FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Décimo Quarto Congresso Mundial de Patologia Cervical e Coloscopia

Congresso Mundial de Colposcopia e Patologia Cervical Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres no mundo. As pesquisas indicam ainda que o papilomavírus humano (HPV) é uma das principais causas da doença. Diante desses temas, cerca de mil médicos, especialistas e pesquisadores nacionais e internacionais estarão reunidos no Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 7 de julho, para a 14ª edição do Congresso Mundial de Colposcopia e Patologia Cervical.
Serão mais de 50 simpósios, mesas redondas e conferências, debatendo, entre outros assuntos, as novas evidências científicas sobre a infecção pelo HPV, o combate ao câncer e as lesões precursoras do câncer do colo do útero.

Promovido pela Federação Internacional de Patologia Cervical e Colposcopia (IFCPC) e pela Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC), o congresso trará ao Brasil médicos renomados internacionalmente, promovendo a troca de práticas, técnicas, experiências e pesquisas recém-lançadas em diferentes países. “No congresso, os profissionais terão a oportunidade de ter contato com novas evidências científicas e confrontá-las com as práticas vigentes, além de debater com especialistas de prestígio, nacionais e estrangeiros”, afirma Paula Maldonado, presidente do congresso e da ABPTGIC.

Entre os palestrantes desta edição, estará o médico espanhol Xavier Bosch, chefe do programa de pesquisa e epidemiologia do Câncer, do Instituto Catalão de Oncologia (ICO) e diretor executivo para HPV e câncer do colo do útero do centro de informação da OMS. Ele vai apresentar um estudo sobre a distribuição geográfica da prevalência do HPV no mundo. Já a médica americana Anna-Barbara Moscicki, professora da Universidade da Califórnia, trará ao Brasil resultados de sua pesquisa sobre a infecção por HPV na adolescente e mulher jovem. Considerado referência mundial em procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos para prevenção do câncer do colo do útero, o irlandês Walter Prendiville abordará a conização eletrocirúrgica diatérmica na doença microinvasiva.

Com novos dados e estudos, os especialistas destacarão temas como a polêmica da vacina contra o HPV em mesas-redondas e conferências: “Monitoramento e impacto da vacinação contra HPV”, “Vacinas contra HPV: Situação atual e futuro” e “Vacinas contra HPV”. As inovações em testes de DNA-HPV também serão discutidas como em “Testagem DNA-HPV e marcadores biológicos de evolução: tipos e aplicação clínica”. Diante das crescentes evidências de que o HPV é fator relevante para outros tipos de câncer (ânus, vulva, vagina, pênis, cabeça e pescoço), médicos discutirão pesquisas recentes sobre o assunto no simpósio “HPV – Grupos Especiais”. As demais doenças do trato genital inferior serão abordadas em “Vaginites e vaginoses”.

A programação geral do Congresso Mundial de Colposcopia e Patologia Cervical pode ser acessada no endereço: www.colposcopy2011.com.br.