FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 10 de julho de 2011

Exposição Arthur Bispo do Rosário: O Artista do Rio

CAIXA Cultural Rio mostra os fios da história de um grande artista

Exposição “Arthur Bispo do Rosário” apresenta 160 obras do “Artista do Fio” pela primeira vez no Rio de Janeiro
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 05 de julho a 14 de agosto, a exposição “Arthur Bispo do Rosário: o Artista do Fio”, com a exibição de um conjunto de 160 obras denominadas ORFA’s (Objeto Recoberto por Fio Azul). As obras foram selecionadas pelo curador Wilson Lazaro, a partir de um conjunto inicial de 283, disponibilizadas pelo Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (RJ). Esta é a primeira vez que esse conjunto de obras será exibido ao público, no Rio de Janeiro.

Os objetos criados por Arthur Bispo do Rosário foram “encapsulados” com linha azul, obtida a partir do desfiar das suas próprias roupas e dos internos da Colônia Juliano Moreira. São objetos musicais, de arquitetura e do cotidiano. Pandeiros, facas e até um batedor de ovos foram recriados, como uma grande maquete, e guardados em um baú.
“Ele é um criador, se apropriou de objetos do cotidiano e deu um novo sentido plástico a eles, transformando-os em esculturas de linhas e formas”, explica Lázaro. “Ele não revestia, criava novos modelos. É um deus da criação. O próprio nome da exposição resume muito. É um artista do fio, que influenciou diversos artistas”, completa o curador.
Bispo do Rosário não deu nome a nenhuma de suas obras, nem data ou assinatura. A escolha dos nomes aconteceu durante a catalogação do conjunto das obras, para a abertura do processo de tombamento, junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC). O processo contabilizou 804 trabalhos que, hoje, fazem parte da coleção do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea.

Arthur Bispo do Rosário:
Nasceu em Japaratuba (SE), em 1909. Foi internado, em 1939, na Colônia Juliano Moreira (antiga denominação do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira), no bairro da Taquara, zona oeste do Rio de Janeiro. Durante o período de sua internação, no hospital psiquiátrico, alternou com períodos fora da instituição, e se entregou ao processo de criação artística por 50 anos. Na instituição, permaneceu até a sua morte em 1989.
A obra de Bispo do Rosário engloba movimentos e tendências distintos na arte do Século XX. Para os especialistas, as condições de vida e de trabalho do artista sugerem a ideia de uma grande instalação, em que suas obras estão inseridas num conjunto, e muitas delas não teriam existência individualizada.
Seus trabalhos foram exibidos ao público, pela primeira vez, em 1982, numa coletiva, no Museu de Arte Moderna (MAM-RJ). Em 1989, foi inaugurada a primeira mostra individual em sua homenagem, no Parque Laje (RJ). Em 1993, já após sua morte, uma grande retrospectiva de Arthur Bispo do Rosário aconteceu no MAM-RJ. Até que, em 1995, veio a consagração internacional, na 46ª Bienal de Veneza.
Atualmente, seu trabalho está sendo exibido em uma mostra, no Instituto Valenciano de Arte Moderna, em Valência (Espanha). Em setembro, o artista terá uma sala especial na Bienal de Lyon (França) e, em outubro, ganha uma exposição individual na Europalia, em Bruxelas (Bélgica).
SERVIÇO:
Exposição Arthur Bispo do Rosário: O Artista do Fio
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 2544-4080
Abertura: 04 de julho de 2011, às 19h (para convidados e imprensa)
Visitação: 05 de julho a 14 de agosto de 2011
Horários: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 21h
Entrada franca
Classificação: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa da CAIXA Cultural www.caixa.gov.br/caixacultural