresentou o 2º Estudo sobre as Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil. “A pesquisa, que usou dados até 2015, mostra que sete em cada dez executivos eram homens. Em 2012, eram oito homens em cada dez executivos. Ou seja, melhoramos um pouco. Temos mais mulheres em cargos executivos nesses três anos de pesquisa”, explicou Maria Helena. O estudo também mostrou que, de todos os funcionários homens de uma seguradora, 4,7% deles tornaram-se executivos, contra 1,4% no caso das mulheres. Ou seja, a possibilidade de um homem se tornar executivo de uma seguradora é quase 3,5 vezes a de uma mulher.
O presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Paulo Perrotti, também esteve no encontro para compartilhar a experiência canadense no âmbito da diversidade e inclusão. Ele disse que o governo daquele país tem como prioridade que os serviços públicos reflitam a sociedade, sendo exemplo para as empresas canadenses e de todo o mundo. “A diversidade no Canadá tem também seus desafios. A briga pela diversidade tem de ser constante. Mas é uma constatação que o Canadá já representa um mercado mais maduro da diversidade. E lá tem as best practices, ou seja, as melhores práticas que podem ser estudadas e empregadas no mercado brasileiro”, assinalou.
De acordo com a CNseg, o GT de Diversidade e Inclusão do Setor de Seguros e os debates sobre o assunto vão continuar por meio de fóruns. Entre os temas, estarão a inclusão de jovens e idosos no mercado de trabalho e como recrutar pessoas LGBT e portadores de necessidades especiais. O tema será apresentado na 8ª Conseguro, o mais importante evento da agenda do setor de seguros, de 19 a 21 de setembro, no Rio de Janeiro.

A CNseg
            A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap).
            A CNseg tem como missão primordial representar as suas associadas no relacionamento com a sociedade, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além das entidades nacionais e internacionais do setor, disseminando, assim, a cultura do seguro por meio do Programa de Educação em Seguros e de outras ações de amplo alcance.

Prêmio Fenacor de Jornalismo
O prazo para as inscrições no Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros da Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros) termina no dia 31 de outubro. O prêmio vai contemplar reportagens nas mídias impressa e digital, rádio e televisão, que abordem sobre seguros (Patrimoniais, Empresariais, Vida, Saúde e de Crédito e Garantias, entre outros), além dos segmentos de capitalização, previdência complementar aberta e resseguros. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.FENACOR.org.br/premiodejornalismo.