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segunda-feira, 4 de julho de 2011

Seminário Povos Indígenas, Educação e Saúde: A Formação Profissional do Agente Indígena de Saúde


Seminário discute formação do agente indígena

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (ESPJV/Fiocruz) promove, entre 4 e 6 de julho, o seminário ‘‘Povos indígenas, educação e saúde: a formação profissional do agente indígena de saúde’’. Como o nome já diz, o foco do evento é a interseção entre trabalho, saúde e educação profissional no contexto indígena, mas a abordagem é ampla, indo da luta pela terra à identidade indígena, passando pela política atual de saúde, instituída a partir da criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) na estrutura do Ministério da Saúde.

A experiência acumulada pelas Escolas Técnicas do SUS também ganha destaque. No último dia do evento, a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) – primeira instituição a oferecer curso de formação técnica para populações indígenas –, juntamente com a Escola Técnica de Saúde do SUS de Roraima, a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS Acre) e a própria EPSJV debatem sobre a formação do agente indígena de saúde.

O evento ocorre no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, no prédio da EPSJV, localizado na Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro.


Programação

4 de julho
9h - Abertura
A situação atual dos povos indígenas no Brasil

10h - Mesa-redonda
Situação dos povos indígenas no Brasil e a luta pela terra
Debatedor: Euclides Macuxi (Projeto Demonstrativo para Populações Indígenas/Ministério do Meio Ambiente - PDPI/MMA)
Exibição do filme 'Muita terra para pouco Índio' (ABA)
12h - Abertura da Exposição 'Alto Rio Negro e Xukurus do Ororubá'
14h - Mesa-redonda
Quem são os povos indígenas no Brasil hoje: identidades indígenas, contexto urbano, povos isolados
Debatedores:
Carlos Augusto da Rocha Freire (Funai)
Renata Curcio Valente (Museu do Índio/Funai)

Exibição de vídeo

5 de julho
Os marcos da saúde e da educação indígena

9h - Mesa-redonda
Educação indígena: concepções, bases e experiências

Debatedores
Euclides Macuxi (PDPI/MMA)
Gersem Luciano Baniwa (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/Ministério da Educação - SECAD/MEC)

11h30 - Pré-lançamento (versão eletrônica)
Livro 'Introdução à Saúde Indígena' - série Via dos Saberes do projeto Trilhas do Conhecimento - o ensino superior de indígenas no Brasil, parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) e o Museu Nacional/Laced/UFRJ, coordenação de Antônio Carlos de Souza Lima
Organizadoras: Luiza Garnelo (ILMD/Fiocruz) e Ana Lucia Pontes (EPSJV/Fiocruz)
13h30 - Mesa-redonda
Saúde Indígena: situação e política atual

Debatedores:
Antônio Alves (Secretaria Especial de Saúde Indígena - Sesai/MS)
Andrey Cardoso (ENSP/Fiocruz)

15h30 - Mesa-redonda
Atenção diferenciada e o trabalho do Agente Indígena de Saúde no Subsistema

Debatedores:
Jean Langdon (UFSC)
Erson Rocha (UFAM)

6 de julho
Experiências de formação profissional do Agente Indígena de Saúde

9h - Mesa-redonda
A política e as experiências de formação profissional de agentes indígenas de saúde no Brasil

Debatedores:
Clarice Ferraz (Secretaria de Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde - SGTES/MS)
Cleres Alvarenga Cavalcante (Escola Técnica de Saúde do SUS-RR)
Vânia Lima (Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha-AC)
Viviane Francischini (Escola de Saúde Pública do Estado do Mato Grosso-MT)
Ana Lucia Pontes (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio-RJ)
Sully Sampaio (Instituto Leônidas e Maria Deane -AM)

12h - Avaliação
Encaminhamentos, avaliação e considerações finais do evento

Décimo Quarto Congresso Mundial de Patologia Cervical e Coloscopia

Congresso Mundial de Colposcopia e Patologia Cervical Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres no mundo. As pesquisas indicam ainda que o papilomavírus humano (HPV) é uma das principais causas da doença. Diante desses temas, cerca de mil médicos, especialistas e pesquisadores nacionais e internacionais estarão reunidos no Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 7 de julho, para a 14ª edição do Congresso Mundial de Colposcopia e Patologia Cervical.
Serão mais de 50 simpósios, mesas redondas e conferências, debatendo, entre outros assuntos, as novas evidências científicas sobre a infecção pelo HPV, o combate ao câncer e as lesões precursoras do câncer do colo do útero.

Promovido pela Federação Internacional de Patologia Cervical e Colposcopia (IFCPC) e pela Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC), o congresso trará ao Brasil médicos renomados internacionalmente, promovendo a troca de práticas, técnicas, experiências e pesquisas recém-lançadas em diferentes países. “No congresso, os profissionais terão a oportunidade de ter contato com novas evidências científicas e confrontá-las com as práticas vigentes, além de debater com especialistas de prestígio, nacionais e estrangeiros”, afirma Paula Maldonado, presidente do congresso e da ABPTGIC.

Entre os palestrantes desta edição, estará o médico espanhol Xavier Bosch, chefe do programa de pesquisa e epidemiologia do Câncer, do Instituto Catalão de Oncologia (ICO) e diretor executivo para HPV e câncer do colo do útero do centro de informação da OMS. Ele vai apresentar um estudo sobre a distribuição geográfica da prevalência do HPV no mundo. Já a médica americana Anna-Barbara Moscicki, professora da Universidade da Califórnia, trará ao Brasil resultados de sua pesquisa sobre a infecção por HPV na adolescente e mulher jovem. Considerado referência mundial em procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos para prevenção do câncer do colo do útero, o irlandês Walter Prendiville abordará a conização eletrocirúrgica diatérmica na doença microinvasiva.

Com novos dados e estudos, os especialistas destacarão temas como a polêmica da vacina contra o HPV em mesas-redondas e conferências: “Monitoramento e impacto da vacinação contra HPV”, “Vacinas contra HPV: Situação atual e futuro” e “Vacinas contra HPV”. As inovações em testes de DNA-HPV também serão discutidas como em “Testagem DNA-HPV e marcadores biológicos de evolução: tipos e aplicação clínica”. Diante das crescentes evidências de que o HPV é fator relevante para outros tipos de câncer (ânus, vulva, vagina, pênis, cabeça e pescoço), médicos discutirão pesquisas recentes sobre o assunto no simpósio “HPV – Grupos Especiais”. As demais doenças do trato genital inferior serão abordadas em “Vaginites e vaginoses”.

A programação geral do Congresso Mundial de Colposcopia e Patologia Cervical pode ser acessada no endereço: www.colposcopy2011.com.br.

domingo, 3 de julho de 2011

Primeiro Festival de Inverno do Rio de Janeiro


03 a 10 de Julho de 2011
O festival tem por objetivo criar um novo espaço para a prática e intercâmbio da música erudita no Brasil e viabilizar o encontro de jovens estudantes de música com os mais renomados professores da área. É uma iniciativa do Colégio Santa Marcelina-Rio, cuja unidade situa-se no Alto da Boa Vista há 70 anos, e que utiliza em sua histórica trajetória, a música como instrumento pedagógico.
Durante os oito dias de festival serão oferecidos cursos, oficinas e master classes com taxa simbólica de trinta reais para alunos inscritos, com direito a alojamento e café da manhã gratuito, além de assistência médica durante todo o evento. E para o público em geral – apreciador da boa música – uma série de recitais, audições e concertos sempre com entrada franca, promovendo assim a democratização da música de concerto.
Especialmente nesta primeira edição, homenagearemos o compositor brasileiro Almeida Prado – recentemente falecido – com recital de algumas de suas obras e interpretado pela violinista Constança Almeida Prado, filha do compositor
As oficinas serão ministradas por expressivos nomes do meio musical como:
Paulo Bosísio- VIOLINO, Christine Springuel-VIOLA, Alceu Reis-VIOLONCELO, Antônio Arzolla-CONTRABAIXO, Marco Aurélio Lischt-ÓRGÃO, Eliane Sampaio-CANTO, Mara Campos- REGÊNCIA E CANTO CORAL, Carlos Moreno-REGÊNCIA DE ORQUESTRA, Nayran Pessanha-MÚSICA DE CÂMARA.
Em nossa programação cultural aberta ao público, destacamos o concerto de abertura do festival, com a Orquestra de Violoncelos e Contrabaixos de Volta Redonda, sob regência de Sarah Higino, dia 03 de julho às 18h no Auditório do Colégio Santa Marcelina (Estrada do Açude-250 Alto da Boa Vista).
Ensemble Almeida Prado, ao piano Ingrid Barancosky e Sarah Higino e ao violino Constança Almeida Prado, dia 05 de julho às 19h na Escola de Música da UFRJ – Salão Leopoldo Miguez – (Rua do Passeio 98, Cinelândia).
Recital de Órgão com o organista Marco Aurélio Lischt, dia 09 de julho às 17h na Capela do Colégio Santa Marcelina (Estrada do Açude, 250 Alto da Boa Vista).

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Rio Festival Gay de Cinema 2011

Bloomington_4

O Rio Festival Gay de Cinema é o festival internacional de filmes LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) de ficção, documentário e experimental, em longa e curta metragens, brasileiros e estrangeiros.

O festival acontecerá de 1 a 10 de julho de 2011, no Odeon Petrobras e no Cine Cultural Justiça Federal.

Foram selecionados 6 longas e 35 curtas metragens,brasileiros e estrangeiros. Cinco longas estréiam no festival. Destaque para: Strapped (EUA) de Joseph Graham que mostra um garoto de programa, de corpo atraente e personalidade forte, que se perde num prédio que mais parece um labirinto e muda o olhar sobre si ao encontrar alguém que lhe mostra algo que nunca havia sentido. Is It Just Me? (2010) de JC Calciano,que fala sobre os acidentes de um relacionamento online. E a estréia da diretora brasileira Fernanda Cardoso com a produção norte-americana Bloomington.

35 filmes participam da Competição de Curta, sendo que 28 deles são inéditos. Brasil, EUA, Polônia, Portugal, Reino Unido, Singapura,Suécia, Suíça, Tailândia e Taiwan estão na disputa. Os melhores filmes serão escolhidos pelo público e Júri Especializado, e ganharão o Troféu do Rio Festival Gay de Cinema 2011.

O festival tem a cara do Rio de Janeiro e é dedicado a todos os simpatizantes e apaixonados pelo cinema.

Bilheteria e Valores dos Ingressos


ODEON PETROBRAS
Tel:(21) 2240-1093 (bilheteria)
Valor do ingresso da sessão: R$12,00 e R$6,00 (meia-entrada)

CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
Tel:(21) 3261-2565 (bilheteria)
Valor do ingresso da sessão: R$10,00 e R$5,00 (meia-entrada)

Classificação indicativa do festival: Não recomendado para menores de 18 anos de idade.

Email: contato@riofgc.com
Website do Festival: www.riofgc.com

AGENDA


Dia 30 de junho de 2011, quinta

ODEON PETROBRAS
22h – Programa Especial de Abertura do Rio Festival Gay de Cinema

Dia 1 de julho de 2011, sexta

CINE CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
16h – Longa-metragem: Bloomington
18h – Competição de Curta 1

ODEON PETROBRAS
20h – Longa-metragem: Strapped

THE WEEK RJ
23h – Festa Rio Festival Gay de Cinema

Dia 2 de julho de 2011, sábado

CINE CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
16h – Competição de Curta 2
18h – Longa-metragem: House of Boys

ODEON PETROBRAS
20h – Competição de Curta 7 e Bate Papo: “DeOscar Wilde ao Rio Sem Homofobia”
22h – Longa-metragem: Is It Just Me?

Dia 3 de julho de 2011, domingo

CINE CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
16h – Competiçãode Curta 3
18h – Longa-metragem: Die Schwestern

ODEON PETROBRAS
20h – Competição de Curta 6
22h – Longa-metragem: House of Boys

Dia 4 de julho de 2011, segunda

ODEON PETROBRAS
20h – Competição de Curta 5
22h – Competição de Curta 4

Dia 5 de julho de 2011, terça

ODEON PETROBRAS
20h – Competição de Curta 3
22h – Longa-metragem: Como Esquecer. Com Apresentação da Equipe do Filme.

Dia 6 de julho de 2011, quarta

CINE CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
16h – Competição de Curta 4
18h – Competição de Curta 5

ODEON PETROBRAS
20h – Competição de Curta 2
22h – Longa-metragem: Bloomington

Dia 7 de julho de 2011, quinta

CINECULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
16h – Longa-metragem: Como Esquecer
18h – Competição de Curta 6

ODEON PETROBRAS
20h – Competição de Curta 1
22h – Longa-metragem: Die Schwestern

Dia 8 de julho de 2011, sexta

CINE CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
18h – Competição de Curta 7
20h – Longa-metragem: Strapped

Dia 9 de julho de 2011, sábado

CINE CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
18h – Premiados2011: Curta-metragem
20h – Premiados 2011: Longa-metragem

Dia 10 de julho de 2011, domingo

CINE CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL
18h – Premiados2011: Longa-metragem
20h – Premiados2011: Curta-metragem

CONVITE PARA ABERTURA DO RIO FESTIVAL GAY DE CINEMA E ESTREIA DO FILME “IS IT JUST ME?”
Dia 30 de junho, quinta-feira, as 22h no Odeon Petrobras. Rio de Janeiro.
Cada impressão vale para 2 pessoas.

Mostra Cinematográfica O Universo de Miyazaki-Otomo-Kon


No  dia 28 de junho teve início o festival “O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon” na Caixa Cultural Rio.

MOSTRA DE CINEMA EXIBE PRODUÇÕES DE HAYAO MIYAZAKI, KATSUHIRO OTOMO E SATOSHI KON, E PROMOVE CURSO E OFICINA DE MANGÁ

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro e a 3 Moinhos Produções apresenta, de 28 de junho a 10 de julho, a mostra de cinema “O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon” com 18 longas-metragens de animação. Esta mostra, além da cinematografia de Miyazaki, se expande para as obras de Katsuhiro Otomo e Satoshi Kon, ambos também marcados pelo refinamento nas produções e temáticas fora do convencional industrial.
Além da exibição dos filmes, a mostra promoverá também um curso sobre a obra de Miyazaki, em quatro aulas, e uma oficina de Mangá, ambos com inscrições gratuitas. A oficina pretende abordar noções de desenho, espacialidade e estilo de narrativa através do desenho impresso. Os alunos produzirão os seus próprios mangás durante as aulas, ao mesmo tempo que participarão de um estudo estético de um autor de mangá.
Apesar da animação japonesa ser sempre associada ao termo anime, tal termo hoje não se refere genericamente a qualquer animação produzida no Japão, e sim a um estilo fortemente arraigado e de características marcantes, como os populares olhos grandes e a animação econômica e de movimentos expressivos.
A consolidação deste estilo veio da adaptação da arte aos prazos curtos e pequenos orçamentos das séries televisivas nipônicas. Porém o mesmo processo industrial que criou o estilo anime também gerou insatisfações entre os artistas e correntes contrárias a essa forma de produzir. Esses “transgressores” do sistema japonês optaram pela animação de apelo autoral em longas-metragens cinematográficos para fugirem da massacrante produção de séries televisivas.
A criação do Studio Ghibli, por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, que tinha como proposta ser “um vento que varresse a cabeça dos artistas” mostrou que tal forma de trabalho era possível, e criou seguidores. Obras produzidas antes e depois da fundação do Studio Ghibli, como NAUSICAÄ DO VALE DOS VENTOS e MEU VIZINHO TOTORO abriram caminhos para o surgimento de AKIRA, o filme fenômeno de Katsuhiro Otomo, e para a breve e bela cinematografia de Satoshi Kon e o seu mundo de sonhos em PAPRIKA.
A mostra, com sessões às 15h, 17:30h , 17h e 19h de terça a sábado e 14h, 16h e 18h aos domingos, acontece nos Cinemas 1 e 2, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. Todas as sessões de 15h e 14h serão dubladas e as demais legendadas em português. Dentro da programação da mostra será oferecida uma palestra, oficina de mangá e curso sobre a obra de Hayao Miyazaki. As inscrições para a oficina e curso são gratuitas e estão abertas no site www.ouniversodemok.com.br.

SERVIÇO:
O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 2544 4080
Datas: de 28 de junho a 10 de julho de 2011
Horários: Consultar programação (Sessões de terça-feira a domingo)
Classificação: Consultar programação
Lotação: 85 lugares, sendo 2 (dois) para cadeirantes
Ingressos: R$ 2,00 (Inteira) e R$ 1,00 (Meia)
Acesso para portadores de necessidades especiais.
Programação completa:
www.caixa.gov.br/caixacultural
www.ouniversodemok.com.br.
Assessoria de Imprensa
CAIXA Cultural Rio de Janeiro
(21) 2202 3096 / (21) 2202 3086
cultura.rj@caixa.gov.br


Filmes da Programação

HAYAO MIYAZAKI
1.
AS AVENTURAS DE PANDA E SEUS AMIGOS (Panda Kopanda, Japão, 1972/73, 75’)
Roteiro de Hayao Miyazaki – Direção: Isao Takahata
Mimiko ficou em casa sozinha e descobre que agora tem uma família insólita: um Panda que ela chama de Papai e outro que a chama de Mãe. Este filme de episódios conta com duas histórias. A primeira é sobre as confusões criadas na escola pelos pandas e o segundo é sobre o encontro com Tiny, o tigre de circo.
Classificação Indicativa: Livre
Exibição de cópia dublada (15h ou 14h)
2.
LUPIN III: O CASTELO DE CAGLIOSTRO (Rupan sansei: Kariosutoro no shiro, Japão, 1979, 110’, Estúdios Tokyo Movie Shinsha, Topcraft)
Direção: Hayao Miyazaki
O elegante ladrão Lupin III volta suas atenções para o tesouro escondido no castelo de Cagliostro após um grande roubo de notas falsas. Porém descobre que a bela Clarisse está sendo forçada a se casar com o dono do castelo. Com ajuda de seu colega Jigen e do espadachim Goemon, Lupin tenta salvar Clarisse, resolver o mistério do castelo e enfrentar os capangas do Conde e o inspetor Zenigata.
Classificação Indicativa: 10 anos
Exibição de cópia legendada em português e dublada (15h ou 14h)
3.
NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO (Kaze no tani no Naushika, Japão, 1984, 117’, Estúdio Topcraft)
Direção: Hayao Miyazaki
Após os 7 Dias de Fogo, o mundo se tornou um lugar inóspito, com a humanidade em frangalhos e os ecossistemas poluídos e tóxicos. Nausicaä, a princesa do Vale dos Ventos agora tenta compreender o que está acontecendo com a natureza e salvar a humanidade da própria belicosidade
Classificação indicativa: 14 anos
Exibição de cópia legendada em português
4.
LAPUTA: O CASTELO NO CÉU (Tenkû no shiro Rapyuta, Japão, 1986, 124’, Studio Ghibli)
Direção: Hayao Miyazaki
Um amuleto que passou através de gerações agora faz com que a menina Sheeta seja perseguida por piratas e agentes. Este amuleto indicaria o caminho para a ilha voadora de Laputa, citada em As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift.
Classificação indicativa: Livre
Exibição de cópia legendada em português
5.
MEU VIZINHO TOTORO (Tonari no Totoro, Japão, 1988, 86’, Studio Ghibli)
Direção: Hayao Miyazaki
Satsuki e Mei vão morar no interior para ficarem mais próximas da mãe, que está internada em um hospital. Porém a árvore de cânfora ao lado é a moradia do curioso ser batizado de Totoro.
Classificação indicativa: Livre
Exibição de cópia legendada em português
6.
O SERVIÇO DE ENTREGAS DE KIKI (Majo no takkyûbin, Japão, 1989, 103’, Studio Ghibli)
Direção: Hayao Miyazaki
Kiki fez 13 anos e, como segue a tradição, agora deve ir morar em uma cidade onde não more nenhuma outra bruxa. Lá, sobre uma vassoura voadora e com a ajuda de seu gato Jiji, monta um serviço de entregas.
Classificação indicativa: Livre
Exibição de cópia legendada em português
7.
PORCO ROSSO (Kurenai no buta, Japão, 1992, 94’, Studio Ghibli)
Direção: Hayao Miyazaki
O Mar Adriático é palco das batalhas aéreas entre piratas voadores, o piloto de americano Curtis e Marco Porcellino, o piloto que carrega a sina de ter a face de porco.
Classificação Indicativa: 10 anos
Exibição de cópia legendada em português
8.
A PRINCESA MONONOKE (Mononoke-hime, Japão, 1997, 134’, Studio Ghibli)
Direção: Hayao Miyazaki
O guerreiro Ashitaka é atacado por um demônio que acaba o infectando com uma maldição. Assim, este viaja para as terras de um outro clã para compreender o mal que lhe aflige. Nestas terras se depara com a luta entre humanos e os deuses da floresta, e a princesa Mononoke, que fora criada por lobos.
Classificação indicativa: 14 anos
Exibição de cópia legendada em português
9.
A VIAGEM DE CHIHIRO (Sen to Chihiro no kamikakushi, Japão, 2001, 125’, Studio Ghibli)
Direção: Hayao Miyazaki
Durante a mudança para uma nova casa, Chihiro vê os seus pais transformados em porcos, e é transportada para um mundo surreal e assustador. Colocada para trabalhar na casa de banhos para deuses da bruxa Yubaba, agora Chihiro luta para não esquecer o próprio nome e voltar
para o mundo real.
Classificação indicativa: Livre
Exibição de cópia legendada em português e dublada (15h ou 14h)
10.
O CASTELO ANIMADO (Hauru no ugoku shiro, Japão, 2004, 119’, Studio Ghibli)
Direção: Hayao Miyazaki
A jovem Sophie é aprisionada no corpo de uma anciã devido a maldição de uma bruxa. Impossibilitada de falar sobre a sua sina, encontra em seu caminho um mágico que habita um castelo que caminha sobre suas próprias pernas.
Classificação indicativa: Livre
Exibição de cópia legendada em português e dublada (15h ou 14h)
11.
PONYO – UMA AMIZADE QUE VEIO DO MAR (Gake no ue no Ponyo, Japão, 2008, 101’, Studio Ghibli)
Direção: Hayao Miyazaki
Sosuke encontra um peixinho preso em um pote de vidro enquanto brinca na praia. Porém o seu peixinho é filha de um feiticeiro marinho e agora deseja se tornar humana a qualquer custo.
Classificação indicativa: Livre
Exibição de cópia legendada em português e dublada (15h ou 14h)
KATSUHIRO OTOMO
12.
AKIRA (Akira, Japão, 1988, 124’, Estúdio TMS Entertainment)
Direção: Katsuhiro Otomo
Em uma Tóquio futurista e decadente dominada por gangues de motoqueiros, um deles demonstra sinais de poderes psíquicos. Raptado por uma organização governamental para fins de pesquisa, Tetsuo se torna extremamente perigoso para os que possuem poderes parecidos com os dele e para toda a Neo-Tokio.
Classificação indicativa: 14 anos
Exibição de cópia legendada em português
13.
MEMORIES (Memorîzu, Japão, 1995, 113’, Estúdio TMS Entertainment)
Direção: Katsuhiro Otomo
Filme de episódios, formado por três historias baseadas em quadrinhos de Katsuhiro Otomo . “Magnetic Rose” é sobre dois viajantes espaciais que, seguindo um sinal, acabam sendo levados para um mundo magnífico criado pelas memórias de uma mulher. Em “Stink Bomb”, um jovem químico acidentalmente se transforma em uma arma biológica implacável pronta para atingir Tóquio. E em “Cannon Fodder” vemos um dia da vida de uma cidade que tem como único propósito disparar canhões em inimigos desconhecidos. Classificação indicativa: 16 anos
Exibição de cópia legendada em português
14.
STEAMBOY (Suchîmubôi, Japão, 2004, 126’, Estúdios Bandai Visual
Company, Studio 4°C, Sunrise VAP)
Direção: Katsuhiro Otomo
Em uma ficção científica em plena Inglaterra vitoriana, o filme narra as aventuras do jovem inventor Ray Steam. Este, ao receber um misterioso metal que pode ser uma nova fonte de energia capaz de abastecer uma nação, agora é obrigado a resgatar a sua família e salvar Londres da destruição. Clássico do steampunk
Classificação indicativa: 14 anos
Exibição de cópia legendada em português
SATOSHI KON
15.
ATRIZ MILENAR (Sennen joyû, Japão, 2001, 87’, Estúdio Madhouse)
Direção: Satoshi Kon
Ao descobrirem que um estúdio de cinema falido será demolido, dois repórteres resolvem fazer um documentário sobre a sua maior estrela, a senhora Fujiwara Chiyoko. A entrevista se torna uma viagem pela historia do cinema japonês com a interferência de uma chave com o poder de misturar realidade e fantasia.
Classificação indicativa: 14 anos
Exibição de cópia legendada em português
16.
TOKYO GODFATHERS (Tokyo Godfathers, Japão, 2003, 92’, Estúdio Madhouse)
Direção: Satoshi Kon
Três mendigos, um ex-ciclista, um travesti e uma menina que fugiu de casa, encontram um bebê abandonado no lixo na noite de natal. A união dos três em uma saga para encontrar os pais da criança os leva a uma jornada tragicômica pelas ruas de Tóquio.
Classificação indicativa: 16 anos
Exibição de cópia legendada em português
17.
PAPRIKA (Papurika, Japão, 2006, 90’, Estúdio Madhouse)
Direção: Satoshi Kon
A Dra. Atsuko Chiba desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário com o uso da DC-Mini, a máquina que torna possível o acesso ao mundo dos sonhos. O roubo da máquina provoca um surto de loucura, no qual as pessoas parecem sonhar acordadas. Atsuko assume o papel de Paprika, seu alter-ego no mundo dos sonhos, para descobrir quem está por trás da
tragédia.
Classificação indicativa: 12 anos
Exibição de cópia legendada em português
SESSÃO MENÇÃO HONROSA:
18.
O TÚMULO DOS VAGALUMES (Hotaru no haka, Japão, 1988, 89’, Studio Ghibli)
Direção: Isao Takahata
Durante segunda guerra, com o Japão assolado pela caos e a destruição, dois irmãos, Seita e Setsuko, se vêem sozinhos no mundo. Agora os dois tentam sobreviver em meio à fome, às doenças e à escassez de generosidade.
Classificação indicativa: 14 anos
Exibição de cópia legendada em português
CURSOS:
Curso: O Universo de Hayao Miyazaki
De 05 a 08 de julho de 15 as 17 horas
Cinema 2
Aula 1 – Cultura Japonesa e Mitologia na obra de Miyazaki
Professora Janete Oliveira
Segundo o próprio autor, seus filmes não são produzidos para serem universais. Eles são para japoneses. Esta aula visa desvendar os detalhes que passam desapercebidos aos olhos ocidentais. E detalhar questionamentos que soam incompreensíveis para os não nipônicos.
- Animismo, shintoísmo e cultura japonesa
- Natureza e mitologia japonesa
- A mitologia japonesa presente na obra de Miyazaki
- Universalidade X Peculiaridade
Aula 2 – O insólito em A VIAGEM DE CHIHIRO
Professora Janete Oliveira
Chihiro tem seus pais transformados em porcos e luta para não esquecer o seu próprio nome. O insólito desta narrativa é estudado dentro do contexto do imaginário infantil e da mitologia.
- O insólito como elemento ficcional
- O insólito na literatura japonesa
- O livro “Kiri no mukou no fushigi na machi”
- O filme A VIAGEM DE CHIHIRO
- Universos Cruzados
Aula 3 – O Studio Ghibli e a indústria do anime.
Professor Jansen Raveira
Como um estúdio japonês de animação alega não produzir animes? Baseado no artigo “About Anime”, a aula demonstrará a postura contra a corrente tomada pelo Studio Ghibli e analisará a forma como o artesanal é transformado em linguagem.
- O Inicio da animação japonesa
- A animação limitada norte-americana
- A consolidação da linguagem anime.
- As animações overseas
- Os processos de trabalho alternativos
- A autoria dentro do mercado de animação
Aula 4 – Um Velho Mundo Idealizado
Professor David Mussel
A Europa não raramente é cenário para os filmes de Miyazaki. Porém é uma Europa surreal e idealizada, como que surgida de um passado de sonhos e contos de fada. O objetivo será a análise da construção de um espaço baseado no real, porém sob o olhar de um estrangeiro oriental.
- Kiki vai para Koriko
- PORCO ROSSO e a polêmica sobre Cape Suzette
- O CASTELO ANIMADO nas ruas de Colmar
- A era Meiji em A VIAGEM DE CHIHIRO
Currículos dos Professores
Professora Janete Oliveira
Possui graduação e mestrado em Comunicação Social e bacharelado em Letras Português/Japonês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é coordenadora técnica do Grupo de Comunicação Intercultural ELO da Faculdade de Comunicação Social e professora assistente do setor de Japonês do Instituto de Letras, ambos na UERJ. Tem participado dos encontros da ABEJ (Associação Brasileira de Estudos Japoneses) e dos Encontros de Língua, Literatura e Cultura Japonesa da APLERJ (Associação de professores de língua japonesa do estado do Rio de Janeiro) apresentando trabalhos ligados à área de língua e literatura japonesas.
Professor Jansen Raveira
Graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrando em Ciência da Arte pela mesma universidade, já desempenhou funções de animador e finalizador em longas metragens como TURMA DA MÔNICA – UMA AVENTURA NO TEMPO e nas séries de animação TROMBA TREM e A TURMA DA MÔNICA, onde foi diretor de episódios. Recebeu 17 prêmios pelo seu curta de animação COMO COMER UM ELEFANTE e foi professor de Linguagem e História da Animação na UFF. Hoje desenvolve um trabalho de pesquisa sobre A Criação de Linguagem no Cinema de Animação, tendo como base o texto About Anime, de Hayao Miyazaki.
Professor David Mussel
Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais, com habilitação em Cinema de Animação onde recebeu Menção Honrosa por seu trabalho em animação, Foi palestrante sobre Desenvolvimento Visual de Personagens na 4ª Semana de Entretenimento, Jogos e Animação da PUC Minas em setembro de 2008. Durante os workshops com o animador argentino Juán Plablo Zaramella na edição de 2008 do AnimaMundi, e com os experientes Guilherme PAM e Enzo Giaquinto do Giramundo, pelo Festival Internacional de Teatro de Objetos, surgiu a idéia para o seu curta Botões, premiado como melhor filme pelo júri popular na edição de 2009 do festival Vivo Arte Mov de Belo Horizonte. Participou do Festival Anima Mundi 2010 com o seu último filme, Quindins e atualmente trabalha no Copa Studio, no Rio de Janeiro
Curso gratuito. As inscrições poderão ser feitas até 02 de julho no formulário abaixo.
No dia 03 de julho os inscritos receberão a confirmação por e-mail. Caso os alunos regulares não estejam presente até 10 minutos depois do horário estipulado para início das aulas, as vagas serão oferecidas aos que estiverem na fila de desistência. Todos os alunos, regulares inscritos ou não, que tiverem freqüência mínima de 75% (3 aulas) receberão um certificado de participação por e-mail.
Debate: Miyazaki, Otomo e Kon: Clássicos ou Transgressores?
24 de julho | 19 horas
Cinema 2
Levando em consideração a produção em massa da indústria cultural japonesa, produzir longas animados em técnicas basicamente artesanais os torna clássicos ou transgressores?
Debate com Janete Oliveira e Jansen Raveira
Oficina de Mangá
29 de junho a 01 de julho | 15 as 17 horas
Cinema 2
Professor: Fabio Schin
Assistente: Leonardo Olimpo
Tão representativo da cultura pop japonesa quanto a animação, o mangá é um grande celeiro de ideias e a semente que gera uma boa parte das animações nipônicas. Essa forma peculiar de produzir histórias em quadrinhos encanta gerações e públicos de todas as idades através das suas narrativas com as mais variadas temáticas.
Esta oficina conta com um conteúdo divertido, fácil e descontraído que pode ser aplicado a quem já desenha ou a iniciantes. Diversos exercícios foram adaptados dentro do estilo e universo dos grandes mestres japoneses, Hayao Miyazaki, Katsuhiro Otomo e Satoshi Kon. O participante da oficina terá noções básicas de cópia, adaptação de traço, criação de personagem e estilo, composição, criação de história, finalização, autocorreção e coordenação motora. Além disso receberá diversas dicas de carreira e encaminhamento profissional.

Mostra Claire Denis, Um Olhar em Deslocamento



Claire Denis, um olhar em deslocamento

Retrospectiva de cineasta francesa acontece na Caixa Cultural
A parisiense Claire Denis poderia focar seu olhar no cotidiano francês, mas essa realidade não lhe pertence. Depois de passar parte da sua infância na África, a cineasta passou a retratar ambientes em conflito, como poderá ser visto na mostra que apresenta onze longas-metragens, além de curtas e documentários, entre os dias 21 de junho e 3 de julho. A retrospectiva, na Caixa Cultural, apresenta para o público brasileiro uma oportunidade de ter um contato maior com a obra da diretora, ainda pouco conhecida no país.

Desprovida de um referencial geográfico único em seu trabalho, o foco da diretora de 57 anos se constrói em seus deslocamentos e tira a Europa do centro e coloca nele o indivíduo em busca do seu lugar. Denis tem também como referência o avô, brasileiro nascido em Belém do Pará e que teve uma forte influência na educação da diretora, como pode ser visto no longa 35 doses de rum. O reflexo dessas junções é um cinema político, atento aos países em desenvolvimento. Cada lugar gera estímulos diferentes ao comportamento.

Dos títulos apresentados na retrospectiva, apenas dois já entraram em cartaz no Brasil: Desejo e Obsessão e Minha Terra África. Claire Denis, que já foi assistente de direção como Jim Jarmusch, Wim Wenders, Costa-Gravas e Jacques-Rivette, lançou seu primeiro filme, Chocolate, em 1988. Desde então, ficou conhecida por conciliar o lirismo do cinema francês com cenas que ressaltam a violência e a truculência contra imigrantes em seu país

Além da projeção da maioria dos filmes em 35mm, a mostra conta com duas mesas de debate com a participação de pensadores de cinema, como a cineasta Paula Gáitan, o crítico da nova geração Juliano Gomes e Denílson Lopes, da ECO-UFRJ. A diretora homenageada deve vir pela primeira vez ao Rio de Janeiro, para uma conversa em 03 de julho.

Programação

Terça 21
19h - Chocolat (Chocolate), 105'( 1988)

Quarta 22
15h - Vendredi Soir (Friday Night), 90'(2002)
17h - J'ai pas sommeil (I can't sleep / Noites sem dormir), 110' (1994)
19h10 - 35 Rhums (35 doses de Rum), 100' (2008)

Quinta 23
15 - Se'en fout la mort (No Fear, no Die), 90'(1990)
17h - Man no Run (documentário), 90' (1989)
19h - White material (Minha Terra África), 106'(2009)

Sexta 24
15h - Vers Mathilde (documentário), 84' (2004)
17h - Chocolat (Chocolate), 105'( 1988)
19h - Vendredi Soir (Friday Night), 90'(2002)

Sábado 25

15h - J'ai pas sommeil (I can't sleep / Noites sem dormir), 110' (1994)
17h10 - Se'en fout la mort (No Fear, no Die), 90'(1990)
19h - L'intrus (O Intruso), 130' (2004)

Domingo 26
15h - White Material (Minha Terra África), 106'(2009)
17h - Nénette et Boni (Nennete and Boni), 103' (1996)
19h30 - debate - Juliano Gomes, Paula Gaitán e Denílson Lopes

Na segunda-feira, 27, a programação acontece na Maison de France
18h - Beau Travail (Bom Trabalho), 93' (1999)
20h - J'ai pas sommeil (I can't sleep / Noites sem dormir), 110' (1994)

Terça 28
15h - Jacques Rivette - Le Veilleuer (documentário), 125' (1990)
17h20 - Man no Run (documentário), 90' (1989)
19h - Vers Mathilde (documentário), 84' (2004)

Quarta 29
15h - Us go home, 58'(1994)
17h - 35 Rhums (35 doses de Rum), 100' (2008)
19h - Beau Travail (Bom Trabalho), 93' (1999)

Quinta 30
15h - Vers Nancy/ Nice very Nice/ Pour Ushari Ahmed Mahmoud, Soudan / La Robe À Cerceau / Le Quinze Mai/ A Propos D'Une Declaration/ Keep it for yourself (em aberto), 11 ' (2002) / 10' (1995) / 4' (1991)/ 24' (1992)/ 10' (1969)/ 2' (1996)/ 40' (1991)
17h - Jacques Rivette - Le Veilleuer (documentário), 125' (1990)
19h20 - Trouble every day (Desejo e Obsessão), 101'(2001)

Sexta 01
15h - J'ai pas sommeil (I can't sleep / Noites sem dormir), 110' (1994)
17h10 - Chocolat (Chocolate), 105'( 1988)
19h10 - L'intrus (O Intruso), 130' (2004)

Sábado 02
15h - Nénette et Boni (Nennete and Boni), 103' (1996)
17h - Trouble every day (Desejo e Obsessão), 101'(2001)
19h - Beau Travail (Bom Trabalho), 93' (1999)

Domingo 03
15h - Vers Nancy/ Nice very Nice/ Pour Ushari Ahmed Mahmoud, Soudan / La Robe À Cerceau / Le Quinze Mai/ A Propos D'Une Declaration/ Keep it for yourself (em aberto), 11 ' (2002) / 10' (1995) / 4' (1991)/ 24' (1992)/ 10' (1969)/ 2' (1996)/ 40' (1991)
17h - Us go home, 58'(1994)
18h10 - Conversa com Claire Denis

Seminário sobre Política Monetária e Regulação Macroprudencial no Rio de Janeiro


O Banco Central do Brasil e o G20 – Grupo dos Vinte, que congrega 20 grandes economias desenvolvidas e emergentes, sob a presidência da França em 2011 – organizam seminário internacional sobre política monetária e regulação macroprudencial. O evento será realizado no Rio de Janeiro na quinta (30) e sexta-feira (1º), e todas as discussões e apresentações serão feitas em inglês.
O seminário, intitulado Monetary Policy and Macro-Prudential Regulation With High Level of Liquidity: New Policy Challenges for Macro and Financial Stability in Emerging Markets, será fechado à imprensa, a exceção de algumas atividades.

O evento acontecerá no Hotel Sofitel Copacabana (Avenida Atlântica, 4240, Copacabana , Rio de Janeiro).


Programação
G20 Seminar
June 30-July 1, 2011, Rio de Janeiro – Brazil
Monetary Policy and Macro-Prudential Regulation With High Level of Liquidity: New Policy Challenges for Macro and Financial Stability in Emerging Markets
Draft Program as of June 16th 2011 – All names confirmed, except names with (*)
Sponsored by: Reinventing Bretton Woods Committee, The Inter-American Development Bank (IADB) and The World Bank
June 30, Thursday
Registration (14:00 – 15:00)
Opening (15:00 – 15:30) – Guido Mantega – Ministry of Finance – Brazil (*)
Alexandre Tombini – Central Bank of Brazil (*)
Jean-Pierre Landau – Central Bank of France
Session 1 (15:30 – 17:30) – How should monetary policy and prudential regulation be used in order to ensure macroeconomic and financial stability?
Chair: Jean-Pierre Landau – Central Bank of France
Presenters:
Diego Rodriguez-Palenzuela – ECB
Frederic S. Mishkin – Columbia University
Discussants:
Rakesh Mohan – Yale University
Beny Parnes – BBM
Joaquim Levy – Bradesco Asset Management
• Is it possible for policy-makers to ensure both price and financial stability? What are the policy instruments available to reduce the pro-cyclicality of the financial system while controlling inflation?
• What are the responses of the current modeling exercises of trade-offs between price and financial stability?
• What has the 2007-08 global financial crisis brought into this recurrent debate?
Discussion with G20 Deputies and participants
Roundtable (17:30 – 18:30) – Do we know how to prevent financial bubbles, should we try and if so when and how?
Moderator: TBD
Panelists:
Claudio Borio – BIS
Frederic S. Mishkin – Columbia University
Michael Dooley – UCSC
Discussion with G20 Deputies and participants
Keynote Speech (18:40): Alan Blinder – Princeton University
July 1st, Friday
Session 2 (09:00 – 10:50) – How should financial stability be defined and measured?
Chair: Carlos Márcio Bicalho Cozendey – Ministry of Finance – Brazil
Presenters:
Stijn Claessens – IMF
Joshua Aizenman – UCSC
Octavio de Barros – Bradesco
Discussants:
Jae Chun Kim – Bank of Korea
Dimitri Demekas - IMF
Maria Helena Santana – CVM
Bernard Appy – BMF-BOVESPA
Carlos Kawall – Safra
• What are the various indicators that can define and/or be associated with financial stability and/or instability? (e.g., rapid credit growth beyond past historical trend; stock market developments; rapid asset price growth).
• What indicators should we observe and monitor closely given local market characteristics of financial stability?
• Should financial stability be an explicit objective or merely a concern for central banks?
Discussion with G20 Deputies and participants
Coffee Break (10:50 – 11:10)
Session 3 (11:10 – 13:00) – Should we define new rules for central banks to react to financial instability?
Chair: Mahmoud Mohieldin – World Bank
Presenters:
Pierre-Richard Agénor – University of Manchester
Pier Carlo Padoan – OECD
Claudio Borio – BIS
Discussants:
Manuel Ramos Francia – Central Bank of Mexico
Ilan Goldfajn – Itaú-Unibanco
Eduardo Loyo – BTG Pactual
Samuel Pessoa – FGV/RJ
• Should we aim at designing a rule-based approach to combine monetary policy and prudential regulation?
• How can we best define credit growth gaps? Are they useful to assess financial stability?
• Should flexible inflation targeting (FIT) be adapted to take into account the role for financial conditions in the transmission mechanism?
• What has the 2008-09 global financial crisis brought into this recurrent debate?
Discussion with G20 Deputies and participants
Lunch (13:00 – 14:30) – Keynote speaker: Armínio Fraga – Gávea Investment
Session 4 (14:45 - 16:45) – Emerging Markets (EMEs) experiences with the New Policy Challenges for Macro and Financial Stability in Emerging Markets
Chair: Benoît Coeuré – Ministry for the Economy, Industry and Employment – France
Presenters:
Carlos Hamilton Vasconcelos – Central Bank of Brazil
Karim El-Aynaoui – Central Bank of Morroco
David Vegara – IMF
Eduardo Fernandez-Arias – IADB
Ramon Moreno – BIS
Andre Loes– HSBC
• How can EMEs address the problems posed by excessive credit growth and asset price bubbles? What can be the combination of policy instruments that is most efficient?
• Are these issues applicable only to advanced economies and EMEs and how can we address them in low income countries?
• What policy instruments have they been using and which are the most efficient ones?
• How do country differences–exchange rate regime, degree of international financial integration, institutional development–matter?
• Should it be combined with monetary policy, i.e., reside at the central bank? Or would it be better located at the micro-prudential supervisory agencies?
Discussion with G20 Deputies and participants with lead speakers
R. Gopalan – Ministry of Finance – India
Sergio Chodos – BCRA
Wrap-Up Session (16:50 – 18:10) – Can Credit Expansion Happen Without Periodic Financial Crises?
Moderator: TBD
Panelists:
Alan Blinder – Princeton University
Pierre-Richard Agénor – University of Manchester
Otaviano Canuto – World Bank
Murilo Portugal – FEBRABAN
Closing Speech (18:10 – 18:40) – Luiz Awazu Pereira da Silva – Central Bank of Brazil